As atualizações permitem deixar a Uappi cada vez mais útil e prática, com recursos inteligentes que possibilitam diversas estratégias de venda.
Pensando nisso, foram desenvolvidos novos recursos e melhorias em funcionalidades já existentes na plataforma.
Continue lendo para entender tudo que mudou!
Agendamento de preços
Horário recorrente de aplicação
No agendamento de preço havia apenas a opção de configurar uma data inicial e final e o horário inicial e final. Assim, ao definir uma data e horário inicial, o agendamento valerá até a data e horário final.
Com iss, não era possível configurar o agendamento para apenas alguns dias da semana ou diferentes horários em cada dia.
Sendo assim, a equipe de desenvolvimento da Uappi adicionou a possibilidade de cadastro para cada dia do agendamento, contemplando promoção, cupom e todos os segmentos que seguem algum tipo de agendamento.
Com esse novo fluxo de configuração, temos novas possibilidades!
Configuração sem fim determinado
Estabelece um prazo mais longo para o agendamento, assim como um horário específico para a vigência do que foi agendando ou promoção.
É possível definir, por exemplo, que toda segunda-feira às 19:00h o preço do produto passará de R$ 50,00 para R$ 25,00. Dessa forma, até a inativação do agendamento manualmente, todas as segundas no mesmo horário, o preço sofrerá alteração.
Configuração com prazo corrido
O padrão que já existia continua válido, com a configuração de prazo do início e fim, seguindo o mesmo valor por todo o período.
Configuração de prazo fracionado
Realize a configuração de horários e dias fracionados. Esse tipo de configuração permite a criação de horários de agendamento diferentes durante um dia ou alguns dias.
Com essa novidade, o usuário tem mais controle para estabelecer o agendamento da forma que mais atenda suas necessidades.
Pagamento personalizado — Juros e parcelamento
A Uappi disponibilizou nesta atualização uma forma de configurar parcelas com juros nos pagamentos personalizados. Junto a isso, também foi adicionada a seleção de parcelas no checkout e no pagamento por e-mail.
Promoções
Acumular promoções para tipos diferentes — Frete e Produto
As promoções na plataforma eram restritas, oferecendo apenas uma promoção no carrinho de forma independente. O objetivo deste desenvolvimento foi proporcionar aos clientes a capacidade de desfrutar simultaneamente de promoções para frete e produto.
Caso as promoções sejam de tipos diferentes, agora é permitida a acumulação dos benefícios. Isso resultará na concessão de desconto no produto juntamente com frete grátis, eliminando a necessidade do cliente recorrer à tabela de frete.
Exemplo de configurações:
- promoção A: desconto de 5% para compras acima de R$ 200,00.
- promoção B: frete grátis para compras acima de R$ 250,00.
- promoção C: desconto de 10% para compras acima de R$ 350,00.
Dessa forma, as promoções A e C podem estar ativas simultaneamente, visto que segmentamos a promoção A para funcionar no intervalo de 0 a R$ 349,99 e a promoção C apenas para compras acima de R$ 350,00.
É importante notar que, caso a promoção B esteja ativa, o módulo de promoções operará apenas até compras no valor de R$ 249,99.
Ao atingir o limite da promoção B, o módulo deixará de exibir quaisquer promoções adicionais no carrinho, desativando assim todas as outras promoções.
Este comportamento garante uma aplicação lógica e transparente das promoções, evitando conflitos.
Programa de afiliados
Cadastro de afiliado
O desenvolvimento do “Programa de afiliados” se iniciou a partir desta atualização, seguindo com mais etapas nos próximos meses.
Na etapa atual, passou a ser permitida a criação de um usuário que seja um afiliado da loja, adicionando também a possibilidade de novas informações serem atreladas ao cadastro de um usuário.
As informações adicionais podem ser adicionadas por meio de um app.
Multiestoque v2
API / Checkout
Esta atualização teve como objetivo finalizar a adaptação do método de agrupamento implementado na API para a estrutura existente no checkout e iniciar o desenvolvimento da parte visual do agrupamento e seleção de cotação de frete.
Com isso, os seguintes cenários foram desenvolvidos:
- divisão do valor de frete entre os itens;
- tratamento de diferenças de dízimas periódicas;
- segmentação por canal de venda;
- remoção do cálculo individual, sempre tratando o carrinho na totalidade;
- tratamento de produto indisponíveis;
- gravação de logs de cálculo de frete da API;
A implementação do novo resumo do checkout e da pop-up de seleção de entrega será realizada na próxima atualização, pois ainda faltam detalhes visuais.
Correção
Endereço de faturamento
A forma de cadastro de endereço de entrega e de faturamento estava gerando erro no momento da confirmação do pedido, devido à página ser recarregada após a confirmação da negociação.
O endereço de faturamento acabava sendo considerado, e dessa forma havia o erro no momento da entrega.
Com isso, foi preciso tratar problemas ligados à sessão do cliente. Sendo assim, agora os cenários abaixo foram corrigidos:
- ao atualizar a página com diferentes endereços definidos ele retornava para o endereço principal;
- ao clicar mais de uma vez no endereço de entrega com o box do faturamento ativo, ele alterava também o endereço do faturamento.
Exclusivo para B2B2C
Os desenvolvimentos a seguir são destinados às lojas que operam com o modelo de negócio B2B2C.
Checkout — Editar dados do cliente
Para vendas intermediadas deve ser possível realizar a alteração de dados do cliente final, uma vezes que pode haver números de telefone cadastrados incorretamente, ou alguma alteração no e-mail do cliente.
Dessa forma, é necessário permitir essa alteração no checkout e também realizar a inclusão do histórico do cliente de quem realizou essa alteração, deixando registrado se a alteração foi feita pelo próprio cliente ou por algum intermediador.
Ao clicar para realizar as alterações necessárias, uma pop-up é exibida para preenchimento das informações corretas.
Histórico do cliente informando quem realizou a alteração:
Área restrita intermediador — novo menu para listagem de clientes
No B2B2C, existem dois tipos de cliente: o intermediador e o consumidor. O intermediador, na maioria das vezes, realiza compras para um consumidor, que é a chamada venda intermediada.
Esses pedidos podem ser implantados para uma pessoa que já é cliente da loja ou para um novo consumidor, que será cadastrado na criação do pedido.
Durante a implantação do pedido, o intermediador tem acesso a alguns dados do consumidor, principalmente quando é um novo cliente, já que é necessário fornecer as informações para realizar o cadastro.
Após a criação do pedido, o intermediador também possui acesso a alguns desses dados através do detalhe do pedido da área restrita, o que lhe permite voltar a essa página e consultar as informações sempre que desejar.
O problema é que, com exceção desses momentos citados, não havia outra forma de encontrar facilmente os dados desses clientes. Se o intermediador precisasse acessar os dados de um cliente, era necessário buscar por algum pedido já realizado para ele.
A equipe de desenvolvimento da Uappi visou nesta atualização oferecer ao intermediador um meio de acesso aos dados de consumidores que tiveram pedidos implantados por ele.
Para isso, foi criada uma listagem em “Minha conta” para exibir os dados dos consumidores que possuem ao menos um pedido com o intermediador.
Essa listagem é de acesso exclusivo do B2B2C, logo, qualquer outro modelo de negócio não tem acesso ao novo menu e a nova listagem.
Bloqueio de desconto e Reserva técnica
Ocorreu nesta atualização um reajuste de regras para bloqueio de desconto e reserva técnica, considerando desconto possível dos pagamentos à vista.
Em relação ao bloqueio do tipo variação de preço, os seguintes cenários estavam ocorrendo:
- pedidos estavam sendo bloqueados mesmo quando o desconto possível e a RT eram suficientes para suprir o desconto negociado;
- os pedidos bloqueados estavam sendo atribuídos a alçadas erradas, devido à utilização do desconto negociado como parâmetro ao invés do desconto aplicado.
Em relação ao bloqueio de reserva técnica, o problema era que:
- na Uappi qualquer aumento realizado manualmente na RT fazia o pedido ser bloqueado.
Porém, se após uma mudança automática, o usuário voltar manualmente a RT para o percentual padrão (5%), o pedido não deverá ser bloqueado.
Recalcular comissão considerando subtotal + juros
Com este desenvolvimento, a equipe da Uappi passou a calcular a RT final considerando o subtotal do pedido, incluindo os juros de meios de pagamento com parcelamento.
Impressão de pedido — Personalização topo e rodapé via intermediador
Existia a necessidade de permitir a personalização de alguns recursos utilizados na comunicação entre intermediador e consumidor. Para que, com isso, possam ser adicionadas informações e identidade visual da empresa do intermediador.
Com isso, a Uappi criou um recurso que permite o intermediador personalizar o topo e o rodapé do orçamento.
No entanto, além do orçamento, foi necessário permitir a personalização de topo e rodapé da impressão de pedidos.
Considerando a necessidade indicada, o recurso de personalização será utilizado para as duas finalidades: orçamento e impressão de pedidos.
Dessa forma, bastará personalizar uma única vez o topo e o rodapé, para que tanto o orçamento quanto a impressão de pedidos sejam gerados com os mesmo elementos visuais.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!