1. Home
  2. Atualizações
  3. Melhorias no frete e implementação de novos recursos | 09/08/2024

Melhorias no frete e implementação de novos recursos | 09/08/2024

As atualizações constantes na plataforma da Uappi permitem melhorar a usabilidade da plataforma e inserir novas funcionalidades. Assim, também há a correção de erros identificados no painel.

Continue lendo para entender tudo que mudou!

Cálculo de frete — API

Travas para o retira em loja

Com esta melhoria, os pontos de retirada passaram a limitar a quantidade de itens ou peso dos itens, assim, não é possível exceder esse limite no momento de retirar o pedido.

Essa trava de limite de quantidade de itens e peso está presente no ponto de retirada.

Importante: é considerado sempre o peso/quantidade por entrega, então caso o mesmo retira apareça em mais de uma entrega, o peso de cada entrega será considerado separadamente e nunca somado.

Retira em loja por canal de vendas

Outra implementação no Retira em loja realizada pela equipe de desenvolvimento é que passou a ser permitido o vínculo do ponto de retirada com canal e há uma validação desse vínculo no momento de montar as opções de entrega.

Assim, caso necessário, é possível cadastrar o mesmo retira mais de uma vez e fazer com que o preço varie em cada um dos canais ao qual ele foi vinculado.

Esse desenvolvimento será contemplado apenas no novo cálculo de frete via API. O cálculo de frete padrão não permitirá segmentar o retira por canal.

Mais opções de peso para definir o retira em loja

Além de validar a quantidade de itens e o peso cubado, também foi desenvolvida melhoria para possibilitar que o usuário defina no retira que o peso a ser considerado será o peso bruto dos itens ou o maior peso entre o cubado e o bruto.

Rateio do valor do frete por item

A regra de rateio de frete foi ajustada nesta atualização para calcular o custo do frete dos produtos com base na proporção do preço de cada produto em relação ao subtotal da entrega.

Assim, esse desenvolvimento atende completamente às lojas que necessitam da funcionalidade.

Retornar frete fixo (Promoções)

O frete promocional gerado pelo tipo de promoção frete fixo ainda não tinha sido adaptado para o novo cálculo de frete via API.

 Portanto, ainda que a promoção estivesse ativa e configurada corretamente, o frete promocional não era retornado como opção de envio no cálculo de frete.

Sendo assim, a equipe de desenvolvimento da Uappi passou a disponibilizar o frete fixo no cálculo de frete via API, condicionando sua aplicação às entregas geradas pelo carrinho.

Outro desenvolvimento relacionado à promoção de frete fixo também foi finalizado nesta atualização. 

Para garantir que o frete promocional (promoção de frete fixo) seja oferecido ao cliente apenas se as segmentações e regras da promoção forem cumpridas, será realizada uma revalidação da promoção no checkout.

Assim, haverá uma validação das informações da promoção que não puderam ser validadas pela API de cálculo de frete.

Promoção de frete — Aplicar desconto somente nos produtos segmentados

Em promoções de frete (valor ou percentual de desconto), as segmentações de produtos não tinham a função de restringir a aplicação do desconto ao frete dos produtos segmentados. 

Ao invés disso, elas limitavam a disponibilidade do desconto no carrinho, ou seja, o desconto promocional só era liberado se pelo menos um produto da cesta estivesse de acordo com as segmentações e as regras da promoção.

Esse cenário era um problema, pois o desconto seria aplicado ao valor total do carrinho, de modo que toda a cesta é beneficiada devido a um ou alguns produtos. 

Assim, para lojas que utilizam promoções de frete segmentadas por categoria, marca ou qualquer outra segmentação de produto, esse comportamento era prejudicial, por diminuir a margem de desconto.

Sendo assim, as regras de negócio das segmentações de produtos em promoções de frete foram adaptadas, de modo que o desconto promocional passa calculado com base nos produtos segmentados, e não mais em todo o carrinho de compras.

Segmentar produtos tipo serviço (limpeza) por faixa de CEP

Os seguintes cenários e suas correções foram tratados nesta atualização:

  • os produtos do tipo serviço, após calcular uma vez o frete, tinham os armazéns ignorados ao resetar. 

Dessa forma, esses tipos de produto não caiam nas validações de exclusão do carrinho, podendo assim comprá-los sem estoque, ou em CEPs que ele não era segmentado;

  • agora o checkout volta para o carrinho caso não haja nenhum produto válido;
  • foram adicionadas mensagens de retirada de produtos do carrinho no carrinho, quando os mesmos eram retirados automaticamente na hora de calcular o frete.

E-goi — Integração por canal de vendas

Para atender a necessidade de ativar a integração com E-goi em um ou mais canais específicos, foi realizado um ajuste na integração atual.

Assim, a integração passará a respeitar canais de venda, e com isso, será possível ativar/inativar a integração em canais específicos. Além disso, o canal de origem dos pedidos e clientes será mantido para envio à E-goi.

Gestão de atendimento — Módulo SAC painel

Todos os recursos desenvolvidos até agora para o SAC haviam sido exclusivamente implementados na API v2. Para mais lojas utilizarem essa ferramenta, foi necessário desenvolver a funcionalidade correspondente para o painel administrativo da plataforma.

Diante disso, o módulo de SAC foi implementado no painel para disponibilizar aos usuários os atendimentos existentes e oferecer recursos que os permitam visualizar, atualizar, enviar mensagens e finalizar um atendimento.

Conversor de preço — Pós-venda e XML

Para assegurar a consistência na comunicação iniciada no checkout, tanto o preço unitário quanto a quantidade dos produtos foram ajustados para os valores convertidos em todas as páginas e e-mails de pós-venda acessíveis pelo consumidor.

Esse tratamento do preço do produto e a quantidade foi feito nas páginas e nos e-mails do pós-venda, para exibir os valores conforme o conversor vinculado ao item.

Um dos requisitos relacionados ao conversor de preço é utilizar o valor calculado por esse recurso como o preço do produto nos canais de mídias pagas

Anteriormente, essas plataformas eram alimentadas por feeds em XML, onde todos os atributos de preço são derivados do preço POR do produto.

Para solucionar isso, foram adicionados novos atributos na estrutura do XML que indiquem o fator de conversão e a medida base do preço unitário (m²).

Exclusivo para B2B2C

Os desenvolvimentos a seguir podem ser usados exclusivamente para lojas com o modelo de negócio B2B2C.

Segmentação de pagamentos personalizados por cliente

A equipe de desenvolvimento da Uappi passou a permitir a segmentação de pagamentos personalizados por cliente. 

No cadastro do usuário foi adicionado um novo recurso para adição dos pagamentos personalizados, onde que serão enviados apenas os ids do pagamento personalizado que deseja ao cliente.

Impressão de pedido, e-mail e orçamento 

Valores da negociação e variáveis de pagamento

Como o layout da impressão de pedido chega até o cliente final, foi necessário adicionar uma configuração para o lojista decidir se os valores da negociação do tipo acréscimo devem aparecer ou não.

A configuração foi implementada em um app, que permite ao lojista escolher se quer que apareça os valores da negociação do tipo acréscimo ou não, ajustar variáveis de pagamento e tratar os campos de valores da lista e conjunto.

Além disso, também foram ajustadas as variáveis de pagamento no layout de impressão de pedido, assim como a formatação de preço dos valores das listas de compras e conjunto.

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 11 de setembro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA