Os recursos existentes no painel passam por aprimoramentos, além de serem desenvolvidas novas funcionalidades. Nesta atualização, os módulos de “Clientes”, brindes e o cadastro de produtos contam com novidades.
Continue lendo para entender essas e outras mudanças!
Clientes
Filtros avançados
O cadastro de clientes da Uappi possui diversas informações que permitem categorizar os clientes. Porém, pela falta de opções de filtro, era difícil realizar uma busca refinada, obtendo somente os clientes com determinadas características.
Sendo assim foram implementados os filtros avançados no módulo de “Clientes”. Assim é possível fazer combinações diversas de filtros e obter resultados mais precisos.
Opções de filtros:
- clientes que sejam:
- consumidores;
- intermediadores;
- revendedores;
- pessoa física;
- pessoa jurídica:
- isento;
- contribuinte;
- não contribuinte.
- clientes que possuam vínculo com:
- representante;
- grupo de revendedores;
- UF (endereço principal).
Importante:
- o filtro Representante é exibido somente quando a hierarquia de usuários estiver ativa;
- o filtro Representante segue a hierarquia de usuários, ou seja, há uma validação para definir quais opções serão exibidas.
Informações adicionais de clientes — pessoa física com inscrição estadual
Em alguns cadastros de pessoa física é necessário o cadastro da Inscrição Estadual, porém, essa forma de cadastro não era apresentada no painel. Visando possibilitar esse cadastro quando necessário aplicamos uma melhoria no cadastro de PF (Pessoa Física).
Na configuração de cadastro de cliente agora há a possibilidade de criar os dados adicionais de forma numérica, podendo ser segmentada por PF, PJ ou apresentado a ambos.
Dessa forma, se faz possível solicitar a informação de I.S quando necessário e também qualquer outro tipo de informação numérica necessária.
Cadastro de produto — Importação por planilha
Foram aplicadas diversas melhorias, como trava de caracteres especiais e campos obrigatórios. Também passou pela criação de atributos únicos e simples via planilha.
Com isso, as seguintes mudanças foram aplicadas:
- tornar livre o cadastro de caracteres especiais nas descrições, seguindo com a trava apenas nos campos de SKU;
- apenas os campos SKU, NOME, PREÇO DE, PREÇO POR, CATEGORIA e MARCA como obrigatórios, os demais são opcionais;
- nova coluna NOME DO ATRIBUTO ÚNICO, caso não haja esse atributo criado, será criado o atributo único com o nome cadastrado;
- nova coluna VALOR DO ATRIBUTO ÚNICO e vincular o valor mencionado ao atributo único referente na planilha;
- nova coluna NOME DO ATRIBUTO SIMPLES, caso não haja esse atributo criado, será criado o atributo único com o nome cadastrado;
- nova coluna VALOR DO ATRIBUTO SIMPLES e vincular o valor mencionado ao atributo único referente na planilha.
Brinde por canal de venda
Nesta atualização passou a ser possível realizar a segmentação de brindes por canal de venda, para contemplar cenários de produtos que são brindes em um canal, e produto de venda em outro ou todos os canais com a mesma campanha de brinde.
Atenção: para o produto ser apresentado como brinde ele deve obrigatoriamente ter vinculo com o canal que irá oferecer essa opção.
Nova configuração para Status
A equipe de desenvolvimento da Uappi implementou uma nova configuração, que possibilita a trava do retorno de status, seguindo o seguinte fluxo: “Aguardando pagamento” > “Pago” > “Faturado” > “Enviado” > “Entregue”.
Com a configuração ativa não será possível o retorno do status, uma vez que atualizado para um maior. Portanto, ao receber uma atualização de Faturado em um pedido com status Enviado ou Entregue não haverá alteração no status do pedido.
Com a configuração inativa, as alterações de status podem ser realizadas independente do fluxo dos status, podendo receber atualizações que avancem ou regridam os status, seguindo o fluxo de atualização estabelecido.
Sistema de pontos
Gerenciamento de pontos por planilha
A Uappi possui alguns recursos que permitem à loja creditar, debitar e atualizar a quantidade de pontos dos clientes. É possível realizar essas alterações através da API e do painel.
Pela API é permitido fazer diferentes tipos de transação para mais de um cliente na mesma requisição, enquanto, pelo painel, era necessário acessar cliente por cliente e realizar uma transação por vez.
A usabilidade do painel se tornou um problema quando uma das lojas Uappi começou a utilizar o saldo em pontos para bonificar seus clientes mais engajados. Nessa ação, a loja credita uma determinada quantidade de pontos para os clientes que atingem os objetivos estabelecidos.
Hoje, por não ter uma maneira de creditar esses pontos massivamente, os usuários da loja precisavam acessar o cadastro de cada cliente e realizar a transação, tornando o processo muito custoso.
Sendo assim, foi necessário desenvolver a importação por planilha para a atualização massiva dos pontos e disponibilizar essa importação no módulo de clientes.
Detalhes:
- CPF/CNPJ e código cliente serão as informações aceitas para identificar o cliente. Deve ser obrigatório preencher ao menos um desses campos;
- opções de operação: crédito, débito e atualização;
- quantidade de pontos: valor da transação;
- canal de venda: id do canal de venda.
Desconto à vista
Quando o saldo de pontos é utilizado como forma de pagamento, o montante pago com pontos, não recebia desconto à vista. Ainda que o saldo seja utilizado para pagar todo o pedido, o desconto à vista não era aplicado.
Além disso, em pedidos com pagamento parcial o desconto à vista também não era aplicado no valor total da compra, apenas no que foi pago com a forma de pagamento à vista.
A solução encontrada para esse cenário visa dar autonomia à loja, para o administrador escolher se irá ou não considerar o pagamento com saldo* para calcular o desconto à vista.
*contemplando todas as funcionalidades que geram saldo, como vouchers, sistema de pontos e gift card.
1. Se o saldo for considerado para calcular o desconto à vista
O desconto deve ser aplicado sobre o valor total do pedido, respeitando a condição da configuração que define se o desconto deve ser aplicado sobre o frete. Exemplo:
- Total: R$80,00
- Desconto à vista: 5%
- R$80,00 – 5% = R$76,00
- R$76,00 é o valor disponível para ser dividido entre o saldo de pontos e o pagamento à vista.
Importante: quando o saldo de pontos for combinado com um pagamento a prazo, o desconto à vista não deve ser concedido.
2. Se o saldo não for considerado para calcular o desconto à vista
O desconto à vista deve ser aplicado somente sobre o montante pago com o pagamento à vista, ignorando a quantia paga com o saldo de pontos. Exemplo:
- Total: R$80,00
- Desconto à vista: 5%
- Valor pago com pontos: R$50,00
- R$80,00 – R$50,00 = R$30,00
- R$30,00 – 5% = R$28,50
- R$28,50 é o valor disponível para ser pago com a forma de pagamento à vista.
Em etapas futuras é previsto:
- melhorar a comunicação do desconto no checkout;
- disponibilizar novas configurações relacionadas a saldo + desconto à vista.
API Front — Disponibilidade por armazém
Em lojas multi estoque, a disponibilidade de um produto está diretamente atrelada aos armazéns que atendem a faixa de CEP do endereço requisitado.
Por meio da prioridade de armazéns, é possível definir quais centros de distribuição atendem cada faixa de CEP, além de ordená-los por prioridade, sendo o primeiro com maior prioridade e o último, menor.
Cada loja é responsável por estabelecer os critérios que serão utilizados para configurar a prioridade de armazéns.
Para algumas, é viável que todos os armazéns atendam todas as faixas de CEP, enquanto, para outras, existem armazéns para atender regiões específicas.
Problema
Numa loja multi estoque, o cliente recebia a confirmação de que o produto possui ou não estoque disponível para o seu endereço somente ao acessar o checkout. Na prática, funciona da seguinte forma:
- se o produto possui estoque total disponível, independentemente do armazém onde esse estoque esteja, o produto era disponibilizado em todas as listagens possíveis do site, estimulando a ideia de que é possível comprar aquele item sem nenhuma restrição;
- a maioria das lojas permite cotar o frete através do detalhe do produto ou do carrinho lateral. Essa cotação não possui uma validação para verificar o estoque disponível entre os armazéns válidos daquela faixa de CEP.
Logo, se existir alguma tabela de frete ou integração configurada para atender o CEP requisitado, a cotação de frete irá retornar resultados ao cliente, o que gerará um segundo feedback positivo para prosseguir com a compra;
- quando o cliente avança para o checkout, a validação ocorre, então, se o produto não tiver estoque disponível em nenhum armazém que atenda a região do endereço do cliente, o checkout informará que o produto está indisponível.
O objetivo desse desenvolvimento foi disponibilizar na API Front a ordem para exibir os produtos conforme as regras de armazém.
Assim, o cliente poderá colocar na home a opção para o consumidor colocar o CEP e a ordenação de todas as listagens de produto já apresentadas na ordem por armazém.
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