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Entenda como configurar o Google Analytics, Google Tag Manager, Ads e Google Merchant Center

Como fazer o setup de GA4 e GTM na Uappi?

Esta é a configuração inicial feita para que sua loja tenha o rastreamento e integração com ferramentas essenciais de marketing e análise, como:

  • Google Analytics (GA4)
  • Google Tag Manager (GTM)
  • Google Ads
  • Google Merchant Center

Essas configurações são fundamentais para medir o desempenho da sua loja, acompanhar o comportamento dos usuários, configurar campanhas no Google Ads no futuro e garantir que tudo esteja pronto desde o go-live.

Cenários de Setup

Existem dois tipos de setup possíveis, como exemplificado abaixo.

Setup do zero

Feito quando o cliente ainda não possui e-commerce ativo.

Neste caso, a Uappi realiza toda a criação e configuração inicial das contas necessárias no Google. O lojista não precisa se preocupar com nada nesse momento.

Setup por migração

Feito quando o lojista já possui um e-commerce ativo e está migrando para a Uappi.

Aqui, é importante preservar o histórico e manter o funcionamento das ferramentas Google já utilizadas, respeitando o que já estava configurado anteriormente. 

Algumas ações serão feitas pelo time da Uappi, e outras ficam sob responsabilidade do lojista, especialmente no Google Merchant Center.

Importante: o acesso de administrador do Google Tag Manager e Analytics serão solicitados pela Uappi.

O que você (lojista) precisa fazer após a migração?

1. Verificar e reivindicar o site no Google Merchant Center

Após a migração de plataforma, o Google exige que você verifique novamente seu domínio. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o Google Merchant Center
  2. Vá em Informações comerciais > Confirmar loja online
  3. Insira a URL da sua nova loja (ex: https://uappi.com.br/)
  4. Escolha a opção Adicionar uma tag HTML ao site
  5. Copie a hash (código entre aspas) fornecida
  6. Volte à plataforma Uappi:
    • Vá em Configurações
    • Busque por Google Tag Verification
    • Insira a hash no campo “Tag de verificação” (sem espaços extras)
    • Clique em Enviar
  7. Aguarde alguns minutos
  8. Volte ao Merchant Center e clique em Verificar sua loja online.

Lembre-se: o reconhecimento da tag pode levar alguns minutos para funcionar.

2. Cadastrar e monitorar o novo XML do feed de produtos

Ao migrar para a Uappi, será gerado um novo XML com os dados dos seus produtos.

  • Você deve cadastrar esse novo XML no Google Merchant Center
  • Acompanhe a aprovação dos produtos após o envio
  • Caso algum item não seja aprovado, entre em contato com o time de implantação

🔗 Saiba como criar e entender o XML da sua loja:  o que é o XML e qual é sua utilidade na Uappi?

3. Revisar as campanhas ativas no Google Ads

A mudança de plataforma pode gerar mudanças nos produtos (IDs, títulos, descrições). Por isso:

  • Revise os grupos de fichas de produto nas campanhas de Performance Max
  • Garanta que todos os produtos importantes estejam sendo anunciados corretamente.

Importante lembrar:

Os ajustes futuros nas contas Google ficam sob a responsabilidade do lojista, ou da agência responsável pela loja.

Isso inclui:

  • alterações no feed XML;
  • gerenciamento de campanhas Google Ads;
  • atualizações nas contas do Google Analytics e Merchant Center.

O que já vem configurado pela Uappi?

Independente do tipo de setup, a Uappi cuida de:

  • ativação do Google Analytics (GA4) com eventos padrão do e-commerce;
  • configuração do Google Tag Manager (GTM) com todas as tags necessárias;
  • criação de conta no Google Ads e conversão de compra (sem anúncios);
  • criação e vinculação da conta do Google Merchant Center.

Dúvidas?

Se precisar de ajuda com a plataforma, acesse mais conteúdos na nossa Central de Ajuda.

Atualizado em 16 de maio de 2025 por Marketing Uappi

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