O que são gateways de frete?
Os gateways de frete são serviços externos integrados à Uappi que possibilitam funcionalidades como cotação de valores e prazos de entrega, rastreamento de pedidos, geração de etiquetas e atualização automática de status.
Com essas integrações, você centraliza a gestão logística da sua loja e oferece mais transparência e agilidade para os seus clientes.
Onde configurar os gateways de frete na Uappi
Todas as configurações relacionadas aos gateways de frete estão disponíveis no painel da Uappi, no seguinte caminho: Configurações > Fretes
Ao acessar essa seção, você verá uma listagem com todos os gateways disponíveis para integração.
Cada item da lista acompanha o ícone de edição (chave), onde você pode inserir as credenciais e definir as preferências de uso.
Quais gateways de frete estão disponíveis na Uappi?
Abaixo estão os principais gateways integrados à plataforma. Clique nos links para acessar o passo a passo completo de configuração de cada um:
- Como configurar a Frenet como gateway de frete
- Como configurar os Correios como gateway de frete
- Como configurar a Intelipost como gateway de frete
Além desses, outros gateways integrados com a WAPI são: Jadlog, Correios Express, BoxLink, DPD, ShipSmart, Frete Rápido, Frete Barato.
Campos comuns na configuração de gateways
A maioria dos gateways de frete apresenta campos semelhantes para preenchimento, como:
- Status: ativa ou inativa o uso do gateway
- Token / Chave de API: credencial fornecida pelo serviço externo
- Tempo adicional para fretes (dias): adiciona uma margem de segurança ao prazo informado
- Valor adicional para fretes (R$): insere uma taxa extra no valor do frete exibido
- Relação com armazéns: define quais armazéns estão vinculados a esse gateway
📌 Importante: cada gateway pode ter campos e requisitos específicos. Recomendamos acessar o conteúdo individual para garantir uma configuração completa.
Dúvidas frequentes
- Preciso de conta ativa no serviço externo para integrar o frete? Sim. Todos os gateways exigem que você tenha uma conta válida e em funcionamento com o serviço correspondente (Correios, Frenet, Intelipost, etc.).
- É possível usar mais de um gateway ao mesmo tempo? Sim. Você pode configurar múltiplos gateways de frete e definir quais serão usados por canal de venda, tipo de produto ou região.
- Consigo simular fretes antes de colocar em produção? Alguns gateways oferecem modo de homologação/teste, que permite realizar simulações antes de ir ao ar.
- O frete exibido no checkout considera prazos e valores dos gateways? Sim. O cálculo exibido para o cliente no checkout é baseado nas informações vindas diretamente da integração configurada.
Precisa de ajuda?
Se tiver dúvidas sobre o uso da plataforma, acesse nossa Central de Ajuda para mais conteúdos como este.