1. Home
  2. Configurações
  3. Como cadastro um novo frete?

Como cadastro um novo frete?

Os tipos de frete que seu e-commerce disponibiliza para o cliente é uma parte muito importante para seu negócio, um exemplo bem fácil de entender é a comparação entre PAC e Sedex, pertencem à mesma transportadora (Correios) mas são tipos de fretes diferentes. 

O cadastro de um novo tipo de frete depende de 3 (três) outros cadastros, verifique abaixo se tudo está OK, se sim, pode prosseguir.

  1. A transportadora deste frete está cadastrada? Clique aqui para ver como cadastrar.
  2. As faixas de CEP estão cadastradas? Clique aqui para ver como cadastrar.
  3. As faixas de peso estão cadastradas? Clique aqui para ver como cadastrar.

Cadastrando o novo frete

Acesse a configuração através do seguinte caminho: “Configurações” > “Fretes” > “Tabelas de frete”.

Clique em “Novo Tipo de Frete”.

Assim, será exibido um formulário solicitando as informações do novo tipo de frete. Nele, insira as informações necessárias e clique em “Enviar” para salvá-las.

Com isso, o novo frete deve aparecer na listagem exibida no módulo.

Lembre-se: após cadastrar o novo tipo de frete será preciso cadastrar as informações das tabelas.

Preenchendo as tabelas

Procure pelo frete que acabou de criar na listagem e clique no ícone de ferramenta:

Agora você está na tabela deste frete, para configurar os valores dos fretes basta preencher cada faixa de CEP. Caso uma faixa de CEP ou faixa de peso não seja atendida, basta deixar o campo em branco. 

Importante: Não preencher com ‘0’ ou “0.00” (ZERO) as faixas que não serão atendidas. As células que estiverem com valor ‘0’ ou ‘0.00’ receberão frete grátis.

Clique aqui para saber como dar frete grátis para determinadas regiões.

Após preencher as células das faixas de CEP com os valores de cada uma, clique em “Configurar prazo de entrega”. Aqui será configurado o prazo de entrega de cada faixa de CEP conforme a faixa de peso.

 Não há um botão “Enviar” para salvar a tabela, os dados são salvos automaticamente, basta apenas clicar fora da célula e verificar se os dados que foram atualizados ficaram na cor verde.

Entendendo as configurações

Nome: é o nome do tipo de frete, será a maneira de o identificar na plataforma, exemplo: “Sedex Expresso”. Será exibido na plataforma desta maneira:

Label: é a identificação do frete para o cliente, exemplo: “Frete Expresso”. Será exibido desta maneira quando o cliente clicar em calcular o frete:

Transportadora: este campo é muito importante, por ser onde é feito o vínculo deste novo tipo de frete com a transportadora a qual ele pertence. Neste campo não é possível inserir texto, somente selecionar. 

Se você não conseguir selecionar a transportadora, significa que faltou completar um dos passos importantes citados no início deste material.

Acima de R$: neste campo é possível estipular um valor mínimo para o frete ser habilitado, por exemplo, preenchendo com “399.99” o frete só será válido para compras a partir de R$ 400,00. Se não quiser aplicar esta regra, preencha o campo com “0” ou “0.00”.

Abaixo de R$: é possível estipular um valor limite para o frete ser válido, por exemplo, preenchendo com “100.00” o frete só será válido para compras de até R$ 99,99.

URL do tracking: é usado quando o tracking da transportadora é fixo em uma URL. Esse campo serve para quando o cliente utiliza uma tabela de frete na qual o tracking é obtido por meio de uma URL específica.

Se a tabela de frete tiver uma URL preenchida nesse campo, quando o cliente clicar para consultar o tracking, o sistema validará este campo, e em caso positivo, a plataforma já redireciona o cliente para o rastreamento de pedido.

Tipo de cálculo: definem se o valor do frete será um valor fixo com base no peso do carrinho ou se será calculado por uma porcentagem sobre o valor total do pedido.

  • Valor: Selecionando este campo, o cálculo será feito com base na soma do peso de todos os produtos do carrinho e faixa de CEP que o cliente inserir. 

Exemplo: A soma de todos os produtos do carrinho é de 1 kg e o CEP calculado está na faixa de SP – Interior, o cálculo seria este:

E seria exibido dessa maneira para o cliente:

  • Porcentagem: Veja um exemplo de como preencher na tabela:

A soma dos pesos de todos os produtos no carrinho é 4.000 (kg), o valor total do pedido é R$ 238,90 e o CEP calculado está na faixa de SP – Interior, então o cálculo é este:

Neste exemplo, significa que o valor do frete é 27% do valor do pedido.

É importante não esquecer que o valor do pedido pode ter descontos, como o cupons, por exemplo, neste caso os 27% serão calculados com base no valor restante.

Situação: é possível ativar ou desativar um tipo de frete, conforme a necessidade de uso. 

Importante: As informações com asterisco(*) são obrigatórias!

Agora que seu tipo de frete está cadastrado e totalmente preenchido. Faça testes colocando produtos no carrinho e inserindo CEPs que são atendidos e CEPs que não são atendidos no frete cadastrado. 

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA