1. Home
  2. Configurações
  3. Como configurar os Correios como gateway de frete na Uappi

Como configurar os Correios como gateway de frete na Uappi

O que é a integração com os Correios?

A integração com os Correios permite que você utilize os serviços de cotação e rastreio de entregas diretamente pela Uappi. Com isso, você consegue oferecer opções de frete confiáveis e integradas ao checkout da sua loja virtual.

A Uappi utiliza a API SIGEP Web, fornecida pelos Correios, para realizar essas operações.

Recursos disponíveis na integração

A integração com os Correios oferece:

  • cotação de frete com base em dimensões e origem/destino
  • rastreio de pedidos via código de envio

⚠️ A integração trabalha somente com o tipo de envio caixa. Se você deseja cotar fretes do tipo envelope ou cilindro, será necessário entrar em contato com a equipe de sucesso.

1. Como obter as credenciais dos Correios

Para utilizar a integração, é necessário firmar um contrato com os Correios. Veja o passo a passo:

a) entre em contato com os Correios

  • telefone para capitais e regiões metropolitanas: 3003-0100
  • telefone para demais localidades: 0800-725-7282
  • ou vá até uma agência para empresas

Durante o atendimento, será necessário informar:

  • CNPJ da empresa
  • endereço comercial
  • volume estimado de envios
  • dados bancários e informações financeiras

b) firme o contrato de prestação de serviço

Após a análise, você receberá:

  • o Cartão de Postagem (identificador da empresa nos Correios)

c) solicite a habilitação da API SIGEP Web

Com o contrato ativo, entre novamente em contato e solicite:

  • usuário da API
  • senha da API

Essas informações são essenciais para autenticar as requisições na integração com a Uappi.

🔗 Consulte também a página dos Correios para empresas para mais detalhes.

2. Como configurar os Correios no painel da Uappi

Após obter o cartão e os dados da API, siga os passos abaixo:

  1. no painel da Uappi, acesse: Configurações > Fretes
  2. localize o gateway Correios API e clique no ícone de engrenagem para editar
  3. preencha os campos a seguir:
  • Status: define se o gateway está ativo ou inativo
  • Número do Cartão de Postagem: fornecido no momento da contratação com os Correios
  • Usuário da API: dado de acesso fornecido pela equipe dos Correios
  • Senha da API: senha fornecida junto ao usuário da API
  • Código do Serviço: define os serviços que sua loja irá utilizar (ex.: PAC, SEDEX). Esses códigos podem ser obtidos com os Correios
  • Nome exibido para o cliente: como o serviço aparecerá no checkout
  • Tempo adicional para fretes (dias): dias extras adicionados ao prazo final exibido
  • Valor adicional para fretes (R$): valor extra a ser somado ao custo do frete
  • Relação com armazéns: selecione os armazéns da loja que serão atendidos por este gateway

Clique em Salvar para concluir a configuração.

Dúvidas frequentes

  • Consigo usar os Correios sem contrato? Não. A integração requer um contrato com os Correios para gerar as credenciais e ativar a API.
  • Posso usar o tipo de envio envelope ou cilindro? Por padrão, a Uappi trabalha com o tipo de envio caixa. Para outros formatos, fale com seu gerente de sucesso.
  • Posso adicionar prazo ou valor extra no frete? Sim. Use os campos de tempo adicional e valor adicional para personalizar a entrega exibida no checkout.
  • Como obtenho o código dos serviços (PAC, SEDEX)? Você pode consultar no portal dos Correios ou solicitar diretamente ao atendimento durante a habilitação da API.

Precisa de ajuda?

Se você tiver dúvidas durante a utilização da plataforma, acesse mais conteúdos na nossa Central de Ajuda.

Atualizado em 28 de maio de 2025 por Marketing Uappi

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA