O SendPulse é a ferramenta utilizada para configurar os e-mails transacionais e de contato do site do cliente na plataforma Uappi.
A configuração correta é essencial para o envio dos e-mails e está inclusa no checklist do go-live do projeto.
Este conteúdo irá guiá-lo pelo processo completo de criação de conta, validação de remetente, autenticação do domínio, configuração de SMTP e vínculo com agência.
Como acessar?
Para criar uma conta no SendPulse, é necessário utilizar o Gmail do projeto previamente criado.
- Acesse https://sendpulse.com/br.
- Clique em Experimente agora! no topo do site.
- Preencha os campos com:
- Nome do cliente
- Gmail do projeto
- Telefone (pode ser um número fictício)
- Senha (recomenda-se usar a mesma do Gmail do projeto)
- Nome do cliente
- Após o cadastro, será enviado um e-mail de verificação. Confirme via link ou código.
Escolhendo o plano e acessando o painel
- Ao fazer login, uma pop-up será exibida. Selecione:
- E-mails transacionais
- Quantidade de envios: 12.000 – 100.000
- Plano: Para fins comerciais
- E-mails transacionais
- Você será redirecionado ao módulo SMTP e verá o plano Basic (gratuito).
Configurando o serviço
Endereço de e-mail “De”
- Vá até Configurações e selecione Adicionar novo endereço de Remetente.
- Insira o e-mail de contato do cliente e o nome do remetente.
- Um código será enviado a esse e-mail. Solicite ao cliente que encaminhe o código para você.
- Clique em Ações > Inserir código e confirme.
Definições de domínio
- Acesse Definições de domínio > Domínios de envio.
- Insira o domínio do cliente (ex: wapstore.com.br) e clique em Gerar registros SPF e DKIM.
Para ativar corretamente, será necessário adicionar os registros SPF, DKIM e DMARC no painel de hospedagem do site do cliente.
- Se o painel estiver conosco, entre em contato com o Andrey, Emilly ou Nélio.
- Se for do cliente, envie os registros gerados para que eles realizem a inserção.
⏳ As alterações no DNS podem levar até 24 horas para refletirem.
Configuração de SMTP
Com o e-mail remetente ativo, é hora de ativar o envio de e-mails via SMTP.
- Preencha o formulário de ativação:
- E-mail principal (remetente configurado anteriormente)
- Tipo de mensagem: Transacionais
- URL do site
- Confirmação de política de cancelamento
- E-mail principal (remetente configurado anteriormente)
- Aguarde a liberação do SMTP pela equipe do SendPulse.
Inserindo as credenciais no painel da Uappi
Após liberação, acesse: Configurações > E-mail > SMTP na plataforma da Uappi.
Preencha com os dados recebidos:
- Usuário: o e-mail de login do SendPulse
- Senha: senha do SendPulse
- Host: dado exibido em “Serviço” do SMTP
- Porta: a mesma exibida no SMTP
Validação final
Certifique-se de que:
- O e-mail do remetente está ativo no SendPulse
- As credenciais SMTP estão corretamente configuradas na Uappi
🛠️ Antes do go-live, force a CRON no projeto para garantir o envio correto dos e-mails.Para mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa Central de Ajuda!