Nesta atualização, foram feitos ajustes, melhorias e implementações de novas ferramentas. Além disso, também realizamos revisões e corrigimos funcionalidades já existentes. Para entender de maneira completa sobre o que mudou na plataforma, continue lendo!
Exclusivo para B2B2C
Os desenvolvimentos mostrados a seguir são exclusivos para lojas que atuem com o modelo de negócio B2B2C.
Comissões
A reserva técnica possuía uma regra chamada de “excesso”, que permite que, caso haja alteração do valor para um maior, haja um novo cálculo com base no subtotal inserido.
Porém, quando o valor inserido era menor, ou seja, um desconto, não havia mudança, e o subtotal permanecia conforme a reserva técnica base, por não existir uma regra para recalcular com o desconto.
Nesta atualização, para administrar o momento que será feito o recálculo, foi criada uma nova configuração em “Apps” > “Reserva técnica”:
As três opções acima podem ser escolhidas para o recálculo, sendo elas:
- não recalcular: independentemente do valor de desconto aplicado sobre o subtotal, o percentual da RT não será alterado;
- desconto na negociação maior que RT: quando o percentual de desconto é maior que o percentual da RT, o percentual automático de RT diminui, conforme o seguinte cálculo:
percentual do desconto manual – o percentual da comissão original = X
percentual da comissão original – X = comissão final
- em todo desconto na negociação: sempre que tiver desconto, a RT é recalculada utilizando a seguinte função: percentual da RT – percentual do desconto. O valor obtido dessa subtração será a nova RT base do cliente. Se for menor que zero, a RT passa a ser zero.
CNAE — Validação de armazéns
Na atualização passada, foi apresentado o bloqueio por CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que permite à loja configurar, para cada armazém, um bloqueio para CNAEs que não podem ser atendidos por esses centros de distribuição.
O fluxo implementado validava os CNAEs dos armazéns bloqueados dos clientes vinculados ao pedido, para então retornar aos armazéns de origem possíveis.
Nesta nova atualização, um ajuste foi feito para a verificação ser apenas para o próprio intermediador, ao invés de clientes finais ou outro intermediador sem bloqueio.
Usabilidade do Checkout B2B2C
A usabilidade do checkout em B2B2C passou por validações realizadas pela equipe da Uappi. Após análise, foram identificados os seguintes pontos para melhoria:
- no checkout, quando a finalidade da venda é uma intermediação e o usuário cadastra um novo consumidor como pessoa física, ao fechar o pedido o cliente era salvo como CNPJ;
- as máscaras não estavam sendo aplicadas corretamente no cadastro de cliente em um pedido intermediado;
- quando era realizada uma venda interna de um cliente não-intermediador, ainda era possível selecionar se a venda seria uso e consumo ou intermediação, o que não fazia sentido por ser um cliente comum;
- em compras com a finalidade do pedido “intermediação”, os campos para cadastro do endereço apareciam mesmo se já houvessem endereços cadastrados anteriormente. Assim, o endereço principal não era selecionado automaticamente.
Negociação de valores
Quando era feita uma alteração do preço do carrinho para um maior, ele não iniciava a negociação automaticamente, o que deve acontecer sempre após mudança no preço. Sendo assim, esse cenário foi corrigido, assim como diversos outros relacionados a essa funcionalidade.
Importante: qualquer modificação realizada no checkout fará que a negociação seja resetada, tendo que começar a negociação novamente. Por isso, certifique-se que a quantidade dos itens do carrinho estão corretos antes de iniciar a negociação.
Além disso, diversos erros nos valores e porcentagem foram corrigidos na pop-up de negociação.
Demais desenvolvimentos
Retirada em loja
Foi implementado o vínculo das faixas de CEP, em que é possível definir a retirada em loja para uma faixa determinada de CEP. Isso pode ser feito nas configurações da retirada em loja em “Configurações” > “Fretes” > “Pontos de retirada multiestoque”.
Além disso, nas configurações de produtos, foi adicionado um novo campo para permitir a retirada em loja. No multi estoque, é realizada uma validação para que, caso o produto permita retirada, seja exibida a retirada como opção.
Importante: em caso de agrupamento, só será exibido o campo se todos os produtos permitirem a retirada.
Também foram realizados ajustes em diversos pontos da retirada em loja, permitindo uma melhor experiência do usuário na plataforma:
- foi criado um novo campo no produto para definir a retirada;
- removida a obrigatoriedade dos campos “Latitude” e “Longitude” no multi estoque;
- removida na aba de estoque a “Disponibilidade em estoque”.
Filtro para pedidos
Foi adicionado um novo filtro para os Pedidos, para filtrar na listagem os produtos que possuem personalização.
A personalização permite ao consumidor ter opções de customização ao realizar a compra de um produto. Essa ferramenta pode ser configurada em um módulo próprio da Uappi, em “Produtos” > “Personalização”.
Relatório — Intermediador
Em ajuste realizado nos relatórios, foram adicionadas novas informações relacionadas ao campo de intermediação. São eles:
- se o pedido é realizado com intermediação ou não;
- se sim, há o local para o nome e CNPJ do cliente intermediador.
Bloqueio de pedidos
Nas atualizações passadas, foi implementado o bloqueio de pedido, que permite ao usuário configurar bloqueios para pedidos que se encaixarem em determinados parâmetros, precisando de aprovação de usuários superiores para serem finalizados.
Nesta atualização, foi adicionada a possibilidade de configurar o bloqueio de pedido por alteração no valor do frete, se juntando aos demais tipos de bloqueios, sendo eles: tipo de venda, variação, categoria de produto, reserva técnica.
Os parâmetros podem ser definidos na mesma página, sendo desconto ou acréscimo, “entre” ou “acima de” os valores determinados.
Além disso, neste tipo de bloqueio, a alçada de aprovação pode ser segmentada conforme regra definida para a variação do valor do frete.
Outra melhoria aplicada para essa funcionalidade, foi a melhor comunicação com o cliente no detalhe do pedido da minha-conta e checkout/confirmação. Agora é exibida uma mensagem explicando o motivo do bloqueio, que muda após a aprovação.
Também relacionado aos bloqueios de pedidos, na venda triangular, para pedidos com intermediação, a pop-up que exibe os meios de pagamento disponíveis será exibida, mesmo se o pedido estiver bloqueado, após a finalização da compra. Porém, apenas para tipos de venda que não possuírem testes de pagamento específico vinculado.
Cotação de frete — Novo tipo de cálculo
O desenvolvimento visou a criação de um novo modelo de tabela de frete, e a partir dele, permitir que a loja crie as variáveis (colunas) que serão preenchidas na tabela de frete e configure o cálculo que deve ser feito para gerar o custo do frete para o cliente.
Neste novo modelo, além das faixas de CEP e peso, foi implementado um novo parâmetro fixo: as faixas de preço. Este novo parâmetro permite que a loja precifique o custo do frete utilizando o preço do carrinho como indicador.
Exemplo: se dois carrinhos se enquadram nas mesmas faixas de CEP e peso, porém o preço de um é R$1.000,00 e o outro é R$3.500,00, é possível cobrar valores de frete diferentes para cada um. Esses três parâmetros serão utilizados como variáveis de busca para localizar qual linha da tabela de frete contém os valores que serão utilizados no cálculo.
Importante: no modelo simplificado, as faixas de CEP e peso continuarão sendo as únicas variáveis de busca. Portanto, se você deseja utilizar as faixas de preço no cálculo de frete na sua loja, será necessário criar uma nova tabela, com o novo modelo.
Modais de frete
Existem produtos que, devido as suas características precisam ser entregues por uma transportadora especializada. Por isso, foi criado um novo módulo, chamado “Modais de frete” que permite a definição dos modais existentes na loja.
Na aba “Dimensões” dos produtos, existe o campo para definir o modal de frete do produto.
Importante!
- O modal não é um campo obrigatório no cadastro do produto.
- Quando o carrinho tiver produtos de modais diferentes, será realizado o split, pois transportadoras distintas atenderão cada entrega.
Transportadoras
Para as transportadoras, foi adicionada a possibilidade de vínculo com os modais, ao editar ou criar uma transportadora.
Ao definir o modal da transportadora, o usuário pode deixar configurado sem modal definido. Sendo assim, os produtos que não possuírem vínculo com nenhum modal, poderão ser entregues pela mesma transportadora.
Além disso, agora é possível adicionar o peso cubado e definir o fator de cubagem para realizar esse cálculo.
O cálculo do peso cubado é feito da seguinte forma: comprimento x largura x altura x fator de cubagem.
Fórmula
A fórmula como tipo de cálculo deve ser ativada ao configurar o tipo de frete. Assim, nessa mesma tela você pode adicionar a fórmula conforme as variáveis e operadores permitidos.
Multi estoque
Cotação por carrinho
Na última atualização foi apresentada uma nova configuração para o multiestoque, que realiza uma validação para verificar se os itens presentes no carrinho podem sair do mesmo armazém. Se possível, é feito o agrupamento nas opções de frete.
Agora, foi desenvolvido mais um recurso relacionado a esse desenvolvimento, a possibilidade de optar por considerar o carrinho como um todo no momento da cotação, não sendo mais de maneira individual dos itens que compõem o carrinho.
Uma nova configuração foi implementada e pode ser visualizada em “Configurações” > “Sistema” > “Multi estoque”.
Quando o multi estoque com split de pedido está ativo, é exibida uma nova opção ao configurar a tabela de frete. No momento de cadastrar ou editar uma tabela de frete, é possível definir o tipo de cotação.
Split de lista e conjunto
No multi estoque com split de pedidos, existe a possibilidade de determinar que os componentes de uma lista de compra possam sair de locais diferentes.
Este desenvolvimento permite configurar um novo comportamento para o carrinho em listas de compras, ao inativar o campo a seguir, a diferenciação dos itens individualmente, é desativada. Assim, os fretes exibidos serão considerados em relação à lista de maneira completa.
Importante: o agrupamento acima só ocorrerá quando o agrupamento do carrinho na totalidade não for possível. Portanto, essa configuração permite bloquear que os itens de uma lista saiam de locais diferentes.
Pagamento personalizado
A partir desta atualização, se torna possível definir se, no pagamento personalizado, as informações adicionais serão obrigatórias ou não. O campo está presente em “Configurações” > “Pagamentos” > “Pagamento” > “Pagamento personalizado”, ao editar ou criar um pagamento.
Além disso, agora que é possível criar diversos pagamentos personalizados, os pagamentos são exibidos separados nas páginas de configurações do painel e em telas do checkout.
Atualização
API v2
No período de revisão das últimas atualizações, algumas correções relacionadas ao novo processamento de pedidos foram identificadas. Sendo assim, a equipe realizou o trabalho de mapear e aplicar os ajustes necessários.
Os cenários a seguir foram revisados e solucionados:
- quando um pedido era finalizado utilizando cartão de crédito, em lojas que o novo processamento de pedidos e a Clearsale Total estavam ativos, a captura do pagamento não era realizada;
- o pedido estava sendo vinculado ao revendedor, mesmo quando ele estava inativo e a venda não possuía desconto;
- nas listas em que o percentual de desconto é aplicado em toda a lista, o subtotal estava sendo salvo com o desconto. O correto nesse caso, seria salvar o valor cheio e aplicar o desconto da lista na aba de descontos.
Mix de pagamentos
Nesta atualização, realizamos correções para solucionar problemas identificados após análise da equipe de desenvolvimento da Uappi, solucionando erros que ocorriam durante o processo de pagamento utilizando o mix.
Além disso, ocorreram melhorias relacionadas à comunicação com o usuário, como a adição de uma mensagem, para informar que a compra não ultrapassou o valor mínimo e não foi processada.
Se o usuário informar um valor maior do que o saldo restante, também é exibido um aviso.
Outra correção realizada nessa atualização, tem relação com o pagamento com boleto ou pix. As linhas digitáveis do boleto e o QR Code do Pix, continuavam sendo exibidos no minha-conta, mesmo após o pagamento, e só deixavam de aparecer quando o status mudava para pago.
Esse erro foi corrigido e agora, assim que o pagamento é efetuado esses itens são “escondidos”.
Ajustes
Produtos
Diferentes elementos de conjuntos e lista de compras passaram por correções e melhorias nesta atualização. Os seguintes cenários foram ajustados:
- produtos do tipo conjunto: mesmo com a venda de produtos indisponíveis autorizada, caso o cliente não selecionasse um produto componente configurado para venda ao conjunto, o checkout informava que o conjunto foi removido por indisponibilidade de produto;
- carrinho: ao adicionar um produto do tipo conjunto no carrinho, antes de realizar cotação de frete, o checkout apontava que não existiam opções de frete disponíveis;
- na lista de compras, o preço da lista de compras ficava incorreto e não era atualizado quando era aplicado um desconto.
Hierarquia de usuários
Na Uappi, usuários que não são representantes do cliente e pela hierarquia, não estão vinculados ao representante, estavam conseguindo localizar e acessar o cadastro desses clientes sem nenhuma limitação.
Pelas regras da hierarquia, isso é um problema, pois, o usuário só pode localizar e visualizar os clientes que, de alguma forma, estão vinculados ao seu usuário, seja quando ele é o representante do cliente ou quando ele faz parte do organograma do usuário representante.
Analisando o cenário, a equipe de desenvolvimento da Uappi concluiu que o erro estava na permissão dada aos usuários com o mesmo nível, porém, a restrição de vínculo com o cliente não estava sendo aplicada, o que foi solucionado nessa atualização.
Testes de pagamento
Ao criar um novo teste de pagamento ou editar um já existente estava ocorrendo um erro quando o usuário clicava para adicionar um novo e-mail, ou uma nova configuração adicional.
Neste cenário, os campos para inclusão não eram apresentados e o botão de adicionar, em ambos os campos, e e-mails já cadastrados sumiam.
Identificando esse problema, que passou a acontecer no versionamento da V2.5.9 para a V2.5.10, a equipe da Uappi adequou o código do módulo no sistema, corrigindo esse erro.
Sistema de pontos — Intermediador
O cliente intermediador também possui pontos e pode utilizá-los nas compras para gerar descontos ao cliente final.
No pagamento normal essa ferramenta funciona, porém, no processamento pela API, estava ocorrendo um erro, porque era exigido que o cliente final tivesse os pontos na finalização do pedido. O problema foi corrigido implementando novas validações no sistema.
Pagamento por e-mail
Os pedidos originados de pagamento por e-mail, tendo o seller como VTEX, estavam com um problema, pois eram enviados como cancelados.
Após análise da equipe da Uappi, foi identificado que é feita uma requisição para a VTEX no momento do pagamento “Pagamento por e-mail” e outra quando o cliente entra no link de pagamento para efetuá-lo. Assim, era retornado um erro, “O pedido já existe na VTEX”.
O problema foi corrigido permitindo o envio de apenas uma requisição, no momento que o cliente está efetuando o pagamento.
Trustvox
Estava ocorrendo um erro sempre que o Trustvox estava ativo e o pedido mudava para um status especifico, configurado no app do Trustvox. No fluxo normal, os pedidos são enviados para a fila de envio do Trustvox, porém com a atualização de status do pedido via API, esse pedido não seguia esse caminho.
Esse cenário foi corrigido no mono e multi estoque, e todas as validações foram feitas confirmando que o pedido agora segue o fluxo normal.
Nota fiscal — Bling
Após o processamento do pedido no Bling, e as informações de nota serem preenchidas, o XML da nota fiscal será gravado na Uappi. Depois, será enviado ao HUB de marketplace, e posteriormente ao Mercado Livre, tornando o processo de emissão de etiquetas melhor automatizado.
Assim, a nota fiscal passa a exibir mais informações e detalhes do pedido no PDF.
Integração Koin
Na integração da Koin, ao finalizar o pedido, agora é apresentado corretamente o QR Code e o código Pix. Outro ajuste feito é relacionado ao Pix parcelado, que o QR Code referente à primeira parcela também passou a ser exibido no checkout ao finalizar o pedido.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!