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Desenvolvimento de novas funcionalidades e correções | 23/12/2022

A equipe de desenvolvimento da Uappi implementou na plataforma novas funcionalidades, como a possibilidade de alterar a visibilidade da ferramenta de orçamentos apenas para venda interna. 

Além disso, também ocorreram correções e melhorias em diversas opções já existentes dentro do painel, para evitar erros e corrigir cenários que estavam ocorrendo.

Leia com atenção para entender tudo que mudou na Uappi!

Retirada em loja

Recentemente foram disponibilizados novos campos no checkout Uappi para que o consumidor possa informar os dados do responsável pela retirada do pedido, quando a modalidade de entrega escolhida for para retirada em loja.

Os campos disponibilizados para informar à loja no desenvolvimento anterior eram de nome e CPF. Agora, em “Sistema” > “Checkout” > “Entrega”, é possível adicionar informações adicionais que serão cobradas sobre o responsável pela retirada.

B2B2C – canais de venda

O modelo B2B2C significa “Business-To-Business-To-Consumer” e ocorre quando há um intermediador que faz a venda para o consumidor final.

Canais de venda

Com esse desenvolvimento, a equipe teve como objetivo evoluir os canais de venda da Uappi para aumentar as possibilidades de personalização que a loja pode ter para cada canal de venda.

Se trata da primeira etapa, somente de criação dos canais, de uma série de desenvolvimentos que permitirão um nível de segmentação de preço, frete, comissão e outras mais por grupo de clientes. Essa necessidade atenderá quem usa revendedores e representantes no processo de venda e também para B2B2C.

Através do módulo, acessado em “Configurações” > “Módulos” > “Canais de venda”, é possível criar novos canais de venda, gerenciar seu status de ativação e editar as informações dos canais já existentes.

Orçamentos

Com o objetivo de segmentar a disponibilização do orçamento somente para venda interna, uma nova opção foi adicionada para configuração do módulo de Orçamentos. Essa página pode ser acessada clicando em “Apps” e buscando por “Orçamentos”, como mostrado abaixo.

Passamos a disponibilizar uma nova configuração nos orçamentos que permite definir se a ferramenta ficará visível apenas para Venda Interna, através do painel.

API v2 – cadastro de produtos

A equipe da Uappi identificou a necessidade de atualizar a forma como os produtos são cadastrados e atualizados na API v2 em um contexto específico de projeto. 

Durante essa melhoria, outros pontos foram levantados para implementação na API, como o cadastro de armazém, a listagem dos armazéns e possibilitar atualizar estoque de produto por armazém. 

Os ajustes foram realizados e o novo projeto poderá integrar com a API para que a Uappi receba as atualizações, equiparando cadastros.

Conjunto de produtos

Possibilitar filtro por produto com conjunto

Os conjuntos são grupos de produtos que podem ser comprados juntos e facilitam a compra por parte do cliente, como por exemplo os itens para montar um computador completo e são apresentados de forma agrupada.

Para facilitar a visualização do usuário, um novo filtro foi adicionado para a listagem de produtos.

Quantidade máxima

Há um novo campo de quantidade máxima na configuração dos componentes do conjunto, assim como temos com a quantidade mínima.

Adicionar o incremento por componente

O incremento define de quanto em quanto o item é aumentado, quando o cliente seleciona para aumentar a quantidade. Em cada componente do conjunto, passamos a permitir que o usuário defina esse valor.

Componente pré-selecionado

No conjunto, passamos a possibilitar em cada componente que produtos venham pré-selecionados. Nele, pode ser definido um valor padrão de quantidade.

Essa configuração pode ser acessada através dos detalhes do produto, clicando na aba “Conjunto”, quando este faz parte de um conjunto de produtos.

Hierarquia de usuário

Foi realizada a primeira etapa de uma série de desenvolvimentos que terá como finalidade o nível de acesso por hierarquia de usuários. Por exemplo: Um supervisor só conseguirá ter acesso aos pedidos e clientes da sua equipe e não mais da loja toda, mas isso no final do desenvolvimento.

Nessa primeira etapa, foram implementados no cadastro de usuários novos campos que permitem buscar e vincular um usuário ao cadastro em questão. Além disso, na listagem de usuários, agora o usuário pode buscar por um gestor e visualizar todos os usuários vinculados àquele cadastro.

Recuperação de vendas

Não era possível entender de maneira clara e rápida em qual situação estavam as recuperações de vendas realizadas na plataforma. Por isso, foi adicionada funcionalidade que permite criar status personalizados para acompanhar a recuperação de vendas.

Na listagem dentro do módulo de recuperação de vendas, existe uma nova coluna “situação de atendimento” que também pode ser usada como filtro.

Relatórios

O relatório de estoque que a Uappi disponibiliza não fragmentava as informações dos produtos por variação, ou seja, ao baixar o relatório era possível ter acesso somente ao estoque total dos produtos. 

Caso o estoque total fosse positivo, mas uma ou mais variações estivessem com o estoque zerado, não era possível identificar isso através do arquivo.

Por isso, foi necessário facilitar a análise do relatório de estoque de produtos, disponibilizando as informações segmentadas por variação.

No relatório de estoque, passamos a permitir que assim que clicado o botão de gerar relatório, o usuário defina se deseja obter o estoque total dos produtos ou o estoque por variação.

Correções e melhorias

API v2 – Filas de sincronização

Em lojas que possuem grande volume de vendas e que utilizam um ERP que está integrado a API v2 da Uappi, estava ocorrendo uma dificuldade no fluxo de consumo de pedidos. 

Nesse desenvolvimento, melhoramos a performance do fluxo de integração de pedidos da API v2, permitindo que as aplicações externas possam remover em massa os pedidos processados da fila. 

Para isso, foi disponibilizado um novo recurso: DELETE, que permite o envio de uma lista de pedidos para remoção em massa em todas as rotas que disponibilizam a fila de consulta de registros.

Voucher – Relatório

Há alguns casos em que um voucher está disponível, porém inativo. No painel, existe uma validação para que o voucher só apareça como disponível caso ele esteja “ativo” e “disponível”, caso contrário, ele consta no painel como indisponível.

Porém, nos relatórios não havia essa validação, tratando o status do voucher como disponível.

Sendo assim, foi adicionada a validação também para os relatórios e os status podem ser exibidos da maneira correta.

Previsão de entrega

Estava ocorrendo uma divergência de previsão de entrega entre marketplace e o tracking em alguns casos. Antes a expectativa era enviada apenas em dias úteis, o que poderia causar erro de cálculo.

Para solucionar isso, quando o pedido vier da wap.connect, o campo “previsaoEntrega” passa a ser preenchido com a data de previsão na criação e atualização dos pedidos na API v1.

Portanto, sempre que o pedido possuir uma previsão de entrega cadastrada no banco, exibiremos a data que já está salva, independente do status do pedido. Isso serve tanto para o painel de pedidos (listagem e detalhe) e também para a página do pedido (detalhe) na conta.

URL de landing pages

Foi criada uma nova configuração para remover o prefixo “/c” da URL de landing pages. A configuração pode ser acessada em “Configurações” > “Sistema” > “Listagens” > “URL de listagens da loja.

Leads – Requisição

Ao consultar as recuperações de venda de uma loja utilizando o recurso /v2/sales-recovery foi identificado pelo time de desenvolvimento que ocorreu um problema quando a aplicação tentou realizar a desserialização de alguns registros no momento de montar a resposta do nó de produtos. A falha foi causada por erro na contagem de caracteres.

Para solucionar o problema, os cenários em que ele acontecia foram mapeados e o código tratado para que as recuperações de venda continuem sendo retornadas normalmente via API, incluindo o nó de produtos.

Lista de compras

Neste desenvolvimento, o objetivo da equipe foi melhorar as regras de negócio da lista de compras da Uappi e evoluir o cadastro da lista de compras para solucionar problemas existentes e atender novos projetos que trabalham com kits de produtos.

Por isso, ocorreram mudanças:

  • permitir que a lista seja vendida com produtos que tenham venda indisponível: é possível definir na lista se ela pode ser vendida com produtos indisponíveis e a validação é feita apenas no estoque e canal.
  • preço dos produtos com base numa porcentagem do preço final da lista: quando a lista tiver a “Aplicação do desconto” igual a “Em toda a lista”, será exibido o valor dos itens da lista, informando também o percentual que cada item representa sobre o valor final da lista. Esse percentual pode ser alterado, porém respeitando sempre a soma que deve ser 100%. 

Ou seja, o valor dos itens muda seguindo a porcentagem definida sempre que o valor da lista for alterado.

Validação – Multiestoque

Foi identificado um problema que ocorria quando o multiestoque estava configurado e era feita uma tentativa de comprar um serviço. Algumas validações antes de exibir a página de pagamento estavam redirecionando o cliente de maneira errada. 

Assim, a validação de frete que estava ocasionando o erro passa a ser ignorada quando o projeto for multiestoque e o carrinho só possuir serviços (que não necessitam ter o frete calculado) para que o fluxo de compra de serviços possa seguir normalmente.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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