A equipe de desenvolvimento da Uappi aplicou diferentes melhorias em recursos presentes tanto no painel e também relacionados ao Bling v3. Neste conteúdo explicaremos tudo que mudou nesta atualização.
Boa leitura!
Melhorias no gerenciador de comissões
Foi identificada a necessidade de repaginação dos locais que comportam o módulo de gerenciador de comissões. Assim, a listagem e os detalhes passaram por mudanças, com novas informações sendo exibidas. As funcionalidades que já existiam foram mantidas.
No “Minha Conta” essas informações também foram adicionadas.
Exclusivo para modelos de negócio B2B2C
Melhoria – Listagem de bloqueios de pedido
No módulo de Aprovação de Bloqueios, o usuário é responsável por aprovar ou reprovar os bloqueios. Porém, não havia uma funcionalidade para visualizar se o pedido foi analisado ou concluído.
Com isso, foi implementada a situação de bloqueio, para atualizar o status quando o pedido for analisado.
Quando os bloqueios forem aprovados, eles serão ocultados da listagem e automaticamente a situação de bloqueio é atualizada para “Atendido”.
Além disso, agora é exibido um pequeno ícone na aba de aprovação de bloqueios para informar que existem bloqueios a ser analisados.
Outra melhoria presente no módulo foi a adição de um novo filtro para filtrar pedidos com venda interna ou não.
E-mails transacionais
Foi implementada a possibilidade de segmentar o envio de e-mail em um pedido intermediado. Com isso, na intermediação pode ser segmentado para enviar para consumidores e intermediadores.
No modelo de uso e consumo não há intermediação. Assim, essa opção é exibida apenas para o modelo de negócio B2B2C.
Link de pagamento
Na versão anterior, o intermediador ou usuário da venda interna poderia configurar os pagamentos disponíveis para o consumidor final e definir as parcelas possíveis em cada meio de pagamento.
Porém, para maior personalização, foram desenvolvidas novas funcionalidades, permitindo configurar a regra de parcelamento, para travar uma parcela fixa, ou deixar para ser escolhido o número de parcelas.
Para os pagamentos múltiplos, pode ser configurado um valor para o pagamento específico. Por exemplo, no máximo três cartões de crédito.
Login Fanbase
Foi adicionada nesta atualização a possibilidade de fazer login com o Fanbase, que é usado em programas de sócio-torcedor. Com esta integração, o login é feito de forma semelhante ao login com contas Google.
O app já está disponível no painel e as URL podem ser cadastradas para login dos clientes, além de personalizar nomes e ícone.
Se na Fanbase existir o benefício de desconto no site, é possível preencher o plano associado ao grupo de revendedor. Assim, quando um cliente desse tipo acessar, ele terá o desconto de acordo com o modo.
Inscrição estadual – Exibição no Checkout
Este desenvolvimento teve como objetivo fazer a inscrição estadual ser exibida nos formulários de identificação do checkout. Assim, todos os formulários que exibem informações do cliente, também exibirão a inscrição estadual.
Importante: a inscrição estadual precisa estar definida no cadastro do cliente para ser exibida, assim como ativa a configuração.
Se a informação adicional estiver configurada para ser exibida no checkout, ela também será exibida nesta área.
Orçamento
Variáveis
Uma mudança que ocorreu nos orçamento foi a inclusão de novas variáveis de frete. As três variáveis incluídas foram:
- valor frete;
- prazo de entrega;
- modalidade de entrega.
No multiestoque também foram incluídas as variáveis do item, além do valor, prazo e modalidade do pedido.
Além disso, nas variáveis de valores do orçamento, a de orçamento total resultava no subtotal do orçamento, ou seja, não era incluído o valor do frete. Assim, foi corrigida para exibir o valor total do orçamento, com o valor do frete.
Outra variável foi criada para incluir apenas o valor de subtotal.
Vincular usuário Uappi
Havia a necessidade de identificar quais orçamentos foram gerados por clientes e quais foram gerados por usuário da plataforma, para que quem gerencia poder visualizar apenas os orçamentos de usuários.
Com a melhoria implementada neste desenvolvimento, a Uappi passou a salvar o usuário nos orçamentos, para ser possível exibir os dados desse usuário e filtrar por orçamentos que possuam vínculo com usuário.
Agendamento de preço – Histórico
Antes desta atualização, não havia nenhum tipo de histórico que demonstrasse a adição de um produto a um agendamento de preço, alteração de valor por conta desse agendamento ou alteração do próprio agendamento.
Com isso poderia haver uma alteração incorreta do valor ou do próprio agendamento, gerando pedidos incorretos na loja.
Sendo assim, as informações de agendamento de preço foram adicionadas no histórico do produto e no histórico de agendamentos no módulo de agendamento de preço.
- Histórico de agendamento no produto: adicionadas informações pertinentes ao produto e o agendamento de preço na Uappi, assim como: produto vinculado e/ou desvinculado no agendamento; ativação e inativação do agendamento e valor aplicado pelo agendamento.
- Histórico de agendamento no módulo de agendamento: esse histórico contém as seguintes informações: usuário que criou, editou e/ou excluiu; data de criação, edição e/ou exclusão; nome do agendamento; valor a ser aplicado; data de aplicação e SKU dos produtos vinculados e/ou desvinculados.
Melhorias na blacklist de CNAE e armazéns
Antes dessa melhoria, clientes com armazém na blacklist de CNAE, ou seja, com o CNAE que o armazém é bloqueado, tinha o armazém retirado da possibilidade de cotação.
Com isso, foi criada a configuração para definir se esses armazéns serão considerados como estoque válido para o produto.
Ao ativar essa configuração, ao invés de bloquear a venda, o armazém será despriorizado. Se estiver desativada, o produto não poderá ser vendido naquele armazém.
No novo multiestoque, haverá diretamente a despriorização, sem a definição através de uma configuração específica.
Notificações de pagamentos liberados
Um novo layout de e-mail foi criado para notificar os clientes quando um pagamento no mix de pagamentos for liberado.
Veja abaixo um exemplo:
Segmentação por CEP
Pontos de retirada mono estoque
No ponto de retirada multi estoque é possível preencher o campo de horário de funcionamento, assim, o cliente tem as informações completas para retirada do pedido sem precisar contatar a loja.
Já no monoestoque não existe essa opção, sendo exibido para o cliente somente o endereço, sem as informações de horário de funcionamento.
A equipe de desenvolvimento possibilitou a segmentação do ponto de retirada por CEP no mono estoque, assim como já existe a aplicação dessa funcionalidade no multi estoque.
Segmentação por canal de venda
Adicionar novos recursos do cadastro de produto na segmentação
Antes dessa atualização poucos recursos do cadastro do produto podiam ser segmentados por canal de venda. Devido a essa limitação, a maioria das informações e definições eram replicadas em todos os canais de venda aos quais o produto está vinculado.
Recursos que podiam ser segmentados por canal:
Foi identificado pela equipe de desenvolvimento da Uappi que seria necessário definir dois recursos por canal: “venda do produto” e “aparecer no site”.
No B2B2C, os componentes de um ar condicionado, por exemplo, são vendidos separadamente, portanto, nesses canais, a maioria dos produtos componentes precisa ter as opções “venda do produto” e “aparecer no site” ativas.
No entanto, no B2C, os componentes não são vendidos individualmente, apenas como um kit completo, e por isso, as flags “venda do produto” e “aparecer no site” devem estar inativas.
Por isso, as configurações “venda do produto”, “aparecer no site” e “aparecer na busca” foram adicionadas na segmentação por canal de venda.
Busca via Elasticsearch
Já era possível definir no Elastic os canais em que cada produto está vinculado, assim, ao buscar, é possível trazer apenas os produtos vinculados a um canal específico.
Porém, as informações dos produtos não eram alteradas por canal no Elastic.
Com isso, os produtos com os campos “aparecer no site” e “aparecer na busca” marcados como “Não” deixarão de ter vínculo com um determinado canal no Elasticsearch.
Integração Clearsale Total
Nesta atualização, a equipe da Uappi fez com que a Clearsale Total funcione de forma segmentada por canal de vendas.
Neste cenário, é possível configurar diferentes credenciais e configurações por canal e que seus registros sejam processados considerando essas credenciais e configurações por canal em que o pedido é feito.
Bling v3
Pedidos – Atualizações de pedido Bling → Uappi
Foram tratadas as seguintes atualizações de pedido entre Bling v3 e Uappi:
- atualização de status (situação);
- atualização de demais dados.
Pedidos/Cliente – Tratamento de erros
Os seguintes tratamentos foram efetuados pela equipe de desenvolvimento da Uappi na atualização:
- ao enviar um pedido para o Bling e este denunciar que o pedido já existe, ele será automaticamente mapeado do nosso lado, se a configuração de mapeamento automático estiver ativa;
- ao enviar um cliente para o Bling e este denunciar que o pedido já existe, ele será automaticamente mapeado do nosso lado, se a configuração de mapeamento automático estiver ativa;
- quando um pedido for enviado ao Bling e o cliente vinculado não estiver cadastrado ainda, os dados do cliente enviados para o Bling serão os vinculados no pedido.
Painel
Diversas áreas do painel passaram por aprimoramentos, sendo assim, veja abaixo o que mudou em cada uma.
- Organizar configurações: reorganização das configurações.
- Histórico: foi desenvolvido o módulo de histórico da integração.
- Sincronizações: o módulo de sincronizações foi criado nesta atualização, passando a permitir: ver as sincronizações totais nesse módulo; ver a fila de sincronização nesse módulo; adicionar itens à fila de sincronização nesse módulo.
- Logs de callback: o módulo de listagem de logs de callback também foi desenvolvido entre os novos recursos para Bling v3.
Informar lista de compras e conjunto
Na maioria dos lugares onde os produtos de um pedido são exibidos, eram apresentados os itens componentes da lista de compras ou do conjunto, ao invés do próprio kit.
Isso dava impressão de que os produtos foram comprados individualmente e não como um conjunto. Esse problema havia sido corrigido no detalhe do pedido, na área restrita do cliente.
No entanto, os e-mails transacionais de pedidos ainda apresentavam os produtos componentes individualmente. Sendo assim, a equipe de desenvolvimento da Uappi corrigiu esse problema adicionando as validações necessárias.
Relatórios de pedidos – Retornar SKU do produto tipo lista
Nos relatórios de pedidos que contém a informação do SKU no pedido não era apresentado o SKU do produto tipo lista, apenas o SKU dos componentes daquela lista.
Assim, não ficava clara a informação completa do produto, mesmo havendo a coluna “lista de compras”.
Para solucionar este problema, foi adicionada uma nova coluna com o nome “SKU lista de compras”, que trará a informação do SKU da lista, apresentando assim mais uma informação sobre o pedido no relatório completo de pedido e no relatório de produto por pedido.
Além disso, também passou a ser exibido o relatório pedido por SKU quando filtrado pelo SKU de um produto tipo lista.
Estoque mínimo
Na primeira etapa desse desenvolvimento, os produtos do tipo lista não foram contemplados devido as suas especificidades.
Diferente dos outros tipos de produtos, o produto tipo lista não possui configurações de estoque, inclusive a configuração de estoque mínimo, logo, tanto o estoque quanto a disponibilidade da venda desse produto estão relacionados aos seus itens componentes.
Com a entrega da etapa anterior, a indisponibilidade do produto tipo lista devido ao estoque mínimo estava condicionada à configuração “Vender produtos indisponíveis”.
Essa configuração possibilita vender numa lista produtos componentes que, de forma avulsa, estão indisponíveis. Então, nesta atualização, foi preciso indisponibilizar a venda do produto tipo lista e conjunto automaticamente quando algum produto componente tiver a venda retida ao atingir o estoque mínimo.
Módulo de tradução
O módulo de tradução da Uappi passou por ajustes de performance para aprimorar a experiência de uso e otimizar os recursos presentes.
Preço do produto no HUB
O HUB de Marketplace da Uappi não aceita os produtos enviados com o preço De sendo maior que o preço Por, fazendo com que os produtos enviados assim gerem erro.
Isso acontece devido a uma trava no HUB, que impede o preço De de ser maior que o preço Por, por conta de alguns marketplaces que não aceitam esse cenário.
Sendo assim, foi preciso tratar produtos e listas enviados ao HUB para que o preço De seja o mesmo do preço Por, caso ele fosse maior antes da ação. Com isso, o erro não volta a acontecer.
Ajustes e correções
Ajuste SIBS
Foi realizado nesta atualização um ajuste responsável por exibir as informações de Referência Multibanco para o cliente ao escolher o método “Referência Multibanco” da SIBS.
Recuperação Entrega Agendada | Checkout
Existiram alguns casos de entrega agendada que geravam erro ao tentar pagar. Nesse cenário, um novo pedido era criado, porém, sem a entrega agendada.
Após análises da equipe de desenvolvimento, foi identificado que esse erro ocorre somente com o pagamento via e-mail.
Isso quando o pagamento é via e-mail o pedido já é cadastrado e o cliente só finaliza o pagamento, caso o pagamento seja efetuado com sucesso ele segue o fluxo normal.
Porém, quando o cliente tem algum problema no pagamento ou erro no cartão, o pedido era cancelado. Assim automaticamente era criado um novo pedido com os dados salvos da sessão, mas a entrega agendada não era recuperada pois não estava salva.
Diante desse cenário, a Uappi passou a salvar a entrega agendada na sessão, e nos casos do usuário tentar pagar e retornar erro ainda é criado um novo pedido, mas incluindo os dados de entrega agendada.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!