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Melhorias nas integrações e correções em funcionalidades essenciais | 07/06/2024

Os desenvolvimentos desta atualização tiveram como objetivo melhorar a usabilidade da plataforma e corrigir erros que estavam ocorrendo ou poderiam ocorrer, segundo análise da equipe.

Assim, a Uappi continua atualizada e útil para os seus usuários, auxiliando na utilização das ferramentas disponíveis.

Continue lendo para entender tudo que mudou!

Desenvolvimentos

Gateways de pagamento da WAPI na retentativa

A equipe de desenvolvimento da Uappi trabalhou para permitir que a retentativa funcione com gateways da WAPI, tanto no conector primário como no secundário.

Para isso, foi desenvolvido o funcionamento dos gateways da WAPI focando no novo processamento, assim os gateways da WAPI devem aparecer e funcionar na retentativa quando o novo processamento estiver ativo.

Os gateways da WAPI já funcionam como pagamento primário no processamento antigo, porém eles não funcionavam como opção para retentativa, o que foi ajustado nessa tarefa. 

Assim, agora existem as seguintes possibilidades:

  • No novo processamento, a retentativa será possível com:

Gateway primário WAPI + gateway secundário WAPI

  • No antigo processamento, a retentativa será possível com:

Gateway primário WAPI + Gateway secundário WAPI

Gateway primário não WAPI + Gateway secundário WAPI

  • Cenários que já devem funcionar no antigo processamento:

Gateway primário WAPI + Gateway secundário não WAPI

Gateway primário não WAPI + Gateway secundário não WAPI

Validação de e-mail no cadastro de clientes

Visando maior segurança e uma melhoria no fluxo, foi necessário criar uma validação de e-mail, em que, na etapa de cadastro, e-mails fictícios não possam seguir o fluxo de compra.

Os seguintes pontos foram desenvolvidos nesta atualização:

  • novo app para confirmação de e-mail em clientes;
  • validação de e-mail de novos clientes;
  • validação de e-mail na edição de clientes.

Datalayer checkout — retornar produto tipo lista ao invés dos componentes

Em todos os eventos de datalayer do checkout, ao invés de enviar as informações do kit (lista de compras ou conjunto) eram enviados os produtos componentes individualmente. 

No entanto, para as análises e relatórios do GA4, é necessário receber as informações do kit na totalidade, e não dos itens separados.

Outra questão é que, numa página, podem ocorrer vários eventos de e-commerce. Para evitar que um afete o outro, a recomendação do Google é utilizar o comando “dataLayer.push({ ecommerce: null });” para limpar o objeto de e-commerce antes de enviar novos eventos de e-commerce. 

O problema é que essa limpeza era feita apenas uma vez, no início da navegação.

Sendo assim, agora serão enviadas as informações da lista de compras ou do conjunto ao invés dos produtos componentes em todos os eventos do checkout.

Segmentar avaliação de loja por canal de vendas

Nesta atualização, a avaliação de loja pode ser feita de forma automática, conforme o canal de vendas.

Permissões Usuário — listagem e detalhe de pedido

Os usuários com perfil de “Vendas” estavam conseguindo alterar status do pedido mesmo com a permissão para essa ação inativa

Além disso, também foi identificado que quando a permissão para edição dos pedidos estava ativa, era possível realizar todo tipo de alteração, inclusive de status.

Uma melhoria foi aplicada para separar a função da permissão “Pedido”, para que assim se possa segmentar de forma mais clara e funcional a usabilidade do módulo de pedidos.

Filtrar avaliação de loja e produto por país

Para os projetos com venda internacional, passamos a possibilitar a filtragem das avaliações da loja e de produto com base na nacionalidade do cliente que fez a avaliação. 

Por exemplo, em um site que tenha venda internacional para Europa, em que pode haver clientes de Portugal, Espanha e Alemanha, serão listadas avaliações de todos esses clientes.

Assim, o objetivo do desenvolvimento é permitir a visualização de avaliações de uma localidade apenas, ou sem esse filtro, exibindo diferentes países.

Módulo de alerta de pedido

Foi identificada a necessidade da Uappi possuir uma ferramenta que verifique e compare os preços dos produtos no momento da criação dos pedidos, e assim, gere um alerta que indique à loja que produtos foram vendidos com preços discrepantes.


Para isso, esse sistema de alerta foi criado, disparando notificações a um responsável pela loja para indicar que produtos estão sendo vendidos por preços fora do limite de desconto.

Estoque mínimo — tornar produto indisponível

Antes desta atualização, a Uappi não possuía uma funcionalidade que permitia configurar estoque de segurança por produto. Sem isso, mesmo quando o estoque mínimo era atingido, o produto continuava disponível para venda. 

Por isso, é importante ter uma forma de impedir que produtos com estoque mínimo sejam vendidos até que uma reposição de estoque seja efetuada.

Assim, foi desenvolvida uma nova funcionalidade, que permite tornar o produto indisponível para venda quando o estoque mínimo for atingido.

Bling v3

As seguintes ações foram realizadas nesta atualização visando a atualização da integração com Bling para a v3.

Clientes

  • Envio de novos clientes Uappi → Bling
  • Atualização dos dados de cliente Uappi → Bling

Pedidos

  • Estrutura de classes
  • Mapeamento de status
  • Mapeamento de frete
  • Revisão configs
  • Envio de pedidos Uappi → Bling

Correções

Promoção no detalhe do produto

O frete promocional só era retornado caso houvesse produto no carrinho. Isso foi ajustado nesta atualização e o cálculo de frete da API de Front (/v2/front/shipment/product) retorna o frete promocional considerando o produto que está sendo cotado na rota.

Pedido de lista de compras com preço alterado no canal

Quando havia uma alteração no preço da lista de compras em um canal (exemplo: Netshoes) o pedido chegava na Uappi e o item era cadastrado com o preço registrado na Uappi, e não o do HUB. 

Com isso, havia uma divergência de valores nos itens.

Exemplo: na Uappi, uma lista custa R$ 100, mas na Netshoes, o preço é R$ 75. O sistema deveria registrar o preço correto, mas ao enviar o pedido para a Uappi, acabava registrando como R$ 100 ao invés de R$ 75.

Após correção, o preço considerado é o presente no HUB, e o cenário não apresenta mais esse erro.

E-mail Transacional — Pedido recebido | Boleto Itaú Shopline

Estava ocorrendo um erro em casos de envio de e-mail transacional. Quando o e-mail era relacionado aos pedidos recebidos, o envio não estava sendo realizado em compras via boleto.

Esse cenário foi corrigido nesta atualização pela equipe de desenvolvimento.

Módulo de tradução — análise de performance do carregamento

A Uappi recebeu relatos de lentidão no painel e feitas diferentes análises. Com elas, foi identificado que o plugin de tradução era o responsável pelo atraso em várias telas.

Também foram identificados problemas no checkout do site, onde por vezes a tradução não funcionava e a tela carregava em português-BR.

O problema foi corrigido pela equipe de desenvolvimento da Uappi.

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 24 de junho de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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