As atualizações constantes fazem da Uappi uma plataforma sempre atualizada, que busca a melhor experiência do seu usuário.
Por isso, a equipe de desenvolvimento apresentou implementações relacionadas ao pagamento, assinaturas e canais de venda. Além disso, outros recursos que também passaram por mudanças.
Continue lendo para entender o que mudou!
Exclusivo para B2B2C
Os desenvolvimentos a seguir são relacionados apenas às lojas com o modelo de negócio B2B2C.
Hierarquia de usuário
Fluxo de organograma
A visualização dos pedidos no painel da Uappi conforme a hierarquia estava apresentando problemas no painel. Por isso, foi necessário revisar a maneira como é feito o bloqueio.
Sendo assim, o recurso passou a considerar o usuário responsável pelo vendedor na hierarquia de pedidos, ao invés de considerar o perfil todo.
Assim, os vendedores que não são os “responsáveis” pelo cliente intermediador não conseguem mais acessar os pedidos deles.
Além disso, foi feita uma revisão da forma de implementar a hierarquia nos pedidos onde o intermediador realiza a compra para uso e consumo. Nesses pedidos o intermediador é salvo como o cliente final, já que não existe intermediação.
Configuração dos pagamentos em vendas intermediadas
Nos casos de solicitação de pagamento via e-mail, o cálculo da RT e os bloqueios de pedidos sempre o consideravam como um pagamento a prazo, mesmo que o vendedor/intermediador tenha a intenção de enviar o link apenas com pagamentos à vista.
Com esse desenvolvimento, o vendedor/intermediador tem a opção de sinalizar no checkout o tipo de pagamento antes de finalizar o pedido, assim, o sistema já considera essa informação no momento de calcular a RT e verificar os possíveis bloqueios.
Mix de pagamento
Cancelamento automático
Visando corrigir um problema que estava acontecendo no pagamento, deixando os pedidos parados, foi pensada esta melhoria. A equipe de desenvolvimento da Uappi criou um serviço para quando um dos pagamentos do mix for cancelado, estornar os demais pagamentos.
Importante: após os pagamentos serem cancelados/estornados, o status do pedido é atualizado para cancelado.
Matriz e filiais
Nesta atualização, foi desenvolvido o app de registro de filiais, onde todo cliente PJ poderá cadastrar filiais (CNPJ, razão social, ICMS/tributação, IE e nome fantasia), e no momento da compra será possível escolher em qual filial o pedido deverá ser finalizado.
Dessa forma, é permitido para o usuário mais de um CPF/CNPJ por e-mail, sendo possível selecionar para qual CNPJ quer comprar com o mesmo e-mail. Assim, a empresa terá apenas um cliente cadastrado na loja (único e-mail), porém, será possível variar as informações fiscais, e de endereço nos pedidos realizados.
Importante: todas as integrações (internas e via API v2) que acessarem esses pedidos, receberão as informações fiscais e o endereço da filial.
O sistema pode ser ativado em uma configuração presente em “Apps” > “Facilidades para o Cliente” > “Registro de filiais”. O app está disponível para lojas de todos os modelos de negócio.
Locais de exibição no pedido:
- detalhe do pedido no painel: exibição dos dados do cliente matriz ou filial em que o pedido foi finalizado;
- minha conta: detalhe do pedido na página de minha conta;
- API v2: consulta de pedidos com os dados do cliente matriz ou filial em que o pedido foi finalizado.
Multiestoque 2.0
Agrupamento
Foi realizada nesta etapa do desenvolvimento do multiestoque 2.0 a estruturação e implementação do agrupamento, além de tratar os tipos de produtos: produto, lista, conjunto, serviço, produtos indisponíveis (venda sem estoque inativa).
As seguintes regras foram aplicadas para o agrupamento do novo multiestoque:
- forçar atribuição do mesmo armazém de origem, ainda que o armazém válido para isso não tenha a maior prioridade;
- agrupar produtos que possuam o mesmo armazém de origem;
- agrupar produtos que possuam: o mesmo modal; modais diferentes que podem ser atendidos pela mesma transportadora; mesmo modal + produtos sem modal definido que podem ser entregues pela mesma transportadora.
Cálculo de frete
Nesta primeira etapa do desenvolvimento do cálculo de frete, foi realizada a estruturação de classes e tratados os preços dos produtos, com novas variáveis nas fórmulas.
Canais de vendas
Layout de e-mails
A configuração de layout de e-mail não considerava os canais de venda, fazendo o disparo de e-mail com a comunicação apenas do canal principal. Para tornar viável a diferenciação de layouts, canal por canal, aplicamos a alteração de canal nas configurações de layout e bloco de e-mail.
Dessa maneira, é possível realizar o cadastro de layouts personalizados seguindo a identidade visual e de comunicação de cada canal.
Página de aguarde
A Uappi já possuía uma configuração que permite colocar a loja em manutenção. Quando ela é ativada, o acesso ao site é bloqueado, portanto, os clientes ficam impedidos de navegar pelo site e realizar pedidos enquanto a loja está nessa situação.
Outra característica dessa funcionalidade é que, alguns processos automáticos do sistema também são interrompidos, como sincronizações, consultas, etc.
Sendo assim, foi criada uma nova configuração, que permite ao administrador da loja ativar e inativar a página de aguarde quando desejar. Além disso, com a atualização a loja pode personalizar as informações que serão exibidas na página de aguarde.
Importante: essa configuração é restrita a usuários do perfil Admin Master, portanto, o administrador da loja ou qualquer outro usuário que não tenha o perfil citado não tem acesso a ela.
Grupos de personalização
Já era possível na plataforma da Uappi cadastrar personalizações para o cliente poder customizar seus produtos, porém, não era possível realizar a criação de grupos para essas personalizações.
Este desenvolvimento foi implementado nesta atualização, com um botão no módulo de personalização, que permitirá a criação de grupos, seguindo as personalizações já cadastradas.
Dessa forma, o usuário Uappi pode criar quantos grupos forem necessários e também seguir apenas com personalizações soltas.
Importante: não é possível o vínculo de personalizações em mais de um grupo, caso dois grupos tenha uma personalização em comum deve ser cadastradas duas vezes e cada uma ser vinculada a um grupo.
O vínculo das personalizações pode ser feitas de duas formas, dentro de cada grupo ou na personalização, seguindo esses dois exemplos.
- Vínculo por grupo:
- Vínculo por personalização:
Salvar personalização do cliente
Quando o cliente realiza o cadastro de uma personalização em um pedido não era salvo nenhum tipo de histórico para que essa personalização seja reaproveitada em outro pedido. Portanto, agora a personalização é salva para ser reaproveitada futuramente pelo cliente.
Assinatura
Retentativa de pagamentos negados
Quando ocorre alguma falha ao criar o pedido recorrente, a assinatura é pausada automaticamente pelo sistema e nenhuma retentativa era realizada enquanto a assinatura permanecia nessa situação.
Existem diversas condições que podem pausar uma assinatura, inclusive ações causadas pelo próprio cliente, como, por exemplo:
- produto(s) está indisponível;
- assinatura sem endereço definido;
- falha ao calcular o frete;
- assinatura sem cartão definido;
- falha ao criar transação de pagamento (cartão inválido, falta de saldo, instabilidade no gateway);
- cancelamento do último pedido recorrente.
Com as configurações de e-mails da loja corretas, o cliente é notificado e pode manualmente reativar a assinatura.
Assim, a data do próximo pedido será atualizada e possibilitará uma nova tentativa. No entanto, em caso de nova falha, a assinatura volta para o status pendente e esse comportamento se repete, até que o pedido recorrente seja criado com sucesso.
Nesta atualização, o objetivo foi levar clareza ao cliente, comunicando que a situação da assinatura foi alterada, por haver uma falha ao gerar o pedido recorrente, e incentivar que ele mesmo realize tentativas manuais através da área restrita.
Através do painel Uappi, a loja pode alterar o status da assinatura, no entanto, essa ação manual se torna inviável quando a quantidade de assinaturas pausadas é alta.
Importante!
- As tentativas automáticas não dependem da ocorrência de uma falha específica, elas são realizadas quando qualquer falha, das citadas acima, ocorrer.
- Independentemente de qual seja o pedido recorrente, se houver falha, o sistema realizará as tentativas automáticas configuradas pela loja, respeitando a quantidade e o período definidos.
O usuário pode configurar a quantidade máxima de retentativas em “Apps” > “Força de vendas” > “Assinaturas”.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!