1. Home
  2. Atualizações
  3. Conheça as novas funcionalidades do painel | 01/12/2023

Conheça as novas funcionalidades do painel | 01/12/2023

As atualizações constantes fazem da Uappi uma plataforma sempre atualizada, que busca a melhor experiência do seu usuário. 

Por isso, a equipe de desenvolvimento apresentou implementações relacionadas ao pagamento, assinaturas e canais de venda. Além disso, outros recursos que também passaram por mudanças.

Continue lendo para entender o que mudou!

Exclusivo para B2B2C

Os desenvolvimentos a seguir são relacionados apenas às lojas com o modelo de negócio B2B2C.

Hierarquia de usuário

Fluxo de organograma

A visualização dos pedidos no painel da Uappi conforme a hierarquia estava apresentando problemas no painel. Por isso, foi necessário revisar a maneira como é feito o bloqueio. 

Sendo assim, o recurso passou a considerar o usuário responsável pelo vendedor na hierarquia de pedidos, ao invés de considerar o perfil todo. 

Assim, os vendedores que não são os “responsáveis” pelo cliente intermediador não conseguem mais acessar os pedidos deles. 

Além disso, foi feita uma revisão da forma de implementar a hierarquia nos pedidos onde o intermediador realiza a compra para uso e consumo. Nesses pedidos o intermediador é salvo como o cliente final, já que não existe intermediação.

Configuração dos pagamentos em vendas intermediadas

Nos casos de solicitação de pagamento via e-mail, o cálculo da RT e os bloqueios de pedidos sempre o consideravam como um pagamento a prazo, mesmo que o vendedor/intermediador tenha a intenção de enviar o link apenas com pagamentos à vista. 

Com esse desenvolvimento, o vendedor/intermediador tem a opção de sinalizar no checkout o tipo de pagamento antes de finalizar o pedido, assim, o sistema já considera essa informação no momento de calcular a RT e verificar os possíveis bloqueios.

Mix de pagamento

Cancelamento automático

Visando corrigir um problema que estava acontecendo no pagamento, deixando os pedidos parados, foi pensada esta melhoria. A equipe de desenvolvimento da Uappi criou um serviço para quando um dos pagamentos do mix for cancelado, estornar os demais pagamentos. 

Importante: após os pagamentos serem cancelados/estornados, o status do pedido é atualizado para cancelado.

Matriz e filiais

Nesta atualização, foi desenvolvido o app de registro de filiais, onde todo cliente PJ poderá cadastrar filiais (CNPJ, razão social, ICMS/tributação, IE e nome fantasia), e no momento da compra será possível escolher em qual filial o pedido deverá ser finalizado.

Dessa forma, é permitido para o usuário mais de um CPF/CNPJ por e-mail, sendo possível selecionar para qual CNPJ quer comprar com o mesmo e-mail. Assim, a empresa terá apenas um cliente cadastrado na loja (único e-mail), porém, será possível variar as informações fiscais, e de endereço nos pedidos realizados.

Importante: todas as integrações (internas e via API v2) que acessarem esses pedidos, receberão as informações fiscais e o endereço da filial.

O sistema pode ser ativado em uma configuração presente em “Apps” > “Facilidades para o Cliente” > “Registro de filiais”. O app está disponível para lojas de todos os modelos de negócio.

Locais de exibição no pedido:

  • detalhe do pedido no painel: exibição dos dados do cliente matriz ou filial em que o pedido foi finalizado;
  • minha conta: detalhe do pedido na página de minha conta;
  • API v2: consulta de pedidos com os dados do cliente matriz ou filial em que o pedido foi finalizado.

Multiestoque 2.0 

Agrupamento

Foi realizada nesta etapa do desenvolvimento do multiestoque 2.0 a estruturação e implementação do agrupamento, além de tratar os tipos de produtos: produto, lista, conjunto, serviço, produtos indisponíveis (venda sem estoque inativa). 

As seguintes regras foram aplicadas para o agrupamento do novo multiestoque:

  • forçar atribuição do mesmo armazém de origem, ainda que o armazém válido para isso não tenha a maior prioridade;
  • agrupar produtos que possuam o mesmo armazém de origem;
  • agrupar produtos que possuam: o mesmo modal; modais diferentes que podem ser atendidos pela mesma transportadora; mesmo modal + produtos sem modal definido que podem ser entregues pela mesma transportadora.

Cálculo de frete

Nesta primeira etapa do desenvolvimento do cálculo de frete, foi realizada a estruturação de classes e tratados os preços dos produtos, com novas variáveis nas fórmulas.

Canais de vendas

Layout de e-mails

A configuração de layout de e-mail não considerava os canais de venda, fazendo o disparo de e-mail com a comunicação apenas do canal principal. Para tornar viável a diferenciação de layouts, canal por canal, aplicamos a alteração de canal nas configurações de layout e bloco de e-mail.

Dessa maneira, é possível realizar o cadastro de layouts personalizados seguindo a identidade visual e de comunicação de cada canal.

Página de aguarde

A Uappi já possuía uma configuração que permite colocar a loja em manutenção. Quando ela é ativada, o acesso ao site é bloqueado, portanto, os clientes ficam impedidos de navegar pelo site e realizar pedidos enquanto a loja está nessa situação. 

Outra característica dessa funcionalidade é que, alguns processos automáticos do sistema também são interrompidos, como sincronizações, consultas, etc.

Sendo assim, foi criada uma nova configuração, que permite ao administrador da loja ativar e inativar a página de aguarde quando desejar. Além disso, com a atualização a loja pode personalizar as informações que serão exibidas na página de aguarde.

Importante: essa configuração é restrita a usuários do perfil Admin Master, portanto, o administrador da loja ou qualquer outro usuário que não tenha o perfil citado não tem acesso a ela.

Grupos de personalização

Já era possível na plataforma da Uappi cadastrar personalizações para o cliente poder customizar seus produtos, porém, não era possível realizar a criação de grupos para essas personalizações.

Este desenvolvimento foi implementado nesta atualização, com um botão no módulo de personalização, que permitirá a criação de grupos, seguindo as personalizações já cadastradas. 

Dessa forma, o usuário Uappi pode criar quantos grupos forem necessários e também seguir apenas com personalizações soltas.

Importante: não é possível o vínculo de personalizações em mais de um grupo, caso dois grupos tenha uma personalização em comum deve ser cadastradas duas vezes e cada uma ser vinculada a um grupo.

O vínculo das personalizações pode ser feitas de duas formas, dentro de cada grupo ou na personalização, seguindo esses dois exemplos.

  • Vínculo por grupo:
  • Vínculo por personalização:

Salvar personalização do cliente

Quando o cliente realiza o cadastro de uma personalização em um pedido não era salvo nenhum tipo de histórico para que essa personalização seja reaproveitada em outro pedido. Portanto, agora a personalização é salva para ser reaproveitada futuramente pelo cliente.

Assinatura

Retentativa de pagamentos negados

Quando ocorre alguma falha ao criar o pedido recorrente, a assinatura é pausada automaticamente pelo sistema e nenhuma retentativa era realizada enquanto a assinatura permanecia nessa situação.

Existem diversas condições que podem pausar uma assinatura, inclusive ações causadas pelo próprio cliente, como, por exemplo:

  • produto(s) está indisponível;
  • assinatura sem endereço definido;
  • falha ao calcular o frete;
  • assinatura sem cartão definido;
  • falha ao criar transação de pagamento (cartão inválido, falta de saldo, instabilidade no gateway);
  • cancelamento do último pedido recorrente.

Com as configurações de e-mails da loja corretas, o cliente é notificado e pode manualmente reativar a assinatura. 

Assim, a data do próximo pedido será atualizada e possibilitará uma nova tentativa. No entanto, em caso de nova falha, a assinatura volta para o status pendente e esse comportamento se repete, até que o pedido recorrente seja criado com sucesso.

Nesta atualização, o objetivo foi levar clareza ao cliente, comunicando que a situação da assinatura foi alterada, por haver uma falha ao gerar o pedido recorrente, e incentivar que ele mesmo realize tentativas manuais através da área restrita.

Através do painel Uappi, a loja pode alterar o status da assinatura, no entanto, essa ação manual se torna inviável quando a quantidade de assinaturas pausadas é alta.

Importante!

  • As tentativas automáticas não dependem da ocorrência de uma falha específica, elas são realizadas quando qualquer falha, das citadas acima, ocorrer.
  • Independentemente de qual seja o pedido recorrente, se houver falha, o sistema realizará as tentativas automáticas configuradas pela loja, respeitando a quantidade e o período definidos.

O usuário pode configurar a quantidade máxima de retentativas em “Apps” > “Força de vendas” > “Assinaturas”.

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 por

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA