A Uappi se empenha em entregar a melhor experiência para seus usuários, e para isso, realizou uma série de atualizações, que visam otimizar diversos aspectos do seu funcionamento.
Neste conteúdo, explicaremos todas as atualizações implementadas, destacando como elas irão beneficiar o usuário.
Leia com atenção e descubra como a Uappi está constantemente se aprimorando para oferecer o melhor para você!
Dashboard
No painel inicial da Uappi, são exibidas três informações que vem do Analytics Universal: acesso em tempo real, acessos diários e dispositivos.
Com a atualização do Google para o novo GA4, esses dados não serão mais disponibilizados. Sendo assim, foi necessário retirar esses campos com dados da dashboard da Uappi.
Tempo real:
Acessos diários:
Dispositivos:
Canais de venda
A ferramenta de canais de vendas permite,além da segmentação de clientes, gerenciar mais de um site através da plataforma Uappi. Visando melhorar a experiência do usuário, foram feitas algumas melhorias nessa funcionalidade, que serão mostradas a seguir.
Tabela e integrações de frete
O objetivo dessa atualização, foi facilitar o vínculo de tabelas de fretes com canais de vendas. Para isso, agora há uma configuração, ao criar e editar tabelas, para marcar os canais que serão vinculados.
Configuração de pagamento
Outro módulo que passou por melhoria para realizar a segmentação por canais de vendas, foi o de gerenciar pagamento.
Nesta atualização, foi feito o ajuste em três áreas: modo de parcelamento, configurações de boleto e desconto à vista.
Diferenciar GA por canal de venda
Quando o cliente possuía um canal de venda, com diferenciação de GA por canal e era realizada uma venda interna, o código GTM identificado era apenas do canal principal. Assim, era enviado para o GA do canal principal, sem segmentação por canal de venda.
Para solucionar isso, a equipe de desenvolvimento da Uappi passou a definir as configurações conforme o canal do pedido no serviço do sistema que passa periodicamente para envio ao GA.
Exclusivos para B2B2C
As atualizações seguintes foram aplicadas exclusivamente para lojas com o modelo de negócio B2B2C.
CNAEs — Validação de armazéns
Por questões fiscais, se o cliente PJ possuir CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) de revenda, os produtos não poderão ser despachados de determinados armazéns.
Portanto, é necessário existir uma forma da loja configurar, para cada armazém, um bloqueio para CNAEs que não podem ser atendidos por esses centros de distribuição.
O bloqueio pode ser realizado ao editar ou cadastrar um armazém em “Configurações” > “Armazém” > “Armazém”.
Também foi implementada uma validação no checkout que valida os CNAEs do cliente, para então retornar os armazéns de origem possíveis.
Essa validação é feita em pedidos de uso e consumo, onde o cliente intermediador também é o consumidor final, e numa venda intermediada, que existe o consumidor do tipo PJ.
Bloqueio de pedido
Na última atualização da plataforma, foi lançada a feature de bloqueio de pedidos, que serve para definir parâmetros específicos e bloquear os pedidos que se encaixam neles. Assim, precisam de aprovação de um usuário para serem finalizados.
Porém, só era possível realizar bloqueios por tipos de vendas. Nesta atualização, foi adicionada a possibilidade de bloqueios pelos demais valores, como alteração de preço, ERP e categoria de produtos.
Os seguintes tipos de bloqueio foram adicionados:
- por variação de preço;
- categoria de produto;
- reserva técnica (RT);
- tarifa de serviço (TS).
Lembre-se: também é possível segmentar o bloqueio para canais de vendas específicos.
Negociação — Valor do Frete
Em B2B2C, é possível negociar o valor subtotal do pedido, a funcionalidade foi adicionada recentemente. Nesta atualização, o cliente intermediador tem a possibilidade de negociar também o valor do frete.
Com isso, novos campos foram adicionados em “Apps” > “Checkout” > “Negociação”, como mostrado abaixo.
Venda internacional
Adaptações de idioma
Para finalizar a configuração que permite a compra em lojas Uappi em inglês, foram feitos ajustes finais nas traduções, que estão no checkout e minha-conta.
A configuração está em funcionamento, seguindo o caminho “Apps” > “Força de vendas” > “Venda internacional”, clicando no ícone de engrenagem.
Clicando no ícone de visualizar, você pode clicar na aba “Tradução” e visualizar o pacote de tradução de cada idioma, com todos os itens traduzidos.
Também é possível editar as traduções, no mesmo módulo, como o exemplo a seguir:
Ajustes
Na venda internacional, por se tratar de países diferentes, cada um com suas regras de endereço, foram feitos ajustes para otimizar o preenchimento dos formulários.
Com isso, a equipe da Uappi realizou os seguintes ajustes:
- remover o cálculo de frete no carrinho;
- remover a obrigatoriedade do campo “Bairro”;
- desativar o login facilitado quando há venda internacional ativa;
- correção nas informações adicionais que não estava salvando no checkout/cadastro, apenas na minha conta;
- remoção dos pontos de retirada durante as vendas internacionais;
Multiestoque — Agrupamento por armazém
O intuito deste desenvolvimento, é fazer o agrupamento dos produtos que compõem o carrinho em um armazém viável.
Para isso, será feita análise para identificar se os produtos presentes no carrinho poderão sair do mesmo armazém. Junto a isso, também é realizada a avaliação do tipo de frete, podendo assim realizar o agrupamento.
Para ativar essa regra, foi adicionado um campo para definir a prioridade na atribuição de armazéns, em “Configurações” > “Sistema” > “Multiestoque”.
Quando há a escolha por agrupamento, é realizada a validação no carrinho, e se for possível, todos os itens serão enviados do mesmo armazém.
A cotação do frete é feita somando todos os valores de cada item e também exibindo para o cliente o maior prazo dentre eles.
Endereço de faturamento — Checkout
Não era possível definir o endereço de entrega e de faturamento de formas distintas quando necessário. Sendo assim, por haver cenários que essa opção precisa ser viável no fechamento do pedido, foi adicionado esse fluxo de cadastro de endereço, sem travas iniciais.
Em “Sistema” > “Checkout” > “Entrega” foi implementada uma configuração para ativar ou desativar a possibilidade de alteração do endereço de faturamento.
Pagamento por e-mail
Recentemente, foram identificados alguns problemas relacionados ao link de pagamento. Existiam erros visíveis somente ao acessar o checkout através do link de pagamento.
Em marketplaces, no campo que deveria exibir o nome do seller, aparece loja Uappi, além do preço do produto está zerado.
Já em multiestoque, quando aplicado desconto à vista, no checkout do link de pagamento, o desconto era aplicado sobre o valor total do pedido (subtotal + frete), mesmo quando a configuração aplicar desconto à vista sobre o frete estava inativa.
Esses problemas foram solucionados pela equipe de desenvolvimento da Uappi e as telas e funcionalidades já estão sendo executadas corretamente.
Solicitações financeiras
Na última atualização da Uappi, o módulo para gerenciamento de comissões foi implementado com os fluxos funcionando corretamente. Agora, foram ajustados alguns pontos para a finalização do projeto.
Assim, foi realizada:
- renomeação do módulo para “Gerenciador de comissões”;
- criação de um novo campo para código externo;
- remoção periódica das notas fiscais no servidor (a partir de 3 meses);
- paginação na listagem de pedidos de cada comissão.
Melhorias gerais — Cadastro de Armazéns
Em outras atualizações, foram realizados ajustes no cadastro de armazéns para garantir a exibição de estoques e preços corretamente na API, além do painel para os conjuntos e listas de compras.
Pensando nisso, a equipe concretizou as seguintes melhorias:
- revisão de descontos/acréscimos de armazém quando há desconto/acréscimo do tipo de estoque em listas e conjuntos;
- removida a validação de CNPJ único na criação de armazém.
Ajustes
API v2 Backend
Link de rastreio
Existia um problema na rota de atualização do link de rastreio, também ao exibir isso em “Minha Conta”. O multi estoque atualizava corretamente, porém, quando eles acessavam o link de rastreio, tanto no painel como no minha conta, não havia redirecionamento.
No monoestoque, foi feito o ajuste no cadastro de link de rastreio, já no multi estoque foi necessário refinar o acesso ao link, resolvendo assim os problemas citados acima.
Integração Marketplaces
HUB de marketplace
Estava ocorrendo um problema com clientes que chegam à Uappi através de um cadastro do HUB de marketplace. Por isso, não era possível comprar na loja Uappi, com o sistema entendendo que o CPF informado já constava na base.
Devido à trava implementadas conforme a LGPD, esse acesso foi bloqueado em atualização anterior. Porém, pensando nesse cenário, foi criada uma exceção para esses clientes. Assim, agora a compra pode ser feita sem nenhum tipo de erro com o CPF cadastrado.
Lista de compra (kit de produtos)
Foi aplicada uma correção nas listas de compras fechadas com alteração de atributo. No momento de fechar o pedido, os valores dos itens da lista no carrinho ficavam zerados.
Se tratava de um erro no tratamento da lista de compras, que tentava buscar vínculo de um produto com atributo que não existia, assim, a aplicação buscava e não encontrava, o que resultava em erro.
Para solucionar isso, a equipe realizou a revisão e corrigiu o problema.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!