Os status dos pedidos são a identificação de cada etapa do pedido. Existem seis status padrões que não podem ser alterados, porém, é possível adicionar status intermediários conforme a necessidade. Eles servem também para auxiliar na identificação e acompanhamento dos pedidos atrasados.
Continue lendo para entender mais sobre os status no painel!
Entrando nos status
Os status são acessados no painel de “Pedidos”. Você pode selecionar um status já existente pela listagem ou clicando no ícone. Lembre-se de clicar em “Enviar” para salvar as informações se você entrar no detalhe do status.
Após acessar o detalhe do status de pedido, o primeiro bloco exibe o número do pedido, nome do cliente e data, permitindo identificar se está editando o pedido correto.
Status geral
Nesta área, é possível alterar o status do pedido. Além disso, você também pode adicionar status intermediários e selecioná-los. O status intermediário pode ser usado apenas como controle interno, não sendo visível na área restrita do cliente.
Os status padrão são:
- “Aguardando pagamento”;
- “Pago”;
- “Faturado”;
- “Enviado”;
- “Entrega realizada”;
- “Cancelado”.
Enviar SMS e e-mail para o cliente
O envio de SMS (caso esteja integrado) e o envio de e-mail sobre a alteração também pode ser realizado. Altere para “Inativo” quando não quiser enviar na alteração de status.
Observação
Neste campo podem ser inseridas informações úteis sobre a alteração de status, as informações preenchidas aqui não são enviadas aos clientes, sendo exibidas nas “Atividades Recentes”.
Atividades recentes
Todas as alterações de status são registradas nas atividades. Nesta área são exibidas mais informações sobre cada status, assim como as observações preenchidas em cada um. Além disso, é mostrado um histórico das modificações e por quais usuários elas foram feitas, se foi um automático do sistema ou se foi feita manualmente.
Criando um novo status
Se você quiser criar novos status, além dos que já existem, você pode acessar “Pedidos” > “Status”.
Os status principais não podem ser alterados, porém, é possível criar novos status intermediários. Para isso clique em “Novo status” e preencha as informações necessárias. Clique em “Enviar” para salvar.
Importante: deve ser selecionado um “status pai” obrigatoriamente, além da ordem que o novo status deve aparecer.
Entendendo as informações dos status
Inicialmente serão exibidos somente os status gerais, para visualizar os status intermediários clique na seta ao lado do ícone.
- Ícone: cada status base possui seu próprio ícone herdado pelos status intermediários;
- Ordem: é a ordem de exibição dos status, do menor para o maior;
- Nome: nome dado ao status;
- Prazo: é o tempo limite para o pedido permanecer neste status. Se um pedido permanecer nesse status por mais dias do que o que está configurado neste campo, eles serão contabilizados nos pedidos atrasados. Para saber mais sobre os pedidos em atraso confira nosso material sobre “Acompanhamento de pedidos”.
Configurando o prazo
Se houver necessidade de alterar o prazo de algum status, esta ferramenta pode ser utilizada. Clique no ícone e insira o prazo.
Ativar/Inativar
Se uma etapa do pedido não for mais utilizada, há a opção de apenas inativar ao invés de excluir este status.
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