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Recursos implementados e atualizações na interface da Uappi | 11/11/2022

A atualização da Uappi contou com desenvolvimentos em diferentes áreas, visando melhorar a experiência do usuário e corrigir erros que foram identificados. 

Continue lendo para entender mais sobre as atualizações!

Sincronizações manuais

Seguindo o desenvolvimento da integração com a wap.connect, foi implementado o novo módulo de sincronização, que é basicamente uma central de ações como forçar a sincronização de registros como produtos, pedidos ou fretes.

Esse módulo pode ser acessado em “Apps” > “wap.connect”.

Outro recurso adicionado, foi o histórico de sincronização, onde é possível consultar as requisições e os retornos obtidos após uma sincronização manual.

Correções no Paypal Plus 

Foram identificados alguns erros na utilização do Paypal Plus (Iframe), por isso foram aplicadas correções em diversos cenários nesta atualização.

Os seguintes cenários foram corrigidos: 

  • após inserir os dados do cartão e finalizar a compra, existe um processo que valida os valores do pedido, mas o valor possuía divergência em algumas ocasiões;
  • os juros não estavam sendo enviados corretamente;
  • os pedidos poderiam ser enviados aos Sellers (em casos de marketplace In) com valores divergentes;
  • o valor de desconto exibido no box de finalização não atualizava quando mudavam os valores no Paypal:
  • estorno e atualização de pedidos não funcionavam via painel;
  • Arredondamento de casas decimais no subtotal.

Pagamento

Validação em campos no checkout

Já existiam validações de preenchimento nos campos dos formulários ao clicar em “Finalizar pedido”. Ou seja, clicando em um campo a ser preenchido e depois fora do mesmo, a interface valida se o campo foi preenchido e se este preenchimento está dentro do padrão esperado para o campo. 

Caso um destes dois pontos não tenha sido contemplado, a interface destaca o campo e mostra uma mensagem.

Porém, não existia uma validação de sequência de preenchimento. Assim, o sistema não emitia o mesmo alerta indicado acima, que informaria que aquele campo deveria ser preenchido quando o cliente não interagia com o campo. 

Isso poderia causar o abandono da compra para alguns clientes, quando viam a sequência do “Finalizar Pagamento” bloqueada. Para solucionar isso, foi adicionada a validação de sequência de preenchimento que indica onde está o problema para prosseguir com a compra.

Pagamento por Armazém e Seller

A equipe da Uappi disponibilizou uma nova possibilidade no gerenciamento de pagamento para lojas multi armazéns. Agora, essas lojas podem dividir as transações de um pedido em diferentes contas do mesmo conector de pagamento.

Para realizar isso, foi criado um novo módulo para as configurações multi pagamento, que pode ser acessado em “Configurações” > “Pagamento” > “Configurações de multi pagamento”. Esse módulo está disponível apenas para o gateway de pagamento “Pagar.me”.

Minha conta

Através do “minha conta”, o consumidor conseguia visualizar o destinatário de um endereço cadastrado somente ao acessar o formulário de edição, o que acabava gerando alguns conflitos, fazendo com que a loja tivesse problemas. A interface era exibida como mostrado a seguir.

Detalhe do pedido:

Listagem de endereços:

Detalhes do endereço:

Pensando em melhorar a comunicação com o cliente, evitando a abertura de SAC e devolução dos pedidos, passamos a exibir o destinatário no resumo do endereço, diretamente na listagem ao acessar o menu “Endereço de entrega”, na minha-conta e também no detalhe do pedido, junto aos dados do endereço de entrega.

Cupom

A equipe da Uappi identificou a oportunidade de adicionar uma nova funcionalidade ao cupom. Como o uso dessa ferramenta promocional estava diretamente relacionado ao desconto, seja em valor fixo ou percentual, agora será possível, ao invés de apenas desconto, que o usuário vincule um brinde ao cupom.

Com isso, várias campanhas de brinde poderão ser utilizadas simultaneamente, sem que a aplicação do brinde seja automática no checkout, dependendo exclusivamente da aplicação de um cupom para obtenção do brinde.

Sistema de pontos

Na Uappi não era possível definir o prazo de validade dos pontos. Determinar um prazo para que esses pontos possam ser utilizados é importante para o lojista, isso pode trazer mais controle nas campanhas visto que agora é possível fazer segmentações na forma de gerar pontos.

Além disso, essa validade está presente no módulo principal do sistema de pontos e também nas regras.

WapRender

O objetivo deste desenvolvimento é que após ocorrer a renderização das páginas de filtro, seja possível escolher se a URL com os parâmetros de filtro deve ou não ser indexada.

Dessa maneira, quando um cliente entra no site, o conteúdo que ele vê não é o que foi processado no servidor e sim o conteúdo guardado em cache. 

Foi feito um ajuste no WapRender para renderizar também páginas de filtro. A configuração pode ser acessada em “Configurações” > “SEO” > “Indexar parâmetros de busca”.

Layout de aplicativos

A Uappi possui um módulo de apps, onde são exibidas algumas funcionalidades. Neste desenvolvimento, pensamos como melhorar a característica visual do módulo. 

Além disso, muitas integrações e funcionalidades que hoje se encontram nas configurações, serão transferidas para a central de aplicativos, facilitando a utilização por parte dos usuários.

API Facebook

Na Uappi, existe a API do pixel do Facebook, que foi criada para enviar os dados dos eventos que ocorrem no site. Estava ocorrendo um problema na API de pixel que ocasionava na perda de muitos dados, principalmente de dispositivos Apple. 

Sendo assim, foi criada uma API de tracking para solucionar esse problema. O uso dessa integração na Uappi faz com que a ativação desse recurso seja self-service, o cliente pode fazer isso facilmente direto da plataforma, sem precisar abrir um chamado.

Avise-me

Existiam situações em que a quantidade de avise-me pendente de um produto era superior à quantidade de estoque reposto. Essa situação gerava alguns problemas para a loja, visto que todos os clientes eram notificados quando o produto recebe uma entrada de estoque, ainda que a quantidade adicionada não atenda a todos os interessados.

Muitas vezes, ao visualizar o e-mail informativo sobre a disponibilidade do produto, ao acessar o site, o cliente se depara com o produto sem estoque novamente, o que propicia a abertura de reclamações via SAC.

Assim, a equipe da Uappi adicionou uma nova configuração que permite à loja definir a quantidade de produtos em estoque que é necessária para enviar as notificações de avise-me pendentes.

A nova configuração está presente em “Configurações” > “Módulos” > “Avise-me”, e também nas definições de estoque de cada produto.

Ajustes

Tabelas de frete: quando as tabelas de frete apresentam muitos registros acontecia o estouro de memória. Ou seja, quando a página de configurações era acessada dessa maneira, o usuário não conseguia gerenciar valores da tabela via painel.

Foram feitas algumas mudanças para solucionar esse problema, como:

  • limitar a visualização de registros por faixas de CEP;
  • implementar uma busca, permitindo ao usuário filtrar os registros por faixa de CEP, através do nome ou intervalo de CEP. O limite de registros, seguirá sendo respeitado;
  • exibir para o cliente quantas quantas faixas de CEP estão sendo impressas na tela e quantas existem no total;
  • adicionar o CEP de início e o CEP final, abaixo do label das faixas de CEP.

Paginação de atualização de estoque: a paginação implementada na cron (ação automática de rotina) “atualizar estoque” apresentou uma disfunção que impacta a atualização de estoque em lojas integradas ao ERP.

A atualização era realizada por página, onde a cada página 50 produtos eram atualizados, o problema é que ao chegar na última página, a aplicação não retornava para a primeira página, como deveria ocorrer, deixando assim, diversos produtos com o estoque desatualizado.

A equipe da Uappi corrigiu esse erro ajustando a lógica para que a atualização seja realizada sem desconsiderar nenhum item. 

Elasticsearch: estava ocorrendo um problema com lojas que utilizam o Elasticsearch como motor de busca que não tinham os preços dos produtos atualizados na listagem quando um agendamento atingia o prazo final. Isso acontecia apenas com os produtos que possuíam agendamento de preço.

A aplicação foi ajustada para que, quando o agendamento atingir a data e hora de expiração, os produtos relacionados ao agendamento sejam adicionados na fila, assim como ocorre quando o agendamento é criado ou editado via painel.

Outro ajuste feito nessas lojas foi que, ao realizar uma busca no site, produtos indisponíveis estavam sendo retornados antes de produtos disponíveis. Assim, após análise do time de suporte, a aplicação foi corrigida e os itens são exibidos corretamente.

Também em Elasticsearch, a busca foi adaptada para que o retorno respeite a segmentação por domínio de cada produto em multi sites.

Google Analytics: como o GA universal vai ser descontinuado em 07/23, os datalayers precisavam ser adequados para o novo padrão do GA4. Essa mudança foi feita em todas as páginas necessárias para atualizar segundo as novas métricas.

A nova versão pode ser ativada em uma nova configuração seguindo o caminho: “Configurações” > “Google” > “Google Analytics e GTM”. 

Carrinho: algumas lojas Uappi possuem clientes que realizam compras em grandes quantidades. Foi identificada uma irregularidade na interface do checkout/carrinho em relação ao box de quantidade dos produtos. 

Quando a quantidade escolhida é um valor com 3 casas decimais ou mais, a exibição do número ficava cortada, como na imagem a seguir:

O problema já foi corrigido pela equipe da Uappi e a exibição está sendo realizada corretamente.

Pagamento por e-mail: quando um pedido é finalizado via pagamento por e-mail, ele é criado com valores inteiros, ou seja, sem desconto ou juros. 

No entanto, o pagamento ainda não foi realizado, portanto, quando o consumidor inicia a conclusão da compra, é possível que ele escolha um meio de pagamento que modifique os valores do pedido, como acontece com o PIX ou boleto, que geralmente possuem desconto à vista, ou, a taxa de juros do parcelamento, quando se utiliza cartão de crédito. 

O pedido em si, tem os valores atualizados após o pagamento, porém, quando o pedido era consultado via API v2, os valores desatualizados eram exibidos, e o desconto ou juros não eram detalhados. Isso porque, o desconto ou juros não eram replicados nos sub pedidos, e a API não utiliza o pedido, mas sim os sub pedidos.

Foi feito o ajuste na aplicação para que, quando os valores do pedido forem alterados no pós-venda, os subpedidos sejam atualizados.

Para ver mais conteúdos sobre as atualizações da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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