Além das correções, que são parte de um trabalho constante da equipe de desenvolvimento da Uappi para otimizar a plataforma, novas ferramentas também foram implementadas nessa atualização.
Neste conteúdo você verá tudo de novo que foi adicionado e entenderá as alterações feitas.
Continue lendo para saber sobre as mudanças de maneira completa!
Liberação de SEO
Nos módulos de SEO existentes no painel, apenas o admin master podia acessar todos os recursos, o que limitava a sua utilização. Como solução, a equipe de Uappi implementou a “Super permissão” nas configurações, relacionado às definições de permissões nos usuários.
Exemplo de exibição com super permissão ativada:
Gift Card
A criação do gift card possibilita a venda prévia de saldo para uso no site, podendo ser de uso pessoal ou para presentear outra pessoa. Essa é uma ferramenta viável para antecipar o lucro, aumentar o faturamento e trabalhar na fidelização dos clientes.
Neste desenvolvimento implementamos a criação, resgate e uso do gift card. Foi criado um novo módulo, onde podem ser criados os gift cards, estabelecendo o valor e gerando código para resgate de forma automática.
Comparador de produtos
O comparador é um artefato que permite que o cliente selecione os produtos desejados no site e adicione numa interface que possibilita visualizar todas as características de cada item. A partir dessa perspectiva, é possível comparar as diferenças e semelhanças entre os produtos.
O time de front-end da Uappi tem trabalhado visando desenvolver um comparador de produtos. No entanto, não existia rota na API para esse tipo de necessidade.
Assim, foi disponibilizado um novo recurso na API front, para informar os produtos desejados e obter como retorno informações pertinentes para serem utilizadas num comparador.
Essa nova rota na API foi criada, possibilitando avanço no desenvolvimento do comparador de produtos da Uappi.
Recuperação de venda — Cupom no URL
Com essa atualização, a Uappi passou a permitir a utilização de cupons por URL nas recuperações de venda. Anteriormente, apesar de poder adicionar URL na recuperação de venda, o desconto não era considerado.
Assim, esse desenvolvimento possibilita a utilização desse campo com links que geram descontos, na recuperação de carrinho e pagamento.
Carrinho:
Pagamento:
API v2 — Aprovação manual de pagamentos
Os recursos que permitem aprovar ou cancelar um pagamento que depende de aprovação manual estavam restritos ao painel Uappi, portanto, somente os usuários da plataforma tinham acesso a tais funcionalidades.
Sendo assim, o objetivo deste desenvolvimento foi disponibilizar novas rotas na API v2 que permitam que aplicações externas realizem a consulta e atualizem a situação desses pagamentos.
Estorno e captura de pagamento por perfil
Visando restringir a visualização dos botões de captura e cancelamento da transação, apenas para usuários pré-selecionados, a equipe da Uappi realizou uma melhoria para os pedidos.
Assim, agora são exibidas as opções de captura e cancelamento da transação, somente para os usuários que possuem super permissão no módulo de pedidos.
Impressão de pedidos
No painel da Uappi, foi adicionada a possibilidade de ativar a personalização do PDF de impressão de pedidos pelo painel. O campo com essa definição pode ser acessado em “Apps” > “Impressão de pedidos”, clicando no ícone de engrenagem.
Assim, quando essa configuração está ativa, a impressão personalizada poderá ser visualizada também no painel, no detalhe de pedidos.
ClearSale Start
A ClearSale Start não foi implementada em nenhum pagamento via WAPI ou qualquer pagamento finalizado pelo novo processamento de pedidos da Uappi.
Com isso, os clientes que utilizam a ClearSale Start não tinham seus pedidos enviados para o antifraude. Por isso, nesta atualização foi realizada a conexão com a WAPI e todos os seus pagamentos.
ClearSale Total
Nesta atualização, foi implementada uma nova configuração, que permite que o administrador da loja defina se os pagamentos reprovados pela ClearSale Total, serão cancelados automaticamente.
Essa função pode ser acessada na configuração do conector da ClearSale Total em “Configurações” > “Pagamentos” > “Pagamento”.
Validações gerais — Canais de vendas
Nas configurações de mix de pagamento para canais de vendas, o processamento de pedidos via API é usado para implementá-lo.
Diante disso, estava ocorrendo um erro, ocasionando em que, quando a configuração de processamento de pedidos via API estava ativa no canal “filho” e inativa no canal “pai”, o mix de pagamentos não era exibido no canal “filho”.
Além disso, quando o usuário já tinha configurado os meios de pagamento, conectores e mix de pagamento na loja principal, não era possível levar essas definições para canais “filho” de maneira simples.
Assim, esses dois cenários foram corrigidos, exibindo as configurações corretamente nas situações citadas.
Selo
Segmentação por canal de vendas
No módulo de selo não era possível realizar a segmentação de selo por canal, dessa forma poderia haver uma comunicação incorreta de promoção, desconto ou lançamento dependendo do canal que o produto estivesse vinculado.
Assim, foi necessário realizar a segmentação dos selos por canal, possibilitando que o selo seja apresentado nos produtos apenas quando for vinculado no canal necessário.
Para solucionar esse cenário, foi criada uma pop-up, que pode ser acessada em “Produtos” > ícone de editar produto > “Canais de vendas” > ícone de editar canal de venda > “Selos”.
Vínculo de promoção
O fluxo de criação de promoção, criação e vinculo de selo aos produtos são feitos separadamente, assim, poderia haver divergência entre a vigência do selo e o prazo de permanência do selo nos produtos.
Para que a apresentação do selo siga o prazo de vigência da promoção, foi feito o vínculo entre promoção e selo, fazendo com que o prazo de apresentação do selo seja atrelado ao prazo da promoção, sem necessidade de ser programada nos produtos.
- Habilitar vinculo de promoção no selo: ao ter uma promoção vinculada, fazer o prazo do selo será considerado pela promoção.
- Não é possível definir um prazo para o selo no cadastro do produto quando vinculado.
Retira em loja
Agrupamento por carrinho
O objetivo deste desenvolvimento foi realizar as implementações necessárias para as lojas conseguirem disponibilizar o ponto de retirada, tanto em carrinhos agrupados como também em carrinhos com split de pedidos.
Para que um ponto de retirada seja retornado como opção de frete, quando o multiestoque está ativo, é necessário que todas as condições abaixo sejam atendidas:
- o armazém atribuído ao produto deve ter vínculo com algum ponto de retirada;
- o(s) ponto(s) de retirada deve estar disponível para faixa de CEP utilizada na cotação;
- os produtos devem permitir retirada em loja.
Com este desenvolvimento, caso o carrinho esteja agrupado e todas as condições atendidas, o checkout retornará a opção de ponto de retirada no carrinho e disponibilizará todos os pontos possíveis para o armazém e faixa de CEP no checkout/endereço. Assim como ocorre no monoestoque.
Se um ou mais produtos não permitirem o retira em loja, ainda que as demais condições sejam atendidas, o checkout não deve retornar o ponto de retirada como opção de frete.
Novas regras para disponibilização
Na segunda etapa de desenvolvimento de novas regras de disponibilização para o “Retira em loja”, visando implementar mais meios de filtrar a exibição de pontos de retirada multiestoque, foi adicionada uma nova definição.
Esta nova possibilidade permite adicionar uma quantidade máxima de produtos que serão permitidos na retirada em loja, porque os pontos de retirada podem ter limitações de espaço físico.
O novo campo pode ser acessado em “Configurações” > “Fretes” > “Ponto de Retirada Multiestoque” > “Editar ponto de retirada multiestoque”.
Correções e melhorias
Erro ao inserir CVV
Foi identificado um problema em alguns pagamentos por cartão de crédito, que apresentavam erro.
Ao realizar a análise identificou-se que quando o CVV de cartão de crédito era inserido com um 0 a esquerda (exemplo: 080) havia um tratamento nesse número que acabava removendo o 0 a esquerda (mudando para 80), causando erro no CVV.
Nesta atualização, esse cenário foi corrigido e o CVV pode ser inserido sem acarretar erros.
Importante: esse fluxo só ocorre nos pedidos processados via API.
Cálculo de frete em produtos do tipo serviço
Após análises, a equipe de desenvolvimento da Uappi identificou que na cotação do frete tipo Fórmula existia uma inconsistência. Assim, quando os produtos eram retirados e inseriam outros produtos normais no carrinho, o produto tipo serviço acaba cobrando um valor de frete.
Como solução desse cenário, a Uappi implementou mais validações, que não permitem que esse erro ocorra novamente na plataforma.
Pedidos sem canal de vendas
Estava ocorrendo um problema no pagamento por e-mail, que retornava erro quando o usuário clicava no link para pagamento em canais de venda secundários. Assim, quando falhava um pedido, esse erro ocorria no vínculo com o pedido para a retentativa.
Para corrigir isso, foi feito um ajuste específico no sistema, adaptando o vínculo a este cenário, solucionando o problema citado acima.
Paginação — Minha Conta
Foi realizada revisão e ajuste na paginação de todas as telas da área Minha Conta (Pedidos, assinaturas, histórico do sistema de pontos, cartões). Assim, todos os erros que ocorriam foram corrigidos.
Acessar nota fiscal
O link que leva até a nota fiscal, exibido para cada item no módulo de pedidos do painel, foi ajustado, aplicando a mesma lógica utilizada em “Minha conta”.
Assim, o botão de “Acessar nota fiscal” agora leva diretamente para o PDF da NF, caso o campo “nf_url” esteja preenchido, senão, será feito o redirecionamento para a URL fixa da receita.
Importante: no painel da Uappi, o link de nota fiscal só é exibido nos pedidos multiestoque.
Exclusivas para B2B2C
Os desenvolvimentos a seguir foram implementados somente para lojas com modelo de negócio B2B2C.
Negociação — Arrendondamento
No seguinte desenvolvimento, foi realizado um estudo para entender a causa de divergências que estavam ocorrendo nos arredondamentos de valores na negociação, e avaliar possíveis soluções.
Algumas negociações interferem diretamente outros valores do checkout, como, por exemplo, a negociação do subtotal e a reserva técnica; por isso, o seu correto funcionamento é primordial. Para essa análise foi preciso analisar todas as possíveis formas de negociação:
- edição de preço por produto;
- negociação do subtotal, incluindo a alteração direta do subtotal (R$) e a variação (% e R$);
- reserva técnica (% e R$);
- tarifa de serviço (% e R$);
- negociação do frete.
Foi realizada a correção destes cenários após as análises e o arredondamento já está sendo realizado da maneira ideal.
Reserva técnica
Um problema foi identificado nesta atualização, relacionado à negociação do frete, que estava modificando o valor de RT que o usuário definiu manualmente. O erro ocorria quando o usuário realizava o seguinte passo a passo:
- negociação do subtotal, seja de desconto ou acréscimo;
- reserva técnica será recalculada automaticamente pelo checkout;
- alteração na RT manualmente;
- alteração no valor do frete, para mais ou menos;
- concluída a negociação;
- voltando na pop-up, os valores de RT ficam diferentes do que foi configurado manualmente. Dessa forma, os valores apresentados são os que o checkout recalculou automaticamente.
O cenário descrito acima foi corrigido pela equipe de desenvolvimento da Uappi e o usuário pode realizar os processos normalmente.
Receita WS
Quando a integração com a Receita WS foi desenvolvida, a consulta foi implementada somente no cadastro de cliente do painel. Para a operação de vendas da loja, é necessário que o CNPJ de clientes cadastrados via checkout também seja consultado.
Por isso, implementamos a consulta na Receita WS no cadastro de clientes feitos via checkout em vendas intermediadas, como no exemplo abaixo.
Além disso, também foi adicionada uma configuração no app da Receita WS, permitindo que a loja ative o cadastro automático do endereço quando a consulta for realizada.
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Bloqueio de pedido
Tipo variação de preço e mix de pagamento
Nas últimas atualizações da Uappi, foram realizados desenvolvimentos relacionados ao desconto possível, que permite segmentar a reserva técnica a receber conforme o tipo de pagamento escolhido pelo cliente.
Essa segmentação ainda não havia sido implementada no mix de pagamentos, e nesse desenvolvimento, as regras de comportamento de desconto e bloqueio de pedidos passaram a valer também nessa modalidade de pagamento.
Além disso, no caso de pagamentos por e-mail, quando o intermediador selecionar “Pagamento por e-mail” e não houver nenhum outro bloqueio além do bloqueio de desconto, não será gerado um bloqueio.
Caso o cliente final pague a vista, a reserva técnica é calculada e gerada corretamente sem passar por bloqueio, porém, caso ele pague a prazo, é recalculada a RT, porém sem gerar bloqueio posteriormente.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!