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Importância das políticas no e-commerce

E-commerce ou comércio eletrônico é o comércio realizado por meio da internet, e diversos tipos de relações comerciais estão incluídas nesta definição: seja entre empresas e consumidores, empresas e empresas ou entre consumidor e consumidor.

A legislação do e-commerce é composta, principalmente, de três materiais: o Código de Defesa do Consumidor (CDC); o Decreto nº 7.962/2013, que completou as lacunas e passou a vigorar em paralelo ao CDC, tornando-se o principal regulamento do e-commerce no Brasil; e mais recentemente com a LGPD, lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020. 

As políticas de vendas e privacidade dos e-commerces são um conjunto de normas e diretrizes adotadas pela empresa no que se refere ao uso de dados dos consumidores e à comercialização de produtos e serviços.

Esses documentos buscam articular os mais diferentes aspectos relacionados às vendas e a privacidade dos usuários, como entrega, suporte técnico, troca de mercadoria, formas de pagamento e afins.

Esse conjunto de políticas estabelece as regras que dão o direcionamento para os processos comerciais da empresa tanto para vendedores como para clientes.

Por que é importante ter políticas em seu e-commerce?

Ter políticas de vendas e privacidade bem estabelecidas é importante para padronizar determinados procedimentos comerciais e evitar ambiguidades. Por exemplo, se um e-commerce não deixar claro em suas políticas como é o procedimento de entrega de seus pedidos, o cliente final pode reclamar dos prazos de entrega.  

Sendo assim, a criação e implementação das políticas ajuda para o bom funcionamento do negócio, além disso, a definição de diretrizes claras favorece no alcance de resultados e gera credibilidade para o e-commerce. 

Como fazer uma política de vendas e de privacidade?

Para criar suas políticas de venda e privacidade, você deve elencar todos os procedimentos padrão de seu negócio, em relação à maneira como se relaciona com seus clientes e consolidar tudo isso em um documento formal.

Esse conteúdo costuma abordar temas como:

  • trocas e devoluções;
  • prazos de entrega; 
  • assistência técnica;
  • prazos de pagamento;
  • taxa de juros;
  • parcelamento.

Veja alguns exemplos práticos que separamos pra você:

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Atualizado em 22 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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