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Conheça as novas funcionalidades do painel | 01/12/2023

As atualizações constantes fazem da Uappi uma plataforma sempre atualizada, que busca a melhor experiência do seu usuário. 

Por isso, a equipe de desenvolvimento apresentou implementações relacionadas ao pagamento, assinaturas e canais de venda. Além disso, outros recursos que também passaram por mudanças.

Continue lendo para entender o que mudou!

Exclusivo para B2B2C

Os desenvolvimentos a seguir são relacionados apenas às lojas com o modelo de negócio B2B2C.

Hierarquia de usuário

Fluxo de organograma

A visualização dos pedidos no painel da Uappi conforme a hierarquia estava apresentando problemas no painel. Por isso, foi necessário revisar a maneira como é feito o bloqueio. 

Sendo assim, o recurso passou a considerar o usuário responsável pelo vendedor na hierarquia de pedidos, ao invés de considerar o perfil todo. 

Assim, os vendedores que não são os “responsáveis” pelo cliente intermediador não conseguem mais acessar os pedidos deles. 

Além disso, foi feita uma revisão da forma de implementar a hierarquia nos pedidos onde o intermediador realiza a compra para uso e consumo. Nesses pedidos o intermediador é salvo como o cliente final, já que não existe intermediação.

Configuração dos pagamentos em vendas intermediadas

Nos casos de solicitação de pagamento via e-mail, o cálculo da RT e os bloqueios de pedidos sempre o consideravam como um pagamento a prazo, mesmo que o vendedor/intermediador tenha a intenção de enviar o link apenas com pagamentos à vista. 

Com esse desenvolvimento, o vendedor/intermediador tem a opção de sinalizar no checkout o tipo de pagamento antes de finalizar o pedido, assim, o sistema já considera essa informação no momento de calcular a RT e verificar os possíveis bloqueios.

Mix de pagamento

Cancelamento automático

Visando corrigir um problema que estava acontecendo no pagamento, deixando os pedidos parados, foi pensada esta melhoria. A equipe de desenvolvimento da Uappi criou um serviço para quando um dos pagamentos do mix for cancelado, estornar os demais pagamentos. 

Importante: após os pagamentos serem cancelados/estornados, o status do pedido é atualizado para cancelado.

Matriz e filiais

Nesta atualização, foi desenvolvido o app de registro de filiais, onde todo cliente PJ poderá cadastrar filiais (CNPJ, razão social, ICMS/tributação, IE e nome fantasia), e no momento da compra será possível escolher em qual filial o pedido deverá ser finalizado.

Dessa forma, é permitido para o usuário mais de um CPF/CNPJ por e-mail, sendo possível selecionar para qual CNPJ quer comprar com o mesmo e-mail. Assim, a empresa terá apenas um cliente cadastrado na loja (único e-mail), porém, será possível variar as informações fiscais, e de endereço nos pedidos realizados.

Importante: todas as integrações (internas e via API v2) que acessarem esses pedidos, receberão as informações fiscais e o endereço da filial.

O sistema pode ser ativado em uma configuração presente em “Apps” > “Facilidades para o Cliente” > “Registro de filiais”. O app está disponível para lojas de todos os modelos de negócio.

Locais de exibição no pedido:

  • detalhe do pedido no painel: exibição dos dados do cliente matriz ou filial em que o pedido foi finalizado;
  • minha conta: detalhe do pedido na página de minha conta;
  • API v2: consulta de pedidos com os dados do cliente matriz ou filial em que o pedido foi finalizado.

Multiestoque 2.0 

Agrupamento

Foi realizada nesta etapa do desenvolvimento do multiestoque 2.0 a estruturação e implementação do agrupamento, além de tratar os tipos de produtos: produto, lista, conjunto, serviço, produtos indisponíveis (venda sem estoque inativa). 

As seguintes regras foram aplicadas para o agrupamento do novo multiestoque:

  • forçar atribuição do mesmo armazém de origem, ainda que o armazém válido para isso não tenha a maior prioridade;
  • agrupar produtos que possuam o mesmo armazém de origem;
  • agrupar produtos que possuam: o mesmo modal; modais diferentes que podem ser atendidos pela mesma transportadora; mesmo modal + produtos sem modal definido que podem ser entregues pela mesma transportadora.

Cálculo de frete

Nesta primeira etapa do desenvolvimento do cálculo de frete, foi realizada a estruturação de classes e tratados os preços dos produtos, com novas variáveis nas fórmulas.

Canais de vendas

Layout de e-mails

A configuração de layout de e-mail não considerava os canais de venda, fazendo o disparo de e-mail com a comunicação apenas do canal principal. Para tornar viável a diferenciação de layouts, canal por canal, aplicamos a alteração de canal nas configurações de layout e bloco de e-mail.

Dessa maneira, é possível realizar o cadastro de layouts personalizados seguindo a identidade visual e de comunicação de cada canal.

Página de aguarde

A Uappi já possuía uma configuração que permite colocar a loja em manutenção. Quando ela é ativada, o acesso ao site é bloqueado, portanto, os clientes ficam impedidos de navegar pelo site e realizar pedidos enquanto a loja está nessa situação. 

Outra característica dessa funcionalidade é que, alguns processos automáticos do sistema também são interrompidos, como sincronizações, consultas, etc.

Sendo assim, foi criada uma nova configuração, que permite ao administrador da loja ativar e inativar a página de aguarde quando desejar. Além disso, com a atualização a loja pode personalizar as informações que serão exibidas na página de aguarde.

Importante: essa configuração é restrita a usuários do perfil Admin Master, portanto, o administrador da loja ou qualquer outro usuário que não tenha o perfil citado não tem acesso a ela.

Grupos de personalização

Já era possível na plataforma da Uappi cadastrar personalizações para o cliente poder customizar seus produtos, porém, não era possível realizar a criação de grupos para essas personalizações.

Este desenvolvimento foi implementado nesta atualização, com um botão no módulo de personalização, que permitirá a criação de grupos, seguindo as personalizações já cadastradas. 

Dessa forma, o usuário Uappi pode criar quantos grupos forem necessários e também seguir apenas com personalizações soltas.

Importante: não é possível o vínculo de personalizações em mais de um grupo, caso dois grupos tenha uma personalização em comum deve ser cadastradas duas vezes e cada uma ser vinculada a um grupo.

O vínculo das personalizações pode ser feitas de duas formas, dentro de cada grupo ou na personalização, seguindo esses dois exemplos.

  • Vínculo por grupo:
  • Vínculo por personalização:

Salvar personalização do cliente

Quando o cliente realiza o cadastro de uma personalização em um pedido não era salvo nenhum tipo de histórico para que essa personalização seja reaproveitada em outro pedido. Portanto, agora a personalização é salva para ser reaproveitada futuramente pelo cliente.

Assinatura

Retentativa de pagamentos negados

Quando ocorre alguma falha ao criar o pedido recorrente, a assinatura é pausada automaticamente pelo sistema e nenhuma retentativa era realizada enquanto a assinatura permanecia nessa situação.

Existem diversas condições que podem pausar uma assinatura, inclusive ações causadas pelo próprio cliente, como, por exemplo:

  • produto(s) está indisponível;
  • assinatura sem endereço definido;
  • falha ao calcular o frete;
  • assinatura sem cartão definido;
  • falha ao criar transação de pagamento (cartão inválido, falta de saldo, instabilidade no gateway);
  • cancelamento do último pedido recorrente.

Com as configurações de e-mails da loja corretas, o cliente é notificado e pode manualmente reativar a assinatura. 

Assim, a data do próximo pedido será atualizada e possibilitará uma nova tentativa. No entanto, em caso de nova falha, a assinatura volta para o status pendente e esse comportamento se repete, até que o pedido recorrente seja criado com sucesso.

Nesta atualização, o objetivo foi levar clareza ao cliente, comunicando que a situação da assinatura foi alterada, por haver uma falha ao gerar o pedido recorrente, e incentivar que ele mesmo realize tentativas manuais através da área restrita.

Através do painel Uappi, a loja pode alterar o status da assinatura, no entanto, essa ação manual se torna inviável quando a quantidade de assinaturas pausadas é alta.

Importante!

  • As tentativas automáticas não dependem da ocorrência de uma falha específica, elas são realizadas quando qualquer falha, das citadas acima, ocorrer.
  • Independentemente de qual seja o pedido recorrente, se houver falha, o sistema realizará as tentativas automáticas configuradas pela loja, respeitando a quantidade e o período definidos.

O usuário pode configurar a quantidade máxima de retentativas em “Apps” > “Força de vendas” > “Assinaturas”.

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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