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Como usar o módulo de troca/devolução nos pedidos?

A maneira de uma loja lidar com a troca e devolução de produtos é essencial para o usuário ter uma boa experiência. Por isso, a Uappi visa tornar esse processo prática e simples, assim como você verá neste conteúdo. 

Boa leitura!

Acesso do Cliente

O cliente pode acessar a área de troca e devolução clicando em seu nome na

seção “Minha Conta” do site. 

Nesta área, ele terá opções para visualizar seus pedidos, desejos e as opções de troca e devolução.

Processo de Troca e Devolução

Para iniciar o processo de troca e devolução do pedido desejado, o cliente deve selecionar um pedido que já está definido como entregue. 

Ele pode escolher o produto a ser trocado, selecionar o motivo (Exemplo: não gostei da cor), e a forma de devolução (postagem ou recolhimento).

As opções de substituição do produto incluem troca por outro item, solicitação de voucher, ou restituição do valor.

Troca por Voucher

Ao solicitar uma troca, o cliente pode optar por receber um voucher que poderá ser utilizado em compras futuras.

Após a postagem do produto para troca, o operador da loja pode controlar o status da solicitação, definindo como “Aguardando Envio” ou “Produto Recebido”.

Assim que o processo de troca é finalizado, o cliente pode receber um voucher para utilizar

em sua próxima compra, com o valor disponível na conta.

Como identificar os pedidos cancelados por troca ou devolução

Para acessar o módulo de trocas e devoluções no painel, você precisa acessar a aba de “Pedidos” e clicar em “Trocas e devoluções”.

Status dos pedidos

Nesta listagem você pode ver o status dos pedidos que estão designados para troca e devolução.

Existem cinco status usados para identificar cada etapa de um pedido, não é possível alterá-los, mas é possível criar status intermediários para cada um deles. 

Alteração dos status

Após criar os status intermediários, você poderá alterar o status do pedido e selecionar o status intermediário pertinente. Isso pode ser feito clicando no ícone da coluna “Status”.

Identificar o Pedido

A identificação dos pedidos com status de troca ou devolução pode ser feita por meio de um filtro na plataforma. Além disso, também é possível emitir relatórios. Veja abaixo os dois casos:

Filtrar pela plataforma

No módulo de pedidos é possível aplicar filtros nos status dos pedidos, facilitando a identificação. Para aplicar o filtro, veja o exemplo abaixo:

Filtrar pelo relatório

Você pode também exportar os pedidos para o Excel. Caso precise ver como gerar um relatório, clique aqui.

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 7 de junho de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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