O que é o antifraude da Uappi?
O antifraude é uma camada extra de segurança oferecida pela Uappi em conjunto com os gateways de pagamento integrados, como Pagar.me, Vindi e PagBank.
Ele pretende identificar e bloquear transações suspeitas automaticamente, evitando prejuízo por fraudes e chargebacks.
Antifraude funciona na prática
Ao ativar o antifraude, todas as compras realizadas por cartão de crédito passam por uma análise antes da confirmação. Nessa análise, são verificados dados como:
- nome e CPF do comprador;
- endereço de entrega;
- histórico de compras;
- padrões comportamentais;
- geolocalização e IP.
Se a compra for considerada suspeita, o sistema pode recusar automaticamente a transação e solicitar uma análise manual (em alguns casos, dependendo do gateway).
Como ativar o antifraude na Uappi
A configuração do antifraude é feita diretamente no módulo de pagamento da plataforma Uappi, e envolve duas etapas principais: o registro do conector antifraude e a ativação da configuração desejada.
1. Cadastrando o conector antifraude
- Acesse o menu lateral: Configurações > Pagamento > Pagamento
- Role até a seção “Conectores antifraude”
- Clique no ícone de edição do conector desejado
- Preencha os campos solicitados com as credenciais fornecidas pela empresa de antifraude contratada.
📌 As informações exigidas podem variar dependendo do conector. Preencha com atenção e clique em “Salvar”.
2. Definindo as regras do antifraude
Ainda na tela de pagamento, você verá a área de Suas configurações de antifraude.
- Clique em editar;
- Selecione o conector antifraude previamente configurado;
- Defina os seguintes campos:
- valor mínimo para análise: abaixo desse valor, o antifraude não será aplicado
- ação automática: configure o que deve acontecer com pedidos aprovados/reprovados automaticamente.
- Clique em Salvar.
Clearsale Total — Aprovação automatizada
O Clearsale Total é o conector responsável pela análise automatizada dos pedidos. Quando ativado corretamente, ele aprova ou reprova pedidos automaticamente, com base em critérios comportamentais e históricos.
Pronto! Após essas etapas, o antifraude estará ativo e será aplicado automaticamente nos próximos pedidos realizados em sua loja, conforme as regras definidas.
Como visualizar o status do antifraude nos pedidos
Você pode visualizar o antifraude no módulo de Pedidos. O ícone dele aparece do lado direito dos pedidos finalizados com cartão de crédito.
- Acesse um pedido feito via cartão de crédito;
- Na lateral direita, localize a seção Transações;
- Verifique o status do antifraude:
- aprovado;
em análise; - rejeitado.
- aprovado;
Dúvidas frequentes
- Pedidos reprovados pelo antifraude são cancelados automaticamente?
Sim. Se o gateway reprovar a transação, o pedido na Uappi será cancelado automaticamente.
Precisa de ajuda?Acesse nossa Central de Ajuda para saber mais sobre a plataforma Uappi.