A segmentação é um conjunto de regras aplicadas no cupom ou promoção para definir quais produtos receberão e quais produtos não receberão o desconto. Também é possível aplicar regras de acordo com a quantidade de pedidos do cliente que for utilizá-lo.
Nesse artigo vamos ajudar você a entender como utilizar essa ferramenta. Ela tem as mesmas configurações tanto dentro do módulo de cupons quanto dentro do módulo de promoções.
Caminho cupom: “Promocionais” > “Cupons” > “Editar” e depois em “Segmentação”, como no exemplo abaixo:
Caminho promoção: “Promocionais” > “Promoções” > “Editar” e depois em “Segmentação”:
Segmentação
A segmentação permite a você escolher quais produtos poderão receber o desconto do cupom.
- Segmentação por cliente
- Segmentação por categorias
- Segmentação por landing page
- Segmentação por marcas
- Segmentação por produtos
Permite configurar se o cliente poderá usar ou não o tipo de desconto, de acordo com a quantidade de pedidos que ele possui.
- Todos os clientes: Permite que o cupom ou promoção seja aplicado nas compras de todos os clientes, independente da quantidade de pedidos que eles possuam.
- Limite de compras: Com base na quantidade de pedidos que o cliente possui, é possível permitir ou não que ele use o desconto.
Importante: Essa regra no módulo de cupom, configura o cupom para que possa ser aplicado apenas por clientes que não possuam nenhum pedido. Esta é a configuração de um cupom de primeira compra!
Você pode configurar o cupom ou promoção para aplicar o desconto em todos os produtos de uma ou mais categorias, sem a necessidade de segmentar produto por produto.
- Todas as categorias: Configura o desconto nos produtos de todas as categorias.
- Selecionar categorias: Aqui você pode determinar quais as categorias de produtos que poderão receber o desconto.
- Desabilitar Filtro: Não aplica a segmentação por categorias.
Você pode configurar o cupom ou promoção de forma a aplicar o desconto em todos os produtos de uma única landing page ou mais.
- Todas as landing pages: Configura o desconto nos produtos de todas as landing pages.
- Selecionar landing page: Aqui você pode configurar quais landing pages poderão receber o desconto.
- Desabilitar Filtro: Não aplica a segmentação por landing page.
Permite a você configurar o desconto em todos os produtos de uma ou mais marcas.
- Todas as marcas: Configura o desconto nos produtos de todas as marcas.
- Selecionar marcas: Aqui você pode configurar o desconto nos produtos das marcas que você selecionar.
- Desabilitar FIltro: Não aplica a segmentação por marcas.
Você pode escolher em quais produtos será aplicado o desconto. Para selecionar os produtos, insira o SKU e clique em “Adicionar”.
Importante: Para salvar as informações clique em “Enviar”.
Segmentação negativa
A segmentação negativa serve como uma exceção, por exemplo, ao configurar a Segmentação como “Todas as categorias” e a Segmentação negativa como “Selecionar categorias” e selecionar a categoria “Decoração”. O desconto do cupom poderá ser aplicado nos produtos de todas as categorias, exceto nos produtos da categoria “Decoração”.
- Selecionar categorias: Aqui você pode configurar o cupom ou promoção para não aplicar o desconto nos produtos das categorias selecionadas.
- Desabilitar Filtro: Desabilita a segmentação negativa por categorias.
- Selecionar landing page: Você pode configurar o cupom ou promoção para não aplicar o desconto nos produtos das landing pages selecionadas.
- Desabilitar Filtro: Desabilita a segmentação negativa por landing pages.
- Selecionar marcas: Você consegue configurar para que o tipo de desconto não seja aplicado nos produtos das marcas selecionadas.
- Desabilitar Filtros: Desabilita a segmentação negativa por marcas.
Nessa configuração é possível escolher em quais produtos o desconto não poderá ser aplicado, basta inserir o SKU do produto e clicar em “Adicionar”.
Atenção: Se o produto possui associados(variações) com SKUs próprios é preciso inseri-los na segmentação negativa também.
Importante: Para salvar as informações clique em “Enviar”.