Os produtos são parte essencial da loja virtual, por isso o cadastro deles precisa ser feito corretamente para evitar problemas e propiciar uma boa experiência ao seu consumidor.
Continue lendo para entender como realizar esse processo!
Cadastrando um novo produto
Siga o caminho “Produtos” > “Todos os produtos” e clique em “Novo produto”, para acessar o cadastro.
Preencha todas as informações corretamente e clique em “Enviar” para salvar. Importante: todas as informações que possuírem um asterisco (*) são obrigatórias.
Feito isso, volte para a listagem e procure pelo produto que acabou de criar, ainda é preciso preencher mais alguns itens para liberar o produto.
Você verá uma mensagem dizendo que o produto não está liberado e quais itens ainda precisam ser preenchidos.
Entendendo as informações gerais
Nome e adicional ao nome: adicione o nome do produto e se quiser adicionar alguma informação a ele pode usar o campo “Adicional ao nome”.
O adicional ao nome ajuda a especificar o produto caso ele seja uma variação de cor, por exemplo, além de influenciar na geração da URL, que será gerada conforme o “Nome” e “Adicional ao nome”.
Categoria principal: esta é uma informação obrigatória e crucial para a liberação do produto no site. Por isso, lembre-se de selecionar qual será a categoria principal que seu produto irá aparecer.
Se após a liberação do produto esse vínculo for desfeito e o cadastro ficar dessa forma.
Assim, a estrutura do produto será quebrada e ao acessá-lo no site será exibida a mensagem “Página não encontrada” ou “Erro:1064 / Mensagem: Você não tem permissão para fazer isso! Acesso negado.”
SKU, Marca e códigos: SKU é o código de seu produto dentro de sua loja. Já a marca precisa ser cadastrada para aparecer neste campo.
O código MPN é o código de peça do fabricante enquanto o código EAN é o código de barras deste produto, caso o produto não possua EAN você pode deixá-lo como exclusivo.
Além da categoria principal, você consegue adicionar seu sapato (exemplo anterior) em outras categorias, ou se preferir páginas promocionais conhecidas como landing pages.
Categorias vinculadas e landing page: ao selecionar uma das opções, todas as categorias ou landing pages cadastradas irão aparecer e você conseguirá selecionar as desejadas.
O produto irá aparecer em todas as opções selecionadas. Por exemplo, se estiver cadastrando um sapato e selecionar as categorias sapatos > feminino > salto alto, ele aparecerá dentro das três categorias na listagem do site.
Quantidade de acessos: essa configuração possibilita determinar a posição deste produto no catálogo do site.
Permissões: na sequência é possível definir diversas permissões relacionadas ao produto.
- Tipo de produto: selecione como produto ou um serviço. Um serviço pode ser um curso, por exemplo, que não precisará de frete e sua entrega será feita de forma online após a captação do pagamento;
- Produto líder: defina se este produto será o principal, caso haja variações, por exemplo, um modelo de sapato na cor vermelha pode possuir vínculo com outro sapato de mesmo modelo só que de cor preta.
- Venda do produto: define se este produto estará liberado para venda no site ou não;
- Aparecer no site: coloque o produto para não aparecer no site e ele será acessado através de sua URL, muito usado para algumas campanhas específicas;
- Aparecer na busca: define se o produto aparecerá na busca ou não.
- Status: defina se o produto ficará ativo ou inativo;
- Sincronizar na API: permite que seu produto seja sincronizado com a API Uappi;
- Sincroniza no Omni Uappi: caso você possua o HUB de marketplace, você pode sincronizar seus produtos com ele para aparecerem nos marketplaces;
- Aparecer no XML: permite que seu produto apareça no XML.
Cadastrando os Preços
O primeiro item a ser cadastrado é o preço. Clique nele e preencha o preço “De” e o preço “Por”. Se houver algum preço promocional ou desconto a vista você pode inserir nesta configuração também.
Clique em “Enviar”, para salvar e vá para a próxima etapa. Os campos com asterisco(*) são obrigatórios.
Cadastrando as Dimensões
O próximo passo é cadastrar as dimensões de seu produto em centímetros e o peso em quilos. Os valores inseridos nesse campo devem considerar as dimensões já cubadas, ou seja, já calculadas para o frete. Clique em “Enviar”, para salvar e ir para o próximo passo.
Estoque e Associados
Agora é preciso cadastrar o estoque de seu produto. Existem duas maneiras de fazer isso e tudo dependerá se seu produto possui atributos ou não.
Produto sem atributos
Se seu produto não possui nenhuma variação de tamanho, voltagem ou entre outros, é possível cadastrar o estoque dele na configuração de estoque normalmente.
Lembre-se: os campos que possuem asterisco(*) são obrigatórios.
É preciso cadastrar um estoque total e se quiser, estoque mínimo, adicionar prazo de produção caso haja, definir uma quantidade mínima para venda e ainda permitir que o produto seja vendido sem estoque. Para salvar, clique em “Enviar”.
Produto com atributos
Se o produto possui atributos simples (variações como tamanho, por exemplo), o cadastro de estoque será feito através do módulo de “Associados”.
Nele você irá selecionar quais serão seus atributos e clicar em “Enviar”:
Agora é preciso cadastrar a quantidade em estoque de cada variação, clique em “Enviar” para salvar e pronto, seu estoque foi cadastrado.
Importante: as variações estão como “SKU default”, “preço default” e outras informações em default, ou seja, elas herdam esses valores do produto, mas caso deseje mudá-los basta remover a seleção do “Sim” e inserir os valores desejados.
Agora seu produto já está liberado para venda e a URL dele já foi gerada automaticamente com base no nome e atributo, caso houver. Porém, ainda é preciso cadastrar as imagens, por isso veja o próximo passo!
Mídias
Nas mídias você irá inserir as imagens de seu produto ou outros tipos de arquivos referentes ao produto, como um manual de instruções caso tenha. Note que ao selecionar uma das opções o sistema já mostra quais tipo de arquivos são permitidos.
Descrição
Neste módulo você pode inserir uma descrição ao seu produto, tabela de medidas, vídeos informativos relacionados ao produto e ainda inserir as palavras de busca no site.
Por exemplo, em um produto chamado “sapato feminino de salto”, o sistema já adiciona as informações do nome para aparecer na busca automaticamente, mas você pode associar outros termos além do nome, como scarpin preto ou salto alto.
O Google Description é importante para que seu produto apareça no buscador Google e atraia novos clientes. É interessante preencher todos os campos, porém não é uma configuração obrigatória para liberar a venda em seu site.
Histórico
No histórico ficam registradas as mudanças feitas no produto e você consegue ver quem, quando e quais foram essas alterações feitas.
Fiscal
NCM é o código utilizado para designar as mercadorias que circulam no Brasil e nos demais países que fazem parte do Mercosul.
Predefinição
A predefinição visa facilitar a finalização da compra, quando o item escolhido possui personalizações. Para criar uma predefinição, é necessário que o produto possua vínculo com ao menos uma das seguintes variações: personalização ou atributo simples.
No formulário de criação, defina o nome da predefinição, uma descrição personalizada, caso o layout esteja adaptado para recebê-la, e, por fim, o atributo e as personalizações.
Este cadastro gerará um produto pré-configurado, que poderá ser adicionado diretamente no carrinho, sem nenhuma personalização extra do usuário, caso ele deseje seguir conforme o que está sendo oferecido. A opção de editar as personalizações fica disponível normalmente.
Observações:
- O valor do item gerado pela predefinição, é exibido ao final do formulário;
- O valor das personalizações são somadas ao valor do produto;
- O valor de cada personalização é puxado do seu cadastro, realizado no módulo ‘personalização’.
Acesse outros conteúdos sobre produtos na base de conhecimento para entender mais sobre as abas de cadastro. Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse o freshdesk ou na central de ajuda!