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Alterações e novas ferramentas para melhor funcionamento da plataforma | 03/03/2023

A equipe de desenvolvimento da Uappi realizou alterações em diversas funcionalidades, que foram identificadas como melhorias na utilização e visualização das ferramentas. 

Neste conteúdo, você entenderá tudo que mudou na atualização da plataforma. Boa leitura!

Dashboard

Foram identificados pontos de melhoria e aplicados para diversos aspectos do dashboard da Uappi. A experiência do usuário após as atualizações, é muito mais fluida e intuitiva.

Entre as mudanças feitas, estão:

  • dados do quadro analítico por quantidade de pedidos ou receita;
  • novas opções de filtros no quadro analítico;
  • quantidade de pedidos no gráfico de “Pedidos aprovados x reprovados”, por valor absoluto;
  • exclusão do gráfico representativo de “Pedidos por dispositivos”, com essas informações sendo exibidas junto ao total de acessos;
  • alteração na nomenclatura do gráfico “Produtos mais vendidos” para “Performance de produto” e exibição das informações do ranking por quantidade de pedidos e receita;
  • novo gráfico para informar dados de cupons utilizados e disponibilizar um link que permita acessar o módulo de cupons;
  • duas novas colunas para informar a quantidade de pedidos aguardando pagamento e o valor total em reais desses pedidos no resumo mensal e diário;
  • também no resumo mensal e diário, cada linha agora tem um link de atalho que permite acessar a listagem de pedidos e visualizá-los de forma filtrada, conforme o período definido na dash e tipo (reprovados, aprovados e aguardando).

Recuperação de vendas

Na Uappi, as recuperações de vendas do tipo “pagamento” eram geradas apenas quando o pedido apresentava algum erro no pagamento, ainda no checkout.

Com isso, pedidos cancelados por falta de pagamento ou reprovados no antifraude, não geravam registro para recuperação de venda.

Pensando que esse cenário dificulta a operação de lojas que trabalham ativamente com as recuperações de vendas, nossa equipe trabalhou para permitir que a loja defina quais critérios serão utilizados para gerar as recuperações no tipo “pagamento”.

Em “Configurações” > “Sistema” > “Checkout” > “Recuperação de venda”, foi adicionado um campo para selecionar os meios de pagamento em que deve ser gerada a recuperação.

Revendedor

A equipe da Uappi, visando disponibilizar mais opções para os usuários da plataforma, adicionou novos campos para a configuração de preços para revendedores. 

Assim, agora existe uma opção de modificador de preço no formulário de revendedor, que permite configurar um acréscimo ao invés de desconto.

Importante: a priorização do preço deve estar configurada para o revendedor, a fim de que haja efeito nas aplicações do valor adicional.

A configuração “Aplicar desconto no ‘preço de’” só é utilizada nos descontos, no acréscimo, o “preço por” irá sempre receber as alterações.

Tiny – observação do produto

Visando melhorar a integração para pedidos que contém produtos com personalização, foi identificada a necessidade de enviar para o Tiny observações do produto

Pensando nisso, na integração o campo necessário para esse processo foi avaliado e agora é possível enviar essas informações de maneira mais fácil.

Busca

Na busca por produtos, havia a opção na listagem de fazer a pesquisa pelo nome. Para disponibilizar novos parâmetros e facilitar as lojas com muitas listas, é possível agora buscar por SKU da lista e também por SKU do produto na lista.

Novo tipo de produto – Conjunto 

Ao configurar produtos, agora há a possibilidade de criar produtos do tipo “conjunto”. Um produto do tipo “conjunto” possui seus valores (preços, estoque e afins), definidos de acordo com seus componentes e não pode ser vendido separado deles.

Por exemplo, se você adicionar a um gabinete de um computador desktop, por exemplo, os produtos relacionados ao computador que podem ser comprados junto, é possível comprar apenas o gabinete, porém não os outros produtos. 

A configuração pode ser acessada através de seção própria na configuração do produto, como mostrado abaixo.

Ao configurar um novo produto, você pode selecionar o tipo “Conjunto” para criar produtos dessa forma.

B2B2C

Pagamentos

Foram incluídos mais meios de pagamento ao processar a venda através da API, são eles:

  • pagamento por venda interna;
  • depósito;
  • faturamento;
  • personalizado;
  • pagamento por e-mail.

Antifraude

Na wAPI, o sistema antifraude da ClearSale passa a funcionar da mesma forma que ocorre com outras integrações. 

Canais de vendas

Intermediador

A segmentação  dos clientes com seus intermediadores foi aplicada conforme a hierarquia de usuários na API do front-end.

Listagem

Para melhor visualização de listas de compras no painel da Uappi, foram implementadas melhorias na listagem de canais de vendas. 

Agora, os canais definidos como “pais”, estão ocultados, na seção de canais de venda do produto, categoria e landing pages. Além disso, ao definir um canal como pai, ele deixa de ser considerado nos vínculos e passa a ser usado apenas para definir configurações.

Assim, os canais “filhos” herdam suas configurações diretamente.Na listagem de canais de venda, o canal principal é exibido apenas para visualização, sem ser permitido editá-lo.

Lista de compras

A equipe da Uappi vem realizando melhorias para possibilitar a configuração de preços diferentes de produtos para cada canal de venda. 

Neste desenvolvimento, o objetivo foi permitir que o cliente configure preços de produtos especificamente de lista de compras (ou produtos do tipo lista), de maneira distinta entre os canais.

Para isso, ao configurar o valor fixo de uma lista de compras, é exibida uma mensagem para guiar o usuário. Se ele deseja adicionar um preço de lista específico para cada canal, é preciso acessar a seção de “Canal de vendas” à esquerda.

Ou seja, foram disponibilizados novos painéis de vínculo entre listas de compra (ou produtos do tipo lista) e canais de Venda, permitindo aos usuários configurar preços específicos da lista em cada canal, caso esta possua aplicação de desconto “Em toda a lista” e tipo de desconto “Percentual”. 

Em seguida, a configuração pode ser feita adicionando o valor para cada canal no módulo.

No caso do valor por percentual de desconto, o valor pode ser diferente em cada canal de vendas, mas não pode ser editado diretamente. 

Assim, a definição se dá através do cálculo de porcentagem usando os valores de cada produto presente na lista de compras em cada canal de vendas.

Correções e melhorias

E-bit

Foram realizados ajustes em campos existentes e a adição de novos campos no E-bit. Agora os campos estão sendo entregues de forma completa.

Performance – Carrinho com grande quantidade de itens

Em compras com muitos SKUs estava ocorrendo uma lentidão do carrinho para o checkout e também ao calcular o frete no checkout. A equipe da Uappi identificou que esse problema ocorria devido às promoções, frete e upsell realizarem verificações item por item.

Com isso, foram adicionadas regras para agilizar o processo, tornando as etapas mais simples.

Vitrine – carrinho

Quando a loja estava configurada com o modelo de estoque utilizando armazém central, o estoque não estava sendo considerado apenas no armazém principal, como deveria ser. 

Assim, na vitrine de carrinho, upsell e outros, era exibida a opção de selecionar produtos que não estavam com estoque no armazém principal. 

Para solucionar esse problema, foram adicionadas validações que permitem melhor funcionamento das ferramentas nesse aspecto.

Ordenação das listagens

Em algumas lojas estava ocorrendo um erro que ocasionava na perda da ordenação padrão, quando a página era alterada. Essa situação acontecia nas buscas na listagem de produtos do painel da Uappi.

A ordenação da listagem de produtos foi corrigida no sistema, para que seja preservado o padrão dos itens quando a paginação for modificada.

API

Foram aplicadas melhorias na API para que o usuário possa atualizar o nome de suas categorias, marcas e produtos. Além disso, foi adicionado um campo para que seja inserido o ID externo de categoria, marca, produto e atributos no ERP.

Essas alterações permitem um ganho de velocidade nas atualizações sem intervenção via painel, economizando tempo quando as lojas possuem muitos SKUs.

Relatórios

Foi identificado pela equipe de desenvolvimento da Uappi, que os relatórios genéricos, disponibilizados na maioria dos módulos da Uappi, estavam apresentando lentidão na geração dos relatórios.

Os erros analisados foram corrigidos e a ferramenta já está em pleno funcionamento.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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