A equipe de desenvolvimento da Uappi implementou nesta atualização uma série de novas ferramentas e outras melhorias em recursos já existentes, como a ordenação manual de produtos e a venda internacional.
Continue lendo para entender tudo que mudou!
Webhook
O sistema de webhook permite o envio de notificações sobre os pedidos, facilitando o gerenciamento das atualizações na loja. Assim, os sistemas externos se comunicam com a API de maneira efetiva.
A integradora Reportana utilizará o webhook da Uappi, porém para isso, realizamos algumas melhorias, como segmentações de filtro e domínio.
Assim, na Uappi, enviaremos as notificações à url cadastrada e a Reportana poderá receber e gerenciar as notificações enviadas. Por isso, foi realizada refatoração do webhook, além de permitir configurar url e filtros do webhook por domínio.
API v2 — Voucher
O gerenciamento (criação e exclusão) dos vouchers era algo restrito ao painel Uappi, logo, aplicações externas que utilizam a API não possuíam acesso ao recurso.
Isso acabava gerando complicações e os deixando dependentes dos usuários da loja para criar e/ou excluir vouchers quando necessário.
Com este desenvolvimento, é possível criar, deletar vouchers pela API e consultar por ID de cliente, assim, o recurso não fica restrito ao painel administrativo da plataforma e qualquer aplicação integrada pode utilizá-lo de forma facilitada.
Integração — E-goi
Nesta atualização, foi realizada a integração com a E-goi, plataforma de automação de marketing digital, que auxilia na conquista de novos clientes, fidelização e consequentemente, aumento das vendas.
Venda internacional
Catalogação de produtos por canal
O objetivo deste desenvolvimento foi permitir a segmentação dos dados de produtos por canal de venda, como nome, nome adicional, descrição curta, longa e URL.
Isso pode ser feito seguindo para “Produtos” > “Todos os produtos” > clique em editar produto > “Canais de vendas” > clique no ícone de edição. Assim, a pop-up com as informações do produto poderão ser editadas.
Bloqueio de Pedidos
Tipo variação de preço (Exclusivo para B2B2C)
Após realizar a negociação e inserir uma variação de preço, foi adicionada a segmentação no bloqueio do tipo variação de preço, quando:
- o desconto da negociação for maior que o desconto possível, assim que a negociação for concluída, o bloqueio será gerado e ao acessar o checkout/pagamento, o cliente ou usuário da venda interna visualizará somente o pagamento por e-mail;
- o desconto da negociação for menor ou igual que o desconto possível dos pagamentos à vista, haverá uma validação que impedirá que o bloqueio seja gerado quando a negociação for concluída; neste novo fluxo, o bloqueio será gerado somente quando o pagamento for selecionado.
Se o pagamento selecionado for um pagamento à vista, o bloqueio do tipo desconto não será gerado e o cliente ou usuário da venda interna poderá finalizar o pedido sem nenhum impeditivo. Já com o pagamento a prazo selecionado, o bloqueio será gerado e
o checkout exibirá o alerta informando sobre o bloqueio.
Cotação de frete — valor mínimo
Em projetos B2B2C, quando os produtos estão em armazéns diferentes, são realizadas mais de uma cotação e os valores são somados para gerar o valor total do frete.
No entanto, após obter esse valor, é realizada uma validação que compara o valor do total do frete (soma das cotações individuais) com o valor mínimo de frete do carrinho.
Essa comparação possui as seguintes condições:
- se o valor total do frete for maior que o valor mínimo de frete do carrinho, o preço do frete será o valor total do frete;
- se o valor total do frete for menor ou igual que o valor mínimo de frete do carrinho, o preço do frete será o valor mínimo de frete do carrinho.
Essa regra de negócio possibilita que, independentemente das condições do carrinho e quantas cotações foram realizadas, existirá um valor mínimo de frete para o pedido.
Para definir o valor mínimo, foi adicionada uma nova configuração na Uappi, em “Configurações” > “Fretes” > “Configurações gerais de frete”.
Importante: sempre que esse valor for maior que 0 (zero), a configuração será aplicada na cotação de frete, estabelecendo o valor de frete mínimo em todas as cotações.
Ordenação de listagens
Antes desta atualização, a ordenação das listagens de produto era atrelada apenas à ordenação configurada na configuração geral de listagem, limitando a apresentação de produtos página a página.
Mesmo com a ordenação por quantidade de acesso, que possibilita a apresentação do produto em primeiro na listagem, acabava limitando a ordenação geral do produto, pois essa ordenação era considerada em todas as páginas que o produto estava vinculado.
Pensando nisso, foi desenvolvida uma nova forma de ordenação manual, que permite definir a página que o produto será apresentado e com essa mudança, esses produtos aparecerão no topo dessa página e também podendo ser movimentado manualmente na página de destino
Melhorias e ajustes
Formatação — Layout preço unitário
Importante: o ajuste descrito abaixo foi aplicado apenas ao modelo de negócio B2B, onde ocorria esse erro
Quando o modelo de carrinho B2B estava ativo, havia um erro na exibição do preço dos produtos, tendo uma diferença no preço unitário e final.
O problema foi analisado e identificado pela equipe de desenvolvimento da Uappi e agora o valor unitário e total dos produtos são apresentados corretamente.
Importação de dados na planilha
Visando melhorar o modelo de planilha de importação de produto, que não contemplava algumas informações necessárias para o fluxo, foram realizados diversos ajustes.
Para a otimização foi necessário a inclusão de novos campos e outros tornaram-se obrigatórios.
Foi identificado também a necessidade de otimizar o cadastro de SKU, onde será necessário travar os caracteres especiais e os espaços em branco, que ocasionam erro no momento de sincronização dos produtos com os ERP e eventualmente, a apresentação desses produtos.
As seguintes alterações foram realizadas:
- trava na adição de caracteres especiais e espaço em branco no início e final dos SKUs;
- trava para caracteres especiais no cadastro das descrições, os caracteres especiais permitidos são: ´ / ` / ^ / ~ / ç / ! / @ / # / $ / % / ¨ / & / * / ;
- adicionados novos campos na planilha: Descrição Curta, Descrição Longa, Palavras para busca, Categoria Nivel 3, Categoria Nivel 4, Categoria Nivel 5, Imagem 5, Imagem 6, Imagem 7, Imagem 8, Imagem 9, Imagem 10, Title, Google Description, Link canonical, Produto exclusivo, Tabela de medidas, Descrição Opcional 1, Descrição Opcional 2, Descrição Opcional 3 e Descrição Simples;
- os seguintes campos tornaram-se obrigatórios: SKU, NOME, PREÇO DE, PREÇO POR, CATEGORIA e MARCA;
- Adicionado aviso de campos obrigatórios nas instruções para importação (Produtos/Todos os produtos/Importar produtos);
- permitida a atualização de informação de produtos já cadastrados via planilha.
Split de pagamento — WAPI
Este desenvolvimento visou realizar a implantação do split de pagamentos da WAPI com a Uappi. Basicamente, o split permite realizar somente uma transação, que terá o valor dividido entre os participantes da transação.
A Pagar.me v5 é responsável por esse tipo de pagamento na Uappi. Na configuração do gateway, existem as configurações do split que podem ser definidas pelo usuário.
Importante: essa configuração só poderá ser utilizada em lojas com o processamento de pedidos via API ativo, como mostrado a seguir.
Banco de dados
Estavam ocorrendo problemas na plataforma devido ao alto número de conexões com os bancos de dados, deixando a loja lenta por esse excesso. Assim, foi necessário realizar uma revisão e estudo sobre esse cenário.
Como solução, ao invés de abrir uma nova operação para executar as operações, foi adicionada uma verificação, para checar se já existe uma conexão com o banco, para então abrir uma nova ou usar a conexão anterior.
Adequações — Vindi
Para o pleno funcionamento do gateway Vindi, foi preciso realizar algumas adequações no checkout e no envio de pagamentos à WAPI.
Os ajustes realizados foram os seguintes:
- adição de propriedade “nomeFrete” no objeto “pedido” na criação de transações da WAPI;
- adição de propriedade “cpfAssociado” ao objeto “pagamento” na criação de transações. (Esse campo é obrigatório para criação de transações de pessoas PJ na Vindi);
- adição de propriedade “nomeFantasia” no objeto “cliente” quando o cliente for PJ. (Esse campo é obrigatório para criação de transações de pessoas PJ na Vindi);
- adição de propriedade “valorDesconto” no objeto “pedido” enviado na criação de transações à WAPI.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!