Foram desenvolvidas melhorias, incluindo novos módulos e funcionalidades pensadas para melhorar a experiência dos usuários durante a utilização da Uappi. Além disso, diversas correções foram realizadas para aprimorar ferramentas já existentes na plataforma.
Mercado Pago
Para disponibilizar mais possibilidades de pagamentos realizados de forma recorrente e com gerenciador de cartões, agora a nossa equipe trabalhou para que o conector de pagamento do Mercado Pago possa realizar essas funções.
Essa funcionalidade pode ser configurada seguindo o caminho: Configurações > Pagamento e clicando em “cartão de crédito transparente”.
Importante: como o Mercado Pago exige o CVV para um transação recorrente, não será possível utilizar o Mercado Pago para assinaturas, somente para salvar o cartão para compras posteriores.
Cadastro de imagens nas redes sociais
O objetivo deste desenvolvimento é permitir que o usuário defina a imagem que será exibida quando o link for compartilhado em alguma rede social. Existem duas tags utilizadas na Uappi para as redes sociais, que são as do OpenGraph e do Twitter, que possui metatags próprios relativos à imagem.
Para adicionar essa funcionalidade à plataforma, foram criados novos campos nas configurações gerais de SEO, que podem ser acessadas através do caminho “Configurações” > “SEO” > “Tags gerais”.
Os campos criados servem para definir o título e a descrição que serão exibidos ao compartilhar links nas redes sociais.
Além disso, também foram adicionados campos em que é possível adicionar o url das imagens que você deseja adicionar ao OpenGraph e Twitter.
Integração com fretes da WAPI
A WAPI é um barramento de integrações da web.art, a partir de agora todas as integrações serão feitas pela WAPI que já estará integrada com Uappi e HUB. A integração de pagamentos com a WAPI já foi realizada, e neste desenvolvimento, foi a vez dos gateways de frete. A WAPI disponibiliza gateways de frete e o objetivo foi implementar uma melhoria no sistema para fazer a integração com esses gateways de maneira automática.
Foi criado um serviço que é executado 1x por semana e busca as novas integrações de frete disponibilizadas pela WAPI. Quando existir alguma nova integração ela será ligada à Uappi de maneira automática.
Nessa atualização, a Brecinho foi integrada à plataforma, essa e outras integrações podem ser visualizadas e ajustadas na página de configuração de fretes, seguindo o caminho: Configurações > Fretes > Fretes.
Módulo fiscal
A equipe da Uappi detectou a necessidade e desenvolveu um novo módulo para melhorar a experiência dos usuários. O módulo fiscal atualmente serve apenas as lojas do modelo B2B e pode ser acessado em “Configurações” > “Fiscal” > “Tributos sobre serviços”. Nesse módulo, você pode definir as alíquotas e a situação deles, ativa ou inativa.
As alíquotas serão exibidas no carrinho e checkout. O cliente poderá visualizá-las assim como o exemplo na tela a seguir:
Checkout: cálculo de frete
Foram adicionados nessa atualização dois novos campos para o usuário em “Configurações” > “Sistema” > “Checkout” > “Entrega”. O objetivo deste desenvolvimento é permitir com que o usuário escolha exibir o prazo médio de entrega, quando o prazo tem um mínimo e um máximo, e/ou que seja colocada uma porcentagem em relação ao prazo único ou máximo, que será aplicado para todos os tipos de frete.
Restrição de entrega para faixa de CEP
Este desenvolvimento teve como objetivo permitir ao usuário cadastrar através do painel uma mensagem explicativa sobre restrição de entrega, que será posteriormente ativada por faixa de CEP, individualmente. Para fazer o cadastro, disponibilizamos um campo exclusivo para a mensagem de restrição de entrega que fica localizado nas configurações da Uappi, seguindo o caminho: Sistema > Checkout > Entrega.
A intenção é facilitar a ação do usuário, que precisará cadastrar uma única mensagem, e posteriormente, apenas ativará a configuração responsável por exibi-la no checkout, diretamente na faixa de CEP que possuir essa especificidade.
A ativação é feita seguindo o caminho: “Configurações” > “Fretes” > “Faixas de CEP” e clicando em editar alguma faixa de CEP ou criando uma nova.
Envio de pedidos – Bling
Foi adicionada uma configuração que define o tempo para o envio automático de pedidos por parte do sistema. Também é possível selecionar quantos envios simultâneos serão realizados (o padrão da configuração é de três envios) e o intervalo para a execução de requisições assíncronas.
Correções e melhorias
E-Millenium: existia um problema que alterava as dimensões quando o produto era importado ou atualizado do E-Millenium. Para solucionar isso, foi adicionada uma configuração que possibilita ao usuário escolher se deseja sincronizar as dimensões ou não durante essas ações.
O acesso a essa configuração é feito através do caminho “Configurações” > “ERP” > “E-Millenium” > “Configurações gerais”.
Venda interna: a equipe da Uappi identificou uma brecha que permitia modificar os itens adicionados no checkout quando o usuário tinha uma sessão de pagamento por e-mail ativa. Ou seja, os produtos tinham um valor e os produtos no valor final exibido era outro.
Para dar fim a esse problema, foi criada uma trava para não permitir a alteração da quantidade de itens no carrinho nessa situação e é exibida a mensagem de erro a seguir.
Integração com ERPs: por uma uma questão fiscal, relacionada a NF-e, é necessária a indicação do CNPJ do intermediador de uma transação comercial, como aquelas realizadas em marketplaces, no XML da nota.
Já existia na integração com os ERPs da Uappi um método responsável pelos campos de intermediador no pedido. Porém, o campo que deveria conter o nome do intermediador, estava denominado como “nome do seller”, o que não correspondia ao CNPJ.
Por isso, foi feita uma correção visando receber a informação do intermediador corretamente e enviar nas integrações, assim como disponibilizar corretamente na API v2. Essa alteração foi realizada nas integrações com Bling, Tiny e Notazz.
E-mails assíncronos: o sistema passou por uma melhoria para aumentar a frequência de envio dos emails transacionais. Além disso, também foi adicionada uma configuração para que o envio assíncrono seja ativado ou desativado.
Gerencianet: na geração dos boletos foi identificado que, ao tentar visualizá-lo, a página apresentada estava quebrada. Em análise, o time de suporte conseguiu encontrar o motivo do erro, que acontecia no CSS da página e agora há o redirecionamento para a página que funciona plenamente.
Recuperação de senha – API v2: foi desenvolvida uma melhoria que possibilita uma maior disponibilidade de canais para comunicação com os clientes nas recuperações de senha, não apenas o de e-mail. Para isso, a equipe da Uappi criou uma rota específica na API v2 responsável por identificar todos os clientes que solicitaram recuperação de venda.
Apenas as recuperações ativas são exibidas, para que o vendedor tenha os dados de maneira mais clara para fazer a comunicação eficiente.
Instashop: em projetos que utilizam o Instashop, o carregamento da home estava enfrentando problemas devido ao peso das imagens exibidas na vitrine. Em análise, o time identificou que as imagens estão com o peso original do Instagram.
Para solucionar isso, foi feito uma otimização no carregamento das imagens e adicionada uma configuração que permite definir as dimensões máximas aceitas. Se o valor for zero (0), a foto será carregada com seu tamanho original.
Ficou com alguma dúvida sobre essas e outras atualizações realizadas na Uappi? Temos outros conteúdos que podem ajudar na nossa base de conhecimento!