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O que é e como configurar o Sistema de Pontos?

O Sistema de Pontos na Uappi é uma funcionalidade disponível para os lojistas utilizarem visando o incentivo às compras de recorrência

Também conhecido como clube de pontos, sistema de fidelidade, cashback, entre outros, a principal utilidade é a disponibilização de pontos que podem ser acumulados na loja. Assim, o cliente obtém descontos gerados a partir de seus pedidos no site.

O acúmulo desses pontos gera novas vendas para o site, porém, para ser efetivo, a estratégia deve ser pensada da forma correta, com comunicação por meio de e-mails e outros tipos de campanhas para beneficiar o cliente e fidelizá-lo.

Continue lendo para saber como utilizar o sistema de pontos na sua loja!

Detalhes do sistema de pontos

O Sistema de pontos pode ser ativado e suas configurações gerais definidas seguindo o caminho, “Apps” > “Promocional” > “Sistema de Pontos”, clicando no ícone de engrenagem.

Após isso, você poderá configurar o sistema de pontos em sua loja da maneira que deseja, conforme os campos abaixo.

Ativar sistema de pontos: onde é possível definir se a funcionalidade será disponibilizada ou não em sua loja.

Título referente ao sistema de pontos: você dá o nome que desejar ao seu sistema de pontos, como no exemplo abaixo feito em loja teste.

Tipo de regra: aqui você pode definir se a geração de pontos será feita através de um valor fixo por pedido ou por real gasto.

Quantidade de pontos gerados e valor de desconto: nesses dois campos, você seleciona quantos pontos quer gerar para o cliente em cada compra e o valor de desconto para cada um deles.

IDs do status e liberação de pontos: esse campo é referente ao status do pedido e é possível definir em quais status os pontos serão liberados para o cliente.

Mensagem para exibição no checkout: define qual texto será exibido para os clientes no checkout informando sobre os pontos daquela compra.

Remover pontos ao cancelar pedido: essa configuração determina se ao cancelar um pedido, os pontos serão removidos ou não. É recomendável que esteja ativa para evitar o acúmulo de pontos com pedidos cancelados.

Prazo para liberação de pontos: você pode definir (em dias) o prazo necessário para liberar os pontos.

Tipo de aplicação do sistema de pontos: escolha entre desconto, meio de pagamento ou ambos para as formas de aplicação dos pontos na sua loja.

Porcentagem máxima de desconto em pontos: define a porcentagem máxima que se permite a utilização de pontos.

Mensagem referente a aplicação de pontos: você pode escrever a mensagem que será exibida na caixa de aplicação de pontos no checkout.

Clicando em configurações avançadas, você será redirecionado para as configurações de regras do sistema de pontos. 

Cliente/Intermediador

Para lojas com modelo de negócio B2B2C, é permitido que os intermediadores possam oferecer descontos aos clientes, utilizando seus próprios pontos na finalização do pedido.

Configurando as regras 

Para acessar o módulo em que é possível configurar as regras de seu sistema de pontos, você precisa seguir para: “Apps” > “Sistema de pontos” > clicando no ícone de visualização. 

No módulo, você pode visualizar as regras de pontos já criadas, editá-las ou excluí-las, além disso, existe a opção de criar uma nova regra.

Os campos exibidos ao cadastrar uma nova regra são os seguintes:

As segmentações são utilizadas para criar promoções em relação aos pontos gerados nos pedidos. Por exemplo, se o cliente comprar o produto X, ganhará o dobro de pontos.

Já na segmentação negativa, você pode segmentar removendo as áreas que os pontos não serão válidos.

É possível acessar e baixar o relatório de histórico de pontos por cliente na central de relatórios:

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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