Entre os usuários na plataforma da Uappi, existem os revendedores e os representantes, e as funções atribuídas a cada um deles podem ser definidas em alguns módulos específicos.
Preparamos este conteúdo para te explicar esses tipos de usuários e como configurá-los corretamente. Continue lendo!
Representantes e revendedores
Representante: o processo de compra é feito pela Uappi (venda interna) e o pagamento é feito pelo cliente do representante, assim é mais utilizado o meio de pagamento por e-mail para que o cliente faça a conclusão do pedido da forma que for mais conveniente para ele.
Revendedor: o processo de compra é no site e o pagamento é feito pelo próprio revendedor.
Representantes
As configurações para operar como representante tem a mesma finalidade de um vendedor interno, o procedimento é simples e pode ser uma estratégia de venda para alavancar ainda mais suas vendas, principalmente levando em consideração que pode estender a atuação do seu time comercial.
Os representantes são cadastrados como pessoas que possam vender pelo site com pagamento de comissão. Para isso, basta criar um usuário com o perfil “Representante”. O caminho para isso é através de: “Configurações” > “Usuários” > “Perfis de usuário”.
Nesta página, é possível definir os detalhes e permissões do perfil.
A partir do momento que o perfil é criado, basta cadastrar o usuário que será vinculado a esse perfil. Essa ação pode ser realizada seguindo o caminho: “Configurações” > “Usuários” > “Novo usuário”.
Com o perfil cadastrado e usuário cadastrado, é possível realizar vendas através do módulo de venda interna.
Importante: a gestão com pagamento de comissão não é realizada pela Uappi!
Revendedores
No módulo de revendedores, a intenção já é diferente, porém complementa as configurações anteriormente apresentadas. Nesse momento, é interessante oferecer condições para seu revendedor, como preço com desconto para todo o site, para uma lista de produtos selecionados, ou até mesmo uma tabela de frete grátis.
Como configurar?
Para configurar um novo revendedor, primeiro certifique-se que há o cadastro feito no módulo “Clientes”.
Clicando em “Revendedor”, você pode prosseguir para cadastrar um novo revendedor ou realizar ações sobre os que já foram cadastrados. Utilizando o botão “Novo revendedor”, haverá o redirecionamento e você poderá preencher os campos necessários.
Lembre-se de colocar todos os dados solicitados na plataforma:
A Uappi também permite a criação de um grupo de revendedores. Assim, possuem vínculo também com outros revendedores, não só com um cliente.
O recurso pode ser usado para definir porcentagem de desconto em preços para um grupo de revendedores em um determinado canal de vendas.
No momento de cadastro, o formulário de criação de cliente revendedor dá a opção de criar tanto um cliente revendedor, como também um grupo de revendedores.
Também nesse módulo, você pode configurar se os descontos serão gerais, para todos os produtos, ou através de uma Landing Page criada com produtos selecionados.
Se você vai utilizar a landing page, veja agora mesmo como é fácil criar uma LP na Uappi!
Lembrando: as suas configurações serão refletidas a partir do login do cliente “Revendedor” e só ele poderá ver os produtos ou fretes diferenciados.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!