Ao longo deste texto, mostraremos as mudanças realizadas na plataforma da Uappi. Entre elas, estão correções e melhorias feitas em funcionalidades já existentes ou integrações. Além disso, novas configurações foram implementadas.
Continue lendo para se manter atualizado!
HUB de marketplace
Seguindo a atualização na integração com o HUB de marketplace, nossos desenvolvedores fizeram algumas melhorias, como a adaptação para importar pedidos de multiestoque, o processamento da lista de compras no momento de criar o pedido na Uappi e uma configuração que permite alterar o ambiente da API entre homologação e produção, como mostrado abaixo.
Orçamento
Atualmente, a Uappi possui o módulo de orçamentos, que permite a geração de um documento com os produtos e valores dos produtos, mas sem nenhuma regra e possibilidade de transformar o orçamento em pedido. Nesse desenvolvimento, a equipe teve o objetivo de aperfeiçoar essa ferramenta, possibilitando que a loja defina aplicações extras reservas de estoque e congelamento de preços.
Quando um orçamento é excluído, a reserva de estoque vinculada a ele é finalizada. Assim como quando há a exclusão de um cliente, os orçamentos vinculados a ele serão excluídos e as reservas desfeitas.
As novas configurações podem ser acessadas seguindo o caminho: “Configurações” > “Módulos” > “Orçamento”.
Em “Interações” > “Orçamentos”, é possível acessar todos os orçamentos gerados por clientes, estejam eles logados na sua loja ou não:
Novos campos – Dinamize
Apenas três informações eram enviadas ao parceiro quando um contato era adicionado. Sendo elas: e-mail, nome do cliente e o código da lista de contato. Além disso, apenas os registros cadastrados na news eram enviados ao parceiro.
Visando criar e enviar mais informações de clientes e do último pedido para a Dinamize, foram criados novos campos na API que possibilitam o compartilhamento dessas informações.
Upsell
Pensando em situações que o produto ofertado no upsell já está no limite do preço de venda, a equipe da Uappi desenvolveu uma ferramenta para permitir o vínculo de um brinde ao upsell. Dessa forma, a loja conseguirá ofertar um item com o preço original, no entanto, como extra, dará um brinde para o consumidor que adquirir o item de upsell.
Essa configuração pode ser acessada e definida em “Promocionais” > “Upsell” > “Brinde”:
Assinaturas
Na assinatura, o lojista pode escolher entre dois tipos de desconto para o cliente, são eles: desconto no primeiro pedido e desconto dos pedidos gerados pela assinatura. Essa configuração pode ser acessada em “Configurações” > “Módulos” > “Assinaturas” > “Preços”.
No momento do checkout, a demonstração dos descontos gerados em pedidos de assinatura não estava sendo mostrada de forma efetiva, os descontos eram agrupados e exibidos apenas no resumo do pedido:
O objetivo desta melhoria foi aprimorar a exibição do desconto dos produtos que forem de assinatura no detalhe do carrinho, assim como já acontece com produtos que não são de assinatura que são exibidos, de acordo com o preço (de) e o preço (por).
Canais de vendas
Após a implementação dos canais de vendas, nossa equipe trabalha para disponibilizar mais configurações no painel Uappi, para definição e personalização do usuário.
Por isso, liberamos a segmentação de produtos por domínio e continuando o desenvolvimento, implementamos a segmentação por domínio em outros níveis de cadastro, permitindo filtrar as listagens por domínio em marcas, categorias e landing pages.
Sistema de pontos
A equipe da Uappi trabalhou neste desenvolvimento para permitir a configuração de pontos ganhos utilizando valores decimais. Essa mudança foi necessária porque antes, a menor quantidade de pontos gerados a cada R$1,00 gasto era de um ponto.
Identificou-se a necessidade de trabalhar valores menores, como: a cada R$1,00 gasto, ganhe 0.05 pontos. Em um pedido em que o valor gasto foi R$1.000,00, a quantidade de pontos gerados será 50 pontos e não 1.000 pontos.
Também foi adicionada uma trava que não permite a utilização de valores menores que 0,01.
Appmax
Em desenvolvimentos anteriores, o fluxo de upsell implementado envolvia três atores: a Uappi, a Appmax e o ERP da loja. Foram realizados ajustes em ambas as integrações, porém, ainda existiam limitações consideráveis que impediam o funcionamento desejado.
Por isso, visando aperfeiçoar a integração com a Appmax em relação à aplicação do upsell foram aplicadas mudanças no status do pagamento.
Correções e melhorias
Cotação de frete: as informações de frete não estavam sendo exibidas no detalhe do produto ao selecionar um atributo simples. Os nossos desenvolvedores identificaram que quando nenhum atributo está selecionado, a API retorna as opções de frete corretamente. Já quando o atributo é selecionado, a API retorna “Nenhuma opção de frete disponível”.
Esse problema foi solucionado e as opções de frete voltaram a ser exibidas no detalhe de produtos que possuem atributo simples selecionado.
Divergência de preço à vista: uma diferença entre os preços exibidos na API Front e XML estava ocasionando a reprovação dos produtos no Google Merchant Center, impactando na performance de vendas do site. Foi realizada correção no Core para ajustar o tratamento de arredondamentos e adotar o padrão utilizado pela Uappi também no XML, que é onde era originada a divergência.
Pagamento tipo Wallet: alguns gateways externos em que o consumidor finaliza o pagamento fora do checkout Uappi não possuíam a função responsável por limpar o checkout quando o pagamento é confirmado. Entre eles, estavam o Mercado Pago, Pagseguro, Paypal e Paypal plus.
Uma correção foi feita para limpar o checkout também em todos os conectores que não realizavam essa operação.
Layouts desconfigurados: após atualização, o layout da listagem de vouchers ficou desalinhado, este e outros problemas de exibição foram corrigidos.
Como estava:
Layout corrigido:
Também nessa tarefa, foram alinhados os textos da tabela do histórico de pontos.
Troca de brinde: em lojas que utilizam o carrinho adaptado para grande volume de produtos, quando o brinde está configurado para escolha manual, não era possível trocar o brinde escolhido por outra opção disponível no carrinho. Ao clicar em “trocar brinde” a página era reprocessada, mas o slider com os demais itens não era exibido.
Foi identificado pela nossa equipe que o atributo usado para identificar o brinde atual não existia na tag html do carrinho B2B. Assim, esse identificador foi adicionado e o problema foi corrigido, tornando possível ativar a escolha de brinde manual.
Mundipagg: por se tratar de um produto que não tem um preço atribuído a ele, os pedidos com brinde estavam sendo negados pela mundipagg. Por isso, foi necessário desconsiderar o brinde na montagem dos itens no envio de pedidos.
Lista de presente: estava ocorrendo um problema relacionado ao endereço na finalização de um pedido com item de lista de presente. Quando o cliente logado não tinha um endereço cadastrado, ao acessar checkout/endereço, a aplicação automaticamente abria o formulário “cadastrar novo endereço”, para que o usuário adicionasse o endereço de cobrança.
Porém, a comunicação dessa interface não deixava claro que o endereço solicitado é o de cobrança e não o CEP de destino da mercadoria, que é exibido logo após o cadastro do endereço de cobrança.
Para solucionar isso, foram criados novos layouts, como os exemplos a seguir:
- cliente sem endereço cadastrado:
- cliente com endereço cadastrado:
Cotação de frete – Multiestoque: em projetos multiestoque, foi identificada uma falha na seleção do prazo correto de frete ao gerar o pedido. Era exibido no site um prazo de entrega, porém, quando a compra era finalizada esse prazo era modificado para 2 dias úteis, conforme o valor default do banco de dados.
O objetivo dessa correção na aplicação foi permitir que o prazo de entrega seja salvo corretamente em pedidos de lojas multiestoque.