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Como funciona o antifraude e como configurá-lo?

O que é o antifraude da Uappi?

O antifraude é uma camada extra de segurança oferecida pela Uappi em conjunto com os gateways de pagamento integrados, como Pagar.me, Vindi e PagBank

Ele pretende identificar e bloquear transações suspeitas automaticamente, evitando prejuízo por fraudes e chargebacks.

Antifraude funciona na prática

Ao ativar o antifraude, todas as compras realizadas por cartão de crédito passam por uma análise antes da confirmação. Nessa análise, são verificados dados como:

  • nome e CPF do comprador;
  • endereço de entrega;
  • histórico de compras;
  • padrões comportamentais;
  • geolocalização e IP.

Se a compra for considerada suspeita, o sistema pode recusar automaticamente a transação e solicitar uma análise manual (em alguns casos, dependendo do gateway).

Como ativar o antifraude na Uappi

A configuração do antifraude é feita diretamente no módulo de pagamento da plataforma Uappi, e envolve duas etapas principais: o registro do conector antifraude e a ativação da configuração desejada.

1. Cadastrando o conector antifraude

  1. Acesse o menu lateral: Configurações > Pagamento > Pagamento
  2. Role até a seção “Conectores antifraude”
  3. Clique no ícone de edição do conector desejado
  4. Preencha os campos solicitados com as credenciais fornecidas pela empresa de antifraude contratada.

📌 As informações exigidas podem variar dependendo do conector. Preencha com atenção e clique em “Salvar”.

2. Definindo as regras do antifraude

Ainda na tela de pagamento, você verá a área de Suas configurações de antifraude.

  1. Clique em editar;
  2. Selecione o conector antifraude previamente configurado;
  3. Defina os seguintes campos:
    • valor mínimo para análise: abaixo desse valor, o antifraude não será aplicado
    • ação automática: configure o que deve acontecer com pedidos aprovados/reprovados automaticamente.
  4. Clique em Salvar.

Clearsale Total — Aprovação automatizada

O Clearsale Total é o conector responsável pela análise automatizada dos pedidos. Quando ativado corretamente, ele aprova ou reprova pedidos automaticamente, com base em critérios comportamentais e históricos.

Pronto! Após essas etapas, o antifraude estará ativo e será aplicado automaticamente nos próximos pedidos realizados em sua loja, conforme as regras definidas.

Como visualizar o status do antifraude nos pedidos

Você pode visualizar o antifraude no módulo de Pedidos. O ícone dele aparece do lado direito dos pedidos finalizados com cartão de crédito.

  1. Acesse um pedido feito via cartão de crédito;
  2. Na lateral direita, localize a seção Transações;
  3. Verifique o status do antifraude:
    • aprovado;
      em análise;
    • rejeitado.

Dúvidas frequentes

  • Pedidos reprovados pelo antifraude são cancelados automaticamente?
    Sim. Se o gateway reprovar a transação, o pedido na Uappi será cancelado automaticamente.

Precisa de ajuda?Acesse nossa Central de Ajuda para saber mais sobre a plataforma Uappi.

Atualizado em 16 de maio de 2025 por Marketing Uappi

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