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Como fazer um teste de pedido funcional na sua loja Uappi

Por que fazer um pedido de teste?

Realizar um pedido de teste é fundamental para garantir que todos os fluxos da sua loja estão funcionando corretamente — desde o cadastro do cliente até o faturamento e envio do pedido. 

Esse processo ajuda a identificar possíveis erros de configuração antes de abrir a loja para os clientes finais.

Etapas para fazer o teste de pedido

1. Acesse sua loja como um cliente comum

Navegue na loja (página do e-commerce) como se fosse um comprador. Em seguida, siga os passos abaixo:

  • Crie um cadastro de cliente, como teste, do zero;
  • Escolha um produto e adicione ao carrinho;
  • Prossiga para o checkout e selecione uma forma de pagamento.

A recomendação é utilizar um meio de pagamento que, ao concluir o pedido, aguarde aprovação, como boleto ou Pix.

2. Se for testar com cartão de crédito

  • Utilize um cartão de crédito de teste, se sua loja tiver um;
  • Ou solicite ao gateway de pagamento os dados de teste (sandbox) — entre em contato com o suporte do seu gateway para receber os códigos simulados.

3. Valide as etapas do pedido

Com o pedido feito, você poderá testar:

  • Cotação de frete (simulada no checkout);
  • Geração do QR Code do Pix;
  • Envio automático do boleto;
  • Funcionamento dos e-mails transacionais (como confirmação de pedido e atualizações);
  • Comunicação com o ERP, se estiver conectado.

4. Altere os status manualmente no painel da Uappi

Depois que o pedido for finalizado:

  1. Acesse o Painel Administrativo da Uappi.
  2. Vá até o módulo Pedidos.
  3. Clique no ícone de status em um pedido realizado e altere os status para:
    • Pago;
    • Faturado;
    • Enviado;
    • Entrega Realizada.

Se estiver usando um ERP integrado, o envio da nota fiscal e a alteração de status também podem ser feitos automaticamente por ele.

5. Verifique o histórico de status

Na tela do pedido, você verá o histórico completo de alterações, que mostra as mudanças realizadas.

Isso garante mais transparência e controle sobre o fluxo dos pedidos na loja.

Dicas úteis

  • Crie um cliente teste com e-mail válido para verificar os e-mails automáticos;
  • Aproveite para revisar também o layout e clareza dos textos exibidos no checkout e no pedido;
  • Caso esteja testando uma loja multicanal, repita o processo em cada canal configurado.

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Atualizado em 7 de julho de 2025 por Marketing Uappi

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