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Reserva de produtos: o que é e como usar?

A reserva é utilizada em casos que o lojista precisa separar um produto, evitando que ele seja vendido no site sem precisar mexer diretamente no estoque. Pode ser usado para envios condicionais de produtos ou se o cliente pediu para separar o produto para comprar depois.

Essa ferramenta permite criar e gerenciar as reservas de produtos e quando necessário, é possível gerar pedidos através dela. Continue lendo para saber mais!

Acessando

Para acessar as reservas, clique em “Produtos” > “Reserva de Produtos”, como no exemplo abaixo.

Como fazer a reserva?

Para isso, clique no botão “Nova Reserva”, preencha os dados necessários e clique em “Enviar” para salvar. A nova reserva deve aparecer na listagem.

Importante: qualquer atualização na reserva faz com que todos os produtos vinculados a ela tenham o estoque creditado por questão de segurança. Se o sistema validar que eles não foram removidos da reserva nessa atualização, no mesmo instante o estoque dos itens é debitado novamente.

Entendendo as configurações

Vendedor: aqui você seleciona o vendedor (usuário cadastrado na plataforma) responsável pela reserva. 

Importante: O vendedor só pode ser alterado enquanto a reserva estiver aberta.

Cliente: selecione o cliente para quem está reservando o(s) produto(s). Você deve digitar o nome, e-mail, CPF/CNPJ ou código (ID) do cliente e clicar em “Buscar cliente” e selecionar o cliente desejado.

Importante: o cliente só pode ser alterado enquanto a reserva estiver aberta.

O cliente não possui cadastro ainda? Veja aqui como realizar este cadastro.

Produtos: para adicionar um produto, insira o SKU, código (ID) ou nome do produto e clique em “Buscar Produto”, para adicioná-lo à reserva. É necessário configurar a quantidade do item para a reserva ser registrada com sucesso. 

Observações: este campo permite adicionar todas as informações importantes da reserva.

Importante: todos os campos com asterisco(*) são obrigatórios!

Como finalizar uma reserva?

Existem duas maneiras de finalizar uma reserva: convertendo em pedido, como explicaremos no próximo tópico ou devolvendo os produtos.

Devolvendo os produtos

Para finalizar uma reserva devolvendo os produtos, clique no ícone “Visualizar Reserva” e depois em “Finalizar Reserva”.

Como gerar o pedido por meio de uma reserva de produtos?

Caso o cliente deseje ficar com o produto, ao invés de finalizar a reserva você precisará gerar um pedido através dessa reserva. Para isso, clique no ícone “Editar Reserva”, confira os dados e clique em “Gerar Pedido”.

Após conferir as informações e selecionar o endereço de entrega ou ponto de retirada. 

Importante: se precisar remover algum produto da reserva antes de gerar o pedido, remova o produto antes de “Gerar Pedido” e depois clique em “Enviar”.

Uma venda interna será iniciada automaticamente com os dados da reserva. Após finalizar o pedido, uma página com os detalhes da venda será exibida:

Quer saber mais sobre a venda interna? Clique aqui

Filtrando as informações

É possível filtrar as informações e gerar relatórios dos pedidos reservados.

Buscar: esta ferramenta te permite buscar as reservas de um cliente, insira o nome do cliente e clique em “pesquisar”:

Filtrar por status: com esta ferramenta você pode filtrar as reservas por status.

Filtrar por data: é importante estar atento a este filtro para nenhuma reserva ser esquecida. Por padrão, o filtro por data é aplicado automaticamente em um período de três meses, mas você pode escolher o período que desejar:

Ordenação: você pode ordenar por cliente, data da reserva e/ou data da devolução, em ordem crescente ou decrescente, clicando nos ícones ao lado do título de cada coluna.

Data da devolução: enquanto a reserva estiver aberta, será exibido: “Não devolvido”. Quando a reserva for finalizada, será registrado o momento em que ela foi finalizada e qual usuário a finalizou.

Exportar para o Excel: para gerar um relatório desta lista, clique em “Exportar para o Excel”, no canto superior direito.

Importante: o relatório será gerado a partir das reservas apresentadas conforme o filtro vigente. Por exemplo: se você filtrar as reservas ativas, quando for exportar para o Excel apenas as reservas ativas serão exportadas.

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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