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Reserva de produtos: o que é e como usar?

A reserva é utilizada em casos que o lojista precisa separar um produto, evitando que ele seja vendido no site sem precisar mexer diretamente no estoque. 

Pode ser usado para envios condicionais de produtos ou se o cliente solicitou para separar o produto para comprar depois.

Essa ferramenta está presente em Produtos > Reserva de Produtos, e permite criar e gerenciar as reservas de produtos.

Configurações de uma reserva

No módulo de reserva de produtos, clique no botão Nova Reserva, preencha os dados necessários e clique em Enviar para salvar. 

Nos campos, selecione o vendedor responsável pela reserva, busque o cliente pelo nome, e-mail, CPF/CNPJ ou código (ID), busque produtos pelo SKU, código (ID), ou nome, e adicione observações, descrevendo o motivo da reserva.

Lembre-se: o cliente só pode ser alterado enquanto a reserva estiver aberta. Se o cliente não possui cadastro ainda? Veja aqui como realizar este cadastro.

Importante: sempre que uma reserva for atualizada, todos os produtos vinculados a ela terão o estoque creditado temporariamente por segurança. Caso o sistema identifique que esses produtos ainda fazem parte da reserva após a atualização, o estoque é debitado novamente imediatamente.

Como finalizar uma reserva?

Existem duas maneiras de finalizar uma reserva: convertendo em pedido, como ou devolvendo os produtos.

Devolvendo os produtos

Para finalizar uma reserva devolvendo os produtos, clique no ícone Visualizar Reserva na listagem e depois em Finalizar Reserva.

Como gerar o pedido por meio de uma reserva de produtos?

Caso o cliente deseje ficar com o produto, ao invés de finalizar a reserva você precisará gerar um pedido através dessa reserva. Para isso, clique no ícone Editar Reserva, confira os dados e clique em Gerar Pedido.

Após conferir as informações, selecione o endereço de entrega ou ponto de retirada. 

Importante: se precisar remover algum produto da reserva antes de gerar o pedido, remova o produto antes de Gerar Pedido e depois clique em Enviar.

Uma venda interna será iniciada automaticamente com os dados da reserva. Após finalizar o pedido, uma página com os detalhes da venda será exibida.

Quer saber mais sobre a venda interna? Clique aqui

Filtrando as informações

É possível filtrar as informações e gerar relatórios dos pedidos reservados.

Buscar: esta ferramenta te permite buscar as reservas de um cliente, insira o nome do cliente e clique em “pesquisar”:

Filtrar por status: com esta ferramenta você pode filtrar as reservas por status.

Filtrar por data: é importante estar atento a este filtro para nenhuma reserva ser esquecida. Por padrão, o filtro por data é aplicado automaticamente em um período de três meses, mas você pode escolher o período que desejar.

Ordenação: você pode ordenar por cliente, data da reserva e/ou data da devolução, em ordem crescente ou decrescente, clicando nos ícones ao lado do título de cada coluna.​

Data da devolução: enquanto a reserva estiver aberta, será exibido: “Não devolvido”. Quando a reserva for finalizada, será registrado o momento em que ela foi finalizada e qual usuário a finalizou.

Exportar para o Excel: para gerar um relatório desta lista, clique em “Exportar para o Excel”, no canto superior direito.

Importante: o relatório será gerado a partir das reservas apresentadas conforme o filtro vigente. Por exemplo: se você filtrar as reservas ativas, quando for exportar para o Excel apenas as reservas ativas serão exportadas.

Dúvidas?

Se precisar de ajuda com a plataforma, acesse mais conteúdos na nossa Central de Ajuda.

Atualizado em 23 de julho de 2025 por Marketing Uappi

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