A reserva é utilizada em casos que o lojista precisa separar um produto, evitando que ele seja vendido no site sem precisar mexer diretamente no estoque.
Pode ser usado para envios condicionais de produtos ou se o cliente solicitou para separar o produto para comprar depois.
Essa ferramenta está presente em Produtos > Reserva de Produtos, e permite criar e gerenciar as reservas de produtos.
Configurações de uma reserva
No módulo de reserva de produtos, clique no botão Nova Reserva, preencha os dados necessários e clique em Enviar para salvar.
Nos campos, selecione o vendedor responsável pela reserva, busque o cliente pelo nome, e-mail, CPF/CNPJ ou código (ID), busque produtos pelo SKU, código (ID), ou nome, e adicione observações, descrevendo o motivo da reserva.
Lembre-se: o cliente só pode ser alterado enquanto a reserva estiver aberta. Se o cliente não possui cadastro ainda? Veja aqui como realizar este cadastro.
Importante: sempre que uma reserva for atualizada, todos os produtos vinculados a ela terão o estoque creditado temporariamente por segurança. Caso o sistema identifique que esses produtos ainda fazem parte da reserva após a atualização, o estoque é debitado novamente imediatamente.
Como finalizar uma reserva?
Existem duas maneiras de finalizar uma reserva: convertendo em pedido, como ou devolvendo os produtos.
Devolvendo os produtos
Para finalizar uma reserva devolvendo os produtos, clique no ícone Visualizar Reserva na listagem e depois em Finalizar Reserva.
Como gerar o pedido por meio de uma reserva de produtos?
Caso o cliente deseje ficar com o produto, ao invés de finalizar a reserva você precisará gerar um pedido através dessa reserva. Para isso, clique no ícone Editar Reserva, confira os dados e clique em Gerar Pedido.
Após conferir as informações, selecione o endereço de entrega ou ponto de retirada.
Importante: se precisar remover algum produto da reserva antes de gerar o pedido, remova o produto antes de Gerar Pedido e depois clique em Enviar.
Uma venda interna será iniciada automaticamente com os dados da reserva. Após finalizar o pedido, uma página com os detalhes da venda será exibida.
Quer saber mais sobre a venda interna? Clique aqui.
Filtrando as informações
É possível filtrar as informações e gerar relatórios dos pedidos reservados.
Buscar: esta ferramenta te permite buscar as reservas de um cliente, insira o nome do cliente e clique em “pesquisar”:
Filtrar por status: com esta ferramenta você pode filtrar as reservas por status.
Filtrar por data: é importante estar atento a este filtro para nenhuma reserva ser esquecida. Por padrão, o filtro por data é aplicado automaticamente em um período de três meses, mas você pode escolher o período que desejar.
Ordenação: você pode ordenar por cliente, data da reserva e/ou data da devolução, em ordem crescente ou decrescente, clicando nos ícones ao lado do título de cada coluna.
Data da devolução: enquanto a reserva estiver aberta, será exibido: “Não devolvido”. Quando a reserva for finalizada, será registrado o momento em que ela foi finalizada e qual usuário a finalizou.
Exportar para o Excel: para gerar um relatório desta lista, clique em “Exportar para o Excel”, no canto superior direito.
Importante: o relatório será gerado a partir das reservas apresentadas conforme o filtro vigente. Por exemplo: se você filtrar as reservas ativas, quando for exportar para o Excel apenas as reservas ativas serão exportadas.
Dúvidas?
Se precisar de ajuda com a plataforma, acesse mais conteúdos na nossa Central de Ajuda.