Visando melhorar a utilização da plataforma pelo usuário, foram implementadas melhorias relacionadas à API, canais de venda, frete e pagamento, assim como correções em ferramentas que apresentaram erros.
Continue lendo para saber tudo que mudou!
Integração
SIBS
Nesta atualização foi realizada integração com SIBS, um gateway de pagamentos de Portugal que será integrado na Uappi como um gateway externo. Com ele, é possível pagar com cartão, Referência Multibanco e MB Way, auxiliando as lojas localizadas em Portugal.
Histórico de oferta
O novo app de “Histórico de oferta” permite que o cliente veja na loja virtual, ao acessar um produto, o menor preço exibido nos últimos 30 dias.
Com esse recurso ativo, a informação sobre o menor preço é disponibilizada na API de front-end, permitindo que sejam criados layouts ou informativos sobre o histórico de oferta.
Esse app foi desenvolvido pela Uappi e já se encontra disponível para utilização no painel.
Canal de venda
Permissão de acesso
Este desenvolvimento teve como objetivo permitir que as lojas disponibilizem seus produtos para outros lojistas venderem. Diante disso, surgiu a necessidade de aprimorar os recursos existentes nos canais de venda.
Sendo assim, os cenários a seguir foram implementados:
- cada loja com um domínio e um front próprio;
- cada loja tem acesso ao painel Uappi para poder criar seus usuários e utilizar as ferramentas da plataforma;
- separar os usuários por canal de venda, para poderem visualizar e configurar apenas aquilo que diz respeito ao seu canal.
Os módulos tratados neste desenvolvimento são: dashboard, pedidos e venda interna.
O vínculo entre usuário e canal de venda pode ser utilizado mesmo quando a hierarquia de usuários estiver inativa. Esse vínculo determinará as informações que o usuário terá acesso quando estiver logado na plataforma.
O acesso aos módulos continua respeitando as permissões do perfil de usuário. O objetivo dessa nova validação é garantir que o usuário tenha acesso somente aos dados gerados pelos canais aos quais está vinculado.
Tabela de frete
Era possível criar no painel diversas tabelas de frete, no entanto, todas as tabelas, inclusive o retira em loja, utilizavam das mesmas faixas para a cotação.
Para suprir às necessidades de clientes, a equipe de desenvolvimento possibilitou o cadastro dessas faixas (CEP, peso e preço) por tabela. Assim, cada tipo de frete tem seus próprios parâmetros, sem gerar conflitos entre si.
Uma nova aba foi criada em “Configurações” > “Fretes” > “Grupos de faixa de frete”, permitindo criar os grupos, com nome e status.
Já nas configurações de faixas de CEP, peso e valor, foi adicionado um campo para determinar os grupos e a faixa pai.
Multiestoque 2.0
Visando o desenvolvimento de um sistema de multiestoque mais adequado para os usuários, permitindo que o cálculo de frete seja feito com agrupamento por armazém, foi pensado esse desenvolvimento.
Nesta primeira etapa, foi realizada a análise e estruturação de tarefas para futura implantação.
Características do novo multiestoque:
- é possível distribuir o estoque dos produtos em diversos armazéns;
- é possível configurar preços e prazos de frete por armazém, através do vínculo entre tabela de frete/integração e armazém;
- é possível configurar a prioridade de armazéns por faixa de CEP, ou seja, é permitido definir quais armazéns atenderão cada range de CEP.
Multiestoque com agrupamento inativo
Ainda que as condições do carrinho permitam atribuir o mesmo armazém a todos os produtos, o checkout realiza uma cotação de frete para cada item.
Multiestoque com agrupamento ativo
Quando todos os produtos do carrinho possuem estoque num armazém em comum, ainda que este armazém não tenha a maior prioridade entre os armazéns válidos para o CEP requisitado, o checkout realiza o agrupamento e somente uma cotação de frete é feita.
Quando o agrupamento está ativo e não é possível atribuir o mesmo armazém a todos os produtos, o carrinho é splitado e cada item passa a ter sua própria cotação de frete.
Comportamento ideal
O checkout deve tentar atribuir o mesmo armazém a todos os produtos. Se isso for possível, apenas uma cotação de frete deve ser realizada, utilizando o peso total e o subtotal do carrinho como parâmetros para o cálculo.
Quando não for possível atribuir o mesmo armazém a todos os produtos, o checkout deve agrupar os itens que possuem condições de serem despachados do mesmo armazém e separar aqueles que não atendem a essa condição.
Nesse fluxo o carrinho terá várias entregas e cada uma delas terá a sua própria cotação. Cada cotação deve utilizar o peso total e o subtotal da sua respectiva entrega.
Se não for possível atribuir o mesmo armazém a nenhum dos produtos do carrinho, logo cada produto representará uma entrega, consequentemente, cada item terá sua própria cotação de frete.
API v2
Consulta de pedidos com erro de schema
Na API v2, pedidos com erro de schema tiveram o fluxo ajustado para serem removidos de response, de modo que não travem a listagem dos endpoints /v2/orders e /v2/orders/queue.
Retira em loja na consulta de pedidos
A equipe de desenvolvimento da Uappi adicionou na API v2 o retorno de informações sobre a retirada monoestoque e multiestoque.
Exclusivo para B2B2C
As tarefas descritas a seguir são referentes a funcionalidades presentes apenas em lojas com o modelo de negócio B2B2C.
Fluxo de venda interna
A ideia deste desenvolvimento é permitir que o vendedor acesse a loja diretamente via painel da Uappi, sem ter que selecionar um cliente ou intermediador antes.
Outro objetivo é permitir que o vendedor selecione o intermediador diretamente no checkout, se tiver algum associado ao vendedor, ou o consumidor final, como já funcionava.
O gerenciamento dos pedidos continua pelo painel e o login do vendedor também. Desta forma, o vendedor conseguirá ver os preços antes se selecionar um intermediador, e fará o processo de venda de forma vem mais rápida e otimizada, sem usar o módulo de venda interna.
Foi implementada uma nova configuração para ativar esse novo fluxo, presente em “Apps” > “Força de vendas” > “Venda interna”.
Checkout
Configuração dos pagamentos em vendas intermediadas
Na tela de pagamentos do checkout existem os bloqueios de pedido, e é possível segmentar os bloqueios conforme o tipo de pagamento.
Com esta atualização passou a ser exibido um alerta em formato de pop-up para a alteração de reserva técnica ao escolher condições de pagamento.
Pop-up para selecionar as formas de pagamento:
Correções
Retentativa de pagamento
Antes desse desenvolvimento, não eram mostradas as telas de “Pagar novamente”, assim como não era gerada a retentativa de pagamento. Isso acontecia devido a um erro na maneira que a WAPI determinava se um pagamento deu erro ou não.
Com isso, foi adicionada uma validação nos status da transação para indicar melhor os erros e exibir as retentativas corretamente.
Essa atualização impacta todos os clientes que usarem os meios de pagamento conectados na WAPI, solucionando o problema na retentativa.
Listar produtos sem estoque
Ao inativar a opção de listar produtos sem estoque, a loja passava por diversos erros, inclusive inativando os produtos cadastrados.
Sendo assim, a equipe de desenvolvimento da Uappi corrigiu esse cenário, e essa funcionalidade pode ser usada normalmente.
Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!