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Desenvolvimentos e melhorias em recursos da plataforma | 05/05/2023

Desenvolvimentos

Cadastro de clientes: grupo de revendedores

Esta nova atualização consiste em permitir a possibilidade de criar um grupo de revendedores. Assim, possuem vínculo também com outros revendedores, não só com um cliente.

O recurso pode ser usado para definir porcentagem de desconto em preços para um grupo de revendedores em um determinado canal de vendas

Com isso, se torna prático agrupar clientes como ouro, prata e bronze, oferecendo descontos maiores para os mais bem colocados, por exemplo.

Agora, o formulário de criação de cliente revendedor dá a opção de criar tanto um cliente revendedor, como também um grupo de revendedores.

Nessa atualização, também foi implementada a possibilidade de segmentar valor por canal de venda, selecionando o canal e definindo o percentual de desconto que terá nele.

Conjunto de produtos — Vínculo do produto tipo lista

Os produtos do tipo lista agora podem ser vinculados a um conjunto, havendo a possibilidade de finalizar uma compra com eles. 

Ou seja, agora é fácil realizar a montagem de um conjunto como um PC Gamer, que tenha produtos do tipo lista inseridos nele.

No resumo do pedido, será exibida a segmentação, que informa todos os produtos e as quantidades compradas.

Sistema de pontos — segmentação por canais de venda

Com essa atualização, passou a ser possível realizar a segmentação do sistema de pontos por canais de venda. É importante ressaltar que essa segmentação diz respeito à origem dos pontos e não de sua aplicação. Ou seja, agora fica mais claro saber quantos pontos o usuário tem em cada loja.

Também foi atualizada a alteração manual dos pontos, para o usuário poder alterar a quantidade de pontos por canal.

Além disso, essa segmentação também foi implementada no detalhe do pedido, mostrando os pontos gastos e os detalhes desses pontos, como suas origens.

B2B2C — Comissionamento por cliente

Foram elaboradas mudanças relacionadas ao painel do cliente, no checkout e na API. 

Foi criada uma nova aba em clientes para definir as comissões, podendo escolher se quer usar os valores padrões do app ou não, tanto para a configuração para reserva técnica, quanto para tarifa de serviço. 

Se optar pelo ‘’não’’, é possível definir a porcentagem base e a porcentagem máxima.

Canais de Vendas — Configurações Personalizadas

Foram mapeadas as principais configurações personalizadas que existem na plataforma, visando conseguir disponibilizar para elas a segmentação por canais de venda. Dentre todas, as com mais destaque foram:

  • numeração de pedido: agora os pedidos tem numeração distinta para cada canal de venda;
  • personalização de layout de orçamento: agora cada loja pode ter seu próprio layout de orçamento. 

Alguns módulos complementares também foram segmentados, como, por exemplo, a configuração do pix parcelado e de boleto parcelado. 

API v2 — Melhoria na atualização de cliente

Foi implementada uma melhoria na atualização de cliente, sendo possível cadastrar um cliente que tenha um código externo e também buscá-lo, tanto por seu ID quanto pelo código.

Assim, os usuários podem fazer a consulta, cadastrar ou atualizar um cliente através do código do seu ERP e não do ID da Uappi.

B2B2C — Checkout: alterar preços de produtos e subtotal

O modelo de negócio B2B2C, que contém um intermediador no processo, possui a necessidade de permitir a proposição do preço do pedido. Essa proposta pode ou não ser aceito pela loja.

Pensando nisso, agora é possível negociar o subtotal do carrinho de compras. Quando alterado, seja para mais ou para menos, é realizado uma conta para definir o novo preço dos produtos existentes no carrinho.

Para isso, é identificada a porcentagem que cada produto representa do subtotal original. Os percentuais encontrados passam a ser utilizados para recalcular o preço dos produtos com base no novo subtotal.

Outra novidade, foi a edição de preços da lista de compra, que agora pode ocorrer independente da forma como a precificação dela se dá. 

Também foi adicionado um app de negociação na etapa de Checkout, com a opção de ativar ou não a negociação do valor do subtotal.

Ao finalizar a compra, terá um botão para abrir a negociação. Ao clicar, será possível editar o subtotal, escolhendo entre dar um desconto ou dar um acréscimo.

Mix de pagamentos — Regras Gerais

O mix de pagamentos é uma ferramenta que permite múltiplos tipos de pagamento num mesmo pedido, como PIX + Boleto + Cartão, ou outras combinações.

Nesta atualização, foram realizadas algumas melhorias nessa funcionalidade. Entre elas, a adição das colunas de prioridade de ordem de exibição das formas de pagamento e a de valor mínimo. 

Também foram adicionados os campos de aplicar ou não o desconto à vista e o de definir a quantidade máxima de cartões que o cliente poderá utilizar. 

Além disso, ao finalizar a etapa de pagamento, agora é mostrado tanto o valor a ser pago com o desconto, quanto o que seria pago sem ele.

Pedido com Lista de compra (kit) — Divergência de Valores

Antes, quando os clientes finalizavam compras em pedidos que continham lista de compra, em alguns deles, os itens caiam no pedido com os valores originais.

Foi corrigida a divergência de valores entre os originais dos produtos e os configurados pelo usuário na lista. 

Selo — imagem mobile 

Havia um problema da imagem ficar boa no desktop, porém ruim no mobile. Com isso, foram disponibilizados novos campos, onde o cliente consegue definir qual a porcentagem do tamanho do selo na vitrine e no detalhe do produto.

Integração Koin — Erro no mapeamento do status

Estava ocorrendo um erro na plataforma, que mantinha o status “Aguardando pagamento” para pedidos negados pela Koin. 

Para solucionar o problema, passamos a exibir um erro de pagamento na tela e cancelar o pedido ao ser verificado que se trata de uma não aprovação da compra.

Venda interna — Desabilitar frete grátis

Foi permitido ao usuário definir se a venda interna terá opção de frete grátis ou não.

Tiny – Mensagens de erros

Anteriormente, quando havia erro em relação ao pedido, não era possível ter nenhuma informação para investigar o que ocorreu. A partir de agora, quando existirem erros, tanto gerais, quanto de registros, os mesmos serão gravados, para depois ser possível saber qual foi o problema.

Relatório de produtos — Inclusão de novos dados

Visando disponibilizar o máximo de dados importantes ao exportar por Excel, a equipe da Uappi passou a exibir novos dados nos relatórios de produtos.

Agora o formulário é exibido da seguinte forma:

Venda internacional — Criação do App

Foi criado um novo app para configurar venda internacional, facilitando a adaptação para outra moeda. Nesse aplicativo, é possível ativar a venda internacional e trocar do real para o dólar. 

Importante: essa é apenas uma etapa para a habilitação da venda internacional, existem outras configurações necessárias.

Elasticsearch — Validação de estoque

Foi adicionada a condição de que se o produto não tiver estoque e também não tiver venda sem estoque, ele será excluído da listagem.

API v2 — Upload imagens de produto

Na API para cadastro de mídias de produtos, só era permitido o upload por meio de um link de arquivo. Agora, foi desenvolvido um novo campo para upload de imagens, o de arquivo codificado em base64.

Para conferir mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 20 de fevereiro de 2024 por dawan.maciel@webart.com.br

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