Os armazéns são utilizados para armazenar e regular os fluxos de entrada e saída das mercadorias. É possível ter mais de um armazém e controlar os estoques de forma integrada, essa logística é chamada de multi estoque.
Continue lendo este conteúdo para entender mais sobre essa logística e como usá-la na Uappi!
Entenda os tipos de multiestoque
No campo de configuração de multiestoque, o usuário pode escolher se deseja seguir a priorização do painel ou direcionar o pedido manualmente para cada armazém. Além disso, é possível selecionar o modelo de multiestoque adotado pela loja.
Para acessar essa configuração, você precisa seguir por “Configurações” > “Sistema” > “Multi estoque”.
A configuração também pode ser acessada através dos “Apps”.
Armazém central
O objetivo principal do armazém central é poder trabalhar com múltiplos armazéns sem ocorrer o split do carrinho, ou seja, nunca haverá num mesmo pedido, produtos saindo de armazéns diferentes. Para isso, tanto o estoque quanto o preço serão sempre do armazém principal.
O benefício dessa modalidade é não confundir o cliente com comunicações diferentes num mesmo pedido e mesmo assim poder escolher um armazém que atenda melhor aquele cliente.
Split de pedidos
O multi estoque com split de pedidos é a modalidade de gestão de logística em que os pedidos vão para o armazém mais adequado, segundo a localização e sua entrega é realizada sem passar por uma central.
Assim, o pedido pode chegar mais rapidamente e o custo de entrega também é reduzido devido à operação inteligente.
Como configurar os pontos de retirada multi estoque?
Nas configurações de frete, é possível acessar o módulo de pontos de retirada multiestoque no seguinte caminho: “Configurações” > “Fretes” > “Pontos de retirada Multiestoque”.
Outra opção de acesso, se dá também através do módulo de “Apps”, como mostrado anteriormente.
No módulo, você pode editar os pontos de retirada já existentes, alterando seu status, as informações e também é possível excluir o ponto.
O vínculo entre os armazéns também é definido nos detalhes do ponto de retirada.
Para configurar um novo ponto de retirada, é preciso clicar no botão mostrado abaixo.
Após isso, você precisa preencher os campos obrigatórios, realizar os vínculos se eles existirem e clicar em “Enviar” para salvar.
Gestão de armazéns
O módulo em que é possível visualizar e gerenciar os armazéns existentes, além de criar novos, pode ser acessado através dos “Apps”, clicando no ícone de “Visualizar”.
Após isso, você será redirecionado para o módulo de “Armazéns”, que possui listagem com os armazéns existentes e a opção de editá-los, alterar seus status, excluir ou criar um novo armazém.
Na aba “Prioridades”, o lojista define quais armazéns realizarão a logística e entrega nas regiões e faixas de CEP listadas.
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