1. Home
  2. Configurações
  3. Entenda as configurações de redirect

Entenda as configurações de redirect

O redirect é utilizado para que uma URL da plataforma tenha outro destino configurado no momento que ela for acessada. 

Ou seja, o usuário acessa um endereço e é levado para outro link, configurado através das definições que serão apresentadas a seguir. Continue lendo!

Saiba como chegar nas configurações

Para visualizar as configurações de redirect e definir uma nova regra, o acesso se dá através do caminho: Configurações > Módulos > Redirect. 

Nesta página, é possível visualizar os redirects já criados e filtrá-los para melhor resultado na busca. Além disso, o usuário pode criar uma nova regra de redirect.

Como criar um novo redirect?

Como dito anteriormente, é possível criar um novo redirect clicando no botão “Nova regra de redirect” que abrirá os campos que precisam ser preenchidos para a configuração.

Os campos que devem ser definidos obrigatoriamente mudam conforme o tipo de regra da URL de origem, podendo ser uma URI fixa ou expressão regular.

Na opção de URL fixa, o usuário deve definir os campos de URL de origem, URL de destino e o código do header. 

Como funciona a regra de URI fixa?

Com esse tipo selecionado, o redirect funcionará apenas se a URI digitada inicialmente pelo usuário corresponder exatamente ao texto definido no painel pelo lojista. 

Ou seja, os parâmetros e UTMs que não estiverem cadastrados no painel como parte do link não são considerados nesse modo

No exemplo abaixo, o usuário só será redirecionado se utilizar o link dessa exata maneira: “/metal/banheiros/ralos/ralo-click-up-10-cm-redondo”.

Como usar a Expressão Regular?

A expressão regular é mais recomendada para utilização nos redirecionamentos de e-commerces, pois os parâmetros e UTMs adicionados ao acessar o link por diferentes origens são automaticamente identificados como parte do link.

Porém, a sua configuração não é indicada para pessoas que não tem conhecimento sobre a linguagem de programação. Por isso, é importante que essa configuração seja feita pelos desenvolvedores da sua loja virtual!

O preenchimento do campo de URI de origem é diferente na Expressão Regular, pois existem caracteres usados como linguagem para determinar algumas regras. Veja um exemplo abaixo.

URI de origem: ^c\/blackfriday(.*) 

O símbolo ^ significa que o link que deve ser redirecionado deve sempre começar com c\”.

Já o (.*) no final indica que o link vai incluir qualquer palavra ou caracteres inseridos após o “blackfriday” e o redirecionamento seguirá correto.

URL de destino: https://www.teste.com.br/c/black-friday$1

Nota-se que a diferença está na separação em “black-friday”

No final da URL, o símbolo $1 indica que as palavras e caracteres inseridas no (.*) vão estar incluídas no link de destino após o redirecionamento.

Assim, se o usuário acessar a loja pelo seguinte link (com UTM):

https://teste.com.br/c/blackfriday?utm=facebook

Ele será redirecionado automaticamente para:

https://teste.com.br/c/black-friday?utm=facebook 

(mantendo o UTM ou qualquer outro parâmetro inserido após o link cadastrado)

Além disso, nesse tipo de redirecionamento há a configuração “Usar grupos da expressão regular na URL de destino”. 

Com ela, a regra funcionará caso a expressão regular seja verdadeira e será possível utilizar os grupos da expressão na URL de destino.

Ao final das configurações, é importante lembrar que é necessário clicar em “Enviar” para salvar as configurações de redirect.

Para ver mais conteúdos sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento no freshdesk ou na central de ajuda!

Atualizado em 17 de julho de 2024 por

Este texto foi útil?

Artigos Relacionados

Comente

CAPTCHA