A lista de compras é um recurso da plataforma Uappi que permite a criação de “kits de produtos” para serem vendidos no site. Esse tipo de ação é usada muitas vezes como estratégia de vendas para alguma campanha, oferecendo um produto acompanhado de outro. Quer entender mais sobre esta funcionalidade? Continue lendo!
Entendendo a Lista de compras
A plataforma Uappi disponibiliza dois tipos de lista de compras: a “Aberta” e a “Fechada”. Na aberta, o cliente final consegue adicionar ou mudar o produto de dentro daquela lista.
Já na fechada, os produtos estão pré-selecionados pelo vendedor e o cliente poderá apenas aumentar a quantidade de “kits” adquiridos.
Como criar uma lista de compras?
A criação da lista acontece em duas etapas, a criação da lista e a criação do produto referente a esta lista. Por isso, para facilitar este processo, dividimos em “Lista aberta” e “Lista fechada”. Porém, o caminho das duas é o mesmo:
Caminho: “Produtos” > “Lista de compras”. Clique em “Nova lista”.
Lista aberta
A lista de compras aberta é aquela onde o cliente conseguirá tirar ou acrescentar produtos individuais do kit no carrinho, ou seja, pode alterar a quantidade para mais ou para menos e até mesmo excluir um produto do kit, mantendo apenas o outro.
Criando uma lista de compras aberta
Após definir o “Nome”, escolha a categoria em que a lista de compras irá ficar e deixe o status como “Ativo”. Em seguida, clique em “Enviar” para salvar. Caso queira, preencha o campo de “Descrição curta ou longa”, dependerá do layout de seu site, e o campo do Google Description, apesar de não ser obrigatório o Google Description ajuda seu produto a ranquear nas pesquisas do Google.
Observação: o “Title” é o que aparecerá para o cliente. Caso ele não seja preenchido, o sistema irá atribuir a ele o mesmo valor do nome.
Feito isso, volte para a listagem e procure pela lista que acabou de criar para terminar o cadastro dos produtos e liberar a lista. Veja passo a passo abaixo:
Como visto no exemplo, você pode buscar os produtos por “Nome” ou “SKU” e adicioná-los clicando em “Adicionar”. Logo abaixo aparecerão os campos:
- Obrigatório: define se este produto é de aquisição obrigatória para a lista;
- Atributo pré-selecionado: você define um atributo, como tamanho por exemplo, para o produto desta lista e só ele poderá ser vendido nesta lista;
- Quantidade: aqui você define a quantidade de itens relacionados àquele produto presente nesta lista.
Para salvar, basta clicar em “Enviar”.
Mídias
Dentro de “Mídias” você pode colocar uma foto com o conjunto completo do kit, ela ficará de capa da sua lista de compras. Para adicioná-la, clique em “Selecionar arquivo” e escolha a foto que deseja, os formatos suportados são informados na tela:
Caso utilize mais de uma foto, a ordem das imagens deve começar do número 0 adiante. Após isso, clique em “Enviar” para salvar as alterações.
Selos
Na opção de “Selos”, você pode aplicar os selos disponíveis no site em sua lista, mas lembre-se que na lista aberta não é possível aplicar descontos, por isso os selos com descontos calculados diretamente não poderão ser aplicados.
O filtro de período serve para definir o tempo que o selo ficará visível nesta lista. Após as alterações, clique em “Enviar” para salvá-las.
Lista fechada
A lista de compras fechada é aquela onde os produtos estão pré-selecionados e são obrigatórios para aquisição do kit, não permitindo que o cliente altere qualquer produto ou sua quantidade individualmente. Nela você tem a opção de aplicar o desconto no conjunto completo.
Como criar uma lista de compras fechada?
Na lista fechada, além do “Nome” é preciso definir um “SKU” a ela, dessa forma ele irá aparecer no carrinho como apenas um produto, mas no detalhe do pedido irão constar os produtos separadamente, debitando o estoque correto de cada um.
Após isso, escolha a categoria em que a lista de compras irá ficar e deixe o status como “Ativo”. Em seguida, clique em “Enviar” para salvar. Caso queira, preencha o campo de “Descrição curta ou longa”, dependerá do layout de seu site, e o campo do Google Description, apesar de não ser obrigatório o Google Description ajuda seu produto a ranquear nas pesquisas do Google. Veja exemplo:
Feito isso, volte para a listagem e procure pela lista que acabou de criar para terminar o cadastro dos produtos e liberar a lista.
Produtos
Aqui você pode permitir que o consumidor selecione os atributos, como tamanho, da lista; o tipo de desconto e o valor dele e selecionar os produtos buscando-os por “nome” ou “SKU”.
Note que se o desconto for maior que 10% aparecerá um aviso, mas não se preocupe, é apenas um alerta para evitar que você dê um desconto maior do que pretendia. Clique em “Enviar” para salvar as alterações.
Dimensões
Na lista fechada o preenchimento das dimensões é obrigatório para a liberação da lista, especificamente o peso total dos itens adicionados a ela:
Assim como a lista fechada possui seu próprio SKU, ela terá também um peso próprio para o cálculo de frete. Dessa forma o sistema utilizará apenas o peso total dos produtos para realizar o cálculo correto. Clique em “Enviar” para salvar as alterações.
Mídias
Dentro de “Mídias”, você pode colocar uma foto com o conjunto completo do kit, ela ficará de capa da sua lista de compras. Para adicioná-la clique em “Selecionar arquivo” e escolha a foto que deseja, os formatos suportados são informados na tela:
Caso utilize mais de uma foto, a ordem das imagens deve começar do número 0 adiante. Após isso, clique em “Enviar” para salvar as alterações.
Selos
Na opção de “Selos” você pode aplicar os selos disponíveis no site em sua lista. O filtro de período serve para definir o tempo que o selo ficará visível nesta lista. Após as alterações, clique em “Enviar” para salvá-las.:
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a plataforma da Uappi, acesse nossa base de conhecimento!